segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Associação dos Bombeiros Voluntários de Barrancos - 2ª tentativa falhada de eleição dos órgãos sociais (2020/2021)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos "falhou" hoje, pela segunda vez, a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2020/2021.
Na assembleia-geral, desta tarde, com a presença de meia dúzia de associados, para além de não ter havido qualquer "lista de candidatura", foi presente a carta de demissão, por motivos pessoais, da secretária da direção, Florbela Domingas Lopes Caldeira. 
Entretanto, de uma reunião conjunta dos membros dos órgãos sociais 2018/2019, ainda não demissionários,  deverá sair a decisão de convocação de uma terceira assembleia-geral eleitoral, biénio 2020/2021, mantendo-se os atuais membros em funções, "com meros poderes de gestão", de conformidade com o nº 2 do art. 24º do estatutos da instituição.
A situação de impasse na gestão desta instituição, não sendo inédita, já ocorreu outras vezes, começa a ser recorrente e preocupante, e o seu arrastamento no tempo pode colocar em causa a prestação do socorro e da segurança da população local, enquanto agente da proteção civil.
Espera-se, agora, da parte do comando, e através deste do corpo de bombeiros, ponderação e responsabilidade institucional, para que a situação de impasse não coloque em risco a a proteção da população, nem a sustentabilidade e existência da própria instituição.
Quartel dos BVB
(Foto: Arquivo,  eB, 2017)

6 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonhar quererem colocar responsabilidade nos operacionais.

Anónimo disse...

O executivo têm para 2020 como um dos pilares a proteção civil e deixa um dos principais agentes de proteção Civil (bombeiros), em rotura e sem capcidade de resposta, por conseguinte a população e seus munícipes vão de arrasto colocandos em situações de vulnerabilidade ao que à prestação de socorro diz respeito.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 21h57
Não se percebe o comentário. Pode ser mais objetivo?

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 22h01
A responsabilidades dos Municípios estão definidas na lei, e de certeza que Barrancos cumpre, tendo presente os condicionamentos financeiros.
Neste momento, o problema da instituição tem a ver com a sua instabilidade diretiva (sem Orgãos sociais), sendo que a solvabilidade financeira não poderá ser descuidada Por todos, incluindo, claro, o município.
Os operacionais (corpo dos BVB), continuarão ativos e a cumprir as suas responsabilidades.

Anónimo disse...

Jacinto não se pode querer omeletes sem ovos.
A direção faz esforços tem sido iludida vão pedir e falar e dizem que sim que contem e dps na hora não ajudam. Os fatos estão à vista. Até às tortas perto ou certo têm andado.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 23h31
Reconheço a estes dirigentes capacidade de ação e vontade de ultrapassar as "questiúnculas" e intrigas. Contudo, outros problemas terão surgido e dai não haver ninguém com intenção de continuar o trabalho.
Cpts