segunda-feira, 3 de junho de 2019

A conversa do Basta convenceu 3,93% de barranquenhos

A coligação "Basta", liderada por André Ventura, obteve 14 votos  (3,93%) em Barrancos, tendo sido o 6º mais votado. No distrito de Beja, o Basta, teve 1,96%  (778 votos), tendo ficado com 1,49% (49473) a nível global (Portugal).
O Basta! é uma coligação populista de direita, formada pelo partido político Chega, pelo Partido Popular Monárquico, pelo Partido Cidadania e Democracia Cristã e pelo movimento Democracia 21 A coligação foi formada no âmbito das Eleições europeias de 2019, juntando, segundo o cabeça-de-lista André Ventura, várias sensibilidades da direita portuguesa, pertencentes aos partidos integrantes da coligação, como o conservadorismo, o populismo e o nacionalismo, defendidos pelo Chega!, o monarquismo, defendido pelo Partido Popular Monárquico, a democracia cristã, defendida pelo Partido Cidadania e Democracia Cristã e o liberalismo defendido pelo movimento Democracia 21. 
O discurso populista, simplista e perigoso do Basta, que a partir de agora será "Chega",  conseguiu convencer 14 eleitores barraquenhos (3,93% dos votantes). Espanha tem o Vox, França a FN!!
Temos de estar atentos a estes fenómenos, que dizem aquilo que muitos pensam e/ou gostam de ouvir.  Um discurso virtuoso, puro e cheio de boas-intenções, nalguns casos messiânico, mas muito perigoso para a democracia e tudo que ela representa.
T
(cartazes do Basta, nas Eleições Europeias 2019)
Fonte: Ephemera)

Sem comentários: