segunda-feira, 24 de junho de 2019

Avança a gestão integrada da água em baixa no Baixo Alentejo

Os oito municípios de maioria socialista do Baixo Alentejo, Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Ourique, pretendem agregar-se para realizar uma parceria com a empresa pública Águas de Portugal para a gestão da água em baixa
A propósito desta proposta, o "PCP acusa as autarquias PS de pretenderem abandonar a gestão da água em baixa", mas, há 11 anos, em junho de 2008, eram os Autarcas PS que acusavam o PCP de "manipular" a criação de sistema de água".
O problema da gestão da rede de água em baixa é complexo. No caso de Barrancos, é urgente a renovação da totalidade da conduta distribuidora e dos ramais domiciliários, que já têm mais de 40 anos, sendo necessário um investimento de milhões de euros que o Município, só por si, não tem capacidade de realizar. 
,
A notícia não esclarece o que se pretende fazer com o esgoto "em baixa", talvez porque cheira mal, mas, das duas uma: ou são também "concessionados" ou ficam nos Municípios (onde estão), e tal como o sistema da água, precisa também de outros tantos milhões de euros, para a remodelação (quase) total.
Depósitos de água do alto de Sº Bento, Barrancos
(Foto: Arquivo eB, 22-11-2017)

Sem comentários: