quarta-feira, 19 de junho de 2019

Plataforma Dehesa sin Urânio - esteve hoje no Parlamento

A plataforma Dehesa/Montado sin/sem Urânio, foi hoje recebida, em audição na Comissão de Ambiente da Assembleia da República.
Excelentes as intervenções dos membros da plataforma perante os deputados da Comissão de Ambiente da Assembleia da República, que ficaram preocupados e com intenções de atuar e pedir informação aos dois governos. 
A questão da exploração do urânio na zona da raia, deve ser vista como um problema transnacional (ibérico), por afetar, de igual modo, as populações e o sistema ambiental e ecológico comum aos dois países.

(captura de imagem do inicio da audição)
 (veja aqui o vídeo)
.
Publica-se abaixo, na íntegra, o comunicado de imprensa da plataforma, distribuído logo após a audição na Assembleia da República:
.
COMUNICADO DE IMPRENSA
     Recebeu a Comissão Parlamentar de Ambiente ontem pelas 10 horas, numa audiência que se prolongou por uma hora 8 elementos da Plataforma "Dehesa Sin Urânio", representativa de diversos concelhos da envolvência da projectada mina, Zahinos, Vila Nueva del Fresno, Mourão, Barrancos, Higuera de Vargas, Oliva de La Frontera e Jerez de los Caballeros.
     Depois dos agradecimentos à Comissão por esta iniciativa e por todo o excelente trabalho realizado nesta legislatura, e os melhores votos para futuro a representante da Plataforma fez uma apresentação exaustiva e muito completa do processo, do seu início em Janeiro até ao actual recurso em contencioso, seguidamente referiu os passos que temos dado em luta e contestação e também o envolvimento nacional (português) que é cada vez mais necessário acabando por apresentar um quadro geral dos impactos e da sua repercussão, também em Portugal e no Guadiana.
     Seguiram-se as perguntas e declarações de solidariedade de diversos deputados de que destacamos António Costa Silva do PSD, Norberto Patinho do PS e Paula Santos do PCP,   de Maria Manuel Rola do BE.
     Todos foram unânimes na preocupação e colocaram questões incisivas que foram respondidas pelo elementos da Plataforma.
      Foi mencionado por nós a luta contra a refinaria de Balboa e o papel importante que a oposição do governo português de então teve no cancelamento do projecto, assim como recordada as menções ao Porto radioactivo, que foram usadas na altura dos projectos debalde de Sayago e Aldeavila, e a possibilidade de ora termos Azeite radioactivo...
     Mencionamos foram  também que várias décadas após o fim da mineração na zona da Urgeiriça por essas terras e pelas suas gentes o espectro das radiações, poços e escombreiras radioactivas continuam a proliferar ameaçando a saúde e a continuidade, e que não queremos que a raia seja mais abandono e destruição.
     Fomos informado pelo Presidente da Comissão Pedro Soares, que saudamos e lamentamos não contar com a sua continuidade na próxima legislatura, que esta Comissão diligenciará junto do governo português das razões do seu  silêncio e da falta de informação das autoridades espanholas sobre estes projectos, falta de informação essa  que infringe diversos tratados bilaterais.
     Amanhã em Oliva de la Frontera esperamos comunicar aos presentes, em mais uma manifestação as nossas impressões!
Pela Plataforma
19/06/2019

Sem comentários: