quarta-feira, 15 de abril de 2020

COVID 19 - Qual o risco de infecção em Barrancos?

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico desenvolveu um modelo matemático que resulta num mapa do risco de infecção por covid-19. O mapa, actualizado diariamente, pode agora ser consultado no jornal PÚBLICO
Para hoje, segundo o estudo, "o número de infetados em Barrancos" seria dentre 12 e 12,79 (por 10 mil habitantes). Ou seja, de acordo com o estudo, em Barrancos será provável que, nesta data, tivesse entre 1 a 2 infetados! Se os há, serão assitomáticos, porque não há registo oficial de positivos.
Para os investigadores, “os dados, como estão a ser divulgados, passam a ideia que num concelho há determinado fenómeno e, no concelho vizinho, há uma realidade completamente diferente". Provavelmente sem querer, têm razão.  No caso da margem esquerda do Guadiana, Barrancos surge como o território de maior risco, sendo que, nesta data, "estamos a Zero (0), enquanto Moura, com 27 positivos e Serpa (17), surgem no estudo como menor risco!

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem faz esta estimativa deveria ter um pouco mais de orientação nos mapas, a zona mais assinalada según o mapa será supostamente Amareleja, este pode ser um problema para certas pessoas que possam não estar informados devidamente e causar alguns estados de alarme por vezes sem necessidade, a semana passada a zona de maior risco que estava mencionado no mapa era o Parque Natural e Vale do Guadiana (zona onde não há Povoação), quanto a Barrancos de momento será uma mais-valia ficar isolado aqui neste canto.

Mário disse...

Quando é que a Restauração pode arregaçar as mangas e voltar a trabalhar.
Cumprimentos.

Mário - Amareleja

Jacinto Saramago disse...

caro Mário
o regresso progressivo à normalidade e atividade, ainda não está decidido. Contudo, se for seguido o exemplo de outros países, os estabelecimentos de restauração e de bebidas serão dos últimos a reabrir.
cpts