sábado, 14 de dezembro de 2019

ANACOM - consulta pública sobre a prestação do serviço postal universal

Convidam-se os interessados a contribuir para a consulta pública promovida pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a pedido do Governo, sobre a prestação do Serviço Postal Universal.
Os CTT - Correios de Portugal (CTT) são a entidade prestadora do serviço postal universal (SU) em território nacional, até 31 de dezembro de 2020. De acordo com a Lei Postal, a partir daquela data a prestação do SU pode ser assegurada através dos seguintes mecanismos:
- Funcionamento eficiente do mercado, sob o regime de licença individual.
- Designação de um ou mais prestadores de serviços postais para a prestação de diferentes elementos do SU ou para a cobertura de diferentes partes do território nacional. Neste caso, a designação reveste a forma de contrato de concessão, aplicando-se os procedimentos previstos no Código dos Contratos Públicos (CCP).
A presente consulta pública integra matérias da competência do Governo (como, por exemplo, a necessidade de designar PSU e respetivo procedimento de designação) e da ANACOM (como, por exemplo, a especificação de obrigações de qualidade de serviço e de critérios de formação de preços), razão pela qual se trata de uma consulta pública conjunta.
Esta consulta pública decorre até 24 de dezembro de 2019, devendo os contributos ser enviados por escrito e em língua portuguesa para consulta-supostal@anacom.pt.
Estação dos CTT de Barrancos, atual Loja Postal
(Foto: eB, 12-11-2019)

3 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Os correios de Portugal constituem desde há mais de um século a um serviço que os governos põe ao dispor dos habitantes e que sempre deram conta e a bem.

Não se compreende que só por existir a periferia, aldeias e lugares onde esse serviço poderá não ser rentável, que ele deixe de existir.

Se o sector particular quiser ficar com o serviço, terá de garantir tudo, nao só a fatia que lhe dá lucro.

No campo das encomendas é o sector mais melindroso, pois todos nós necessitamos - pagar é claro - que essa correspondência seja entregue.

Não estou de acordo com a entrega total ao sector privado sem que estejam assegurados aqueles serviços.

Anónimo disse...

Em Barrancos a distribuição do correio está um caos, passam dias e semanas sem recebermos correio, pagamentos em atraso por causa disso, encomendas por chegar, enfim

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 9h41.
A "loja postal" de Barrancos tem uma carteira nova desde há cerca de um mês.
cpts