Na apresentação do Plano Ferroviário Nacional (PFN), em Lisboa, no passado dia 17 de novembro, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que “precisamos de ter um plano que sabemos levará décadas a executar, mas que deve ser uma bússola comum para sabermos o norte em matéria de investimento ferroviário”. O Plano prevê uma terceira travessia sobre o Tejo, entre Chelas em Lisboa e Barreiro, que deverá estar concluída
até 2050.
Para
quem não sabe, ou não se recorda da notícia divulgada em 18/09/2013, pelo eB, um outro ministro, o das obras pública, Frederico Correia de Arouca, dizia na sessão do parlamento (Câmara dos Deputados), de 4 de julho de 1890, na apresentação do PFN daquela altura, que o “prolongamento do caminho-de-ferro de Pias para Barrancos é, a meu ver, de toda a importância..." Palavra de
ministro!
Passaram
132 anos, e o comboio ainda não chegou às cumbres!! Aliás, o ramal de Beja/Moura já foi extinto em 1988. Por isso, aguardar 27 anos para ter uma 3ª travessia sobre o Tejo, não parece muito tempo! Para António Costa, que já sabe que o seu plano “levará décadas a executar”, o plano do ministro Arouca só está atrasado… 13 décadas!
5 comentários:
1990. Não 1988
…se manterem o asfalto ( mesmo como está) que temos… já não é mau!!!
Não percebi, Joáo.
1988 é a data de extinçáo do ramal de Moura/Beja.
E 04/07/1890 (sec. XIX), é a data de "apresentação", ou da discussão na Câmara dos Deputados, da proposta do ministro Arouca. Para ele, o comboio tinha de chegar a Barrancos, à fronteira, sendo que, à data, ainda nem tinha chegado a Moura. Estariam a discutir o ramal Beja/Pias, depois Moura e mais tarde Moura/Barrancos.
cpts
NO caso do asfalto, falamos de estradas, ou seja, do Plano Rododviário Nacional, que também leva décadas a "cumprir". A estrada Barrancos/Moura, por Santo Aleixo, continua, praticamente, como quando a "fizeram". Há mais de 120 anos. O mesmo se pode dizer da estrada Barrancos/Amareleja, esta mais recente, de início da década de 1960, quando inauguraram a ponte sobre o Ardila.
cpts
Segundo li, em mais que um sitio, o ramal foi desactivado a 1 de janeiro de 1990.
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