quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Governo coloca Plano Ferroviário Nacional em discussão pública - agora sem o "comboio para Barrancos"

Na apresentação do Plano Ferroviário Nacional (PFN), em Lisboa, no passado dia 17 de novembro, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que “precisamos de ter um plano que sabemos levará décadas a executar, mas que deve ser uma bússola comum para sabermos o norte em matéria de investimento ferroviário”.  O Plano prevê uma terceira travessia sobre o Tejo, entre Chelas em Lisboa e Barreiro, que deverá estar concluída até 2050. 

Para quem não sabe, ou não se recorda da notícia divulgada em 18/09/2013, pelo eB, um outro ministro, o das obras pública, Frederico Correia de Arouca, dizia na sessão do parlamento (Câmara dos Deputados), de 4 de julho de 1890, na apresentação do PFN daquela altura, que o “prolongamento do caminho-de-ferro de Pias para Barrancos é, a meu ver, de toda a importância..." Palavra de ministro! 

Passaram 132 anos, e o comboio ainda não chegou às cumbres!! Aliás, o ramal de Beja/Moura já foi extinto em 1988. Por isso, aguardar 27 anos para ter uma 3ª travessia sobre o Tejo, não parece muito tempo! Para António Costa, que já sabe que o seu plano “levará décadas a executar”, o plano do ministro Arouca só está atrasado… 13 décadas!
"A linha de comboio de Barrancos", que ainda não chegou...

5 comentários:

João Martins disse...

1990. Não 1988

Luís Delgado disse...

…se manterem o asfalto ( mesmo como está) que temos… já não é mau!!!

Jacinto Saramago disse...

Não percebi, Joáo.
1988 é a data de extinçáo do ramal de Moura/Beja.
E 04/07/1890 (sec. XIX), é a data de "apresentação", ou da discussão na Câmara dos Deputados, da proposta do ministro Arouca. Para ele, o comboio tinha de chegar a Barrancos, à fronteira, sendo que, à data, ainda nem tinha chegado a Moura. Estariam a discutir o ramal Beja/Pias, depois Moura e mais tarde Moura/Barrancos.
cpts

Jacinto Saramago disse...

NO caso do asfalto, falamos de estradas, ou seja, do Plano Rododviário Nacional, que também leva décadas a "cumprir". A estrada Barrancos/Moura, por Santo Aleixo, continua, praticamente, como quando a "fizeram". Há mais de 120 anos. O mesmo se pode dizer da estrada Barrancos/Amareleja, esta mais recente, de início da década de 1960, quando inauguraram a ponte sobre o Ardila.
cpts

João Martins disse...

Segundo li, em mais que um sitio, o ramal foi desactivado a 1 de janeiro de 1990.