O Agrupamento de Escolas de Barrancos (EBI) caiu 745 lugares no ranking nacional das escolas básicas integradas (até ao 9º ano).
A EBI ocupa este ano a 1247º posição numa lista de 1320 estabelecimentos de ensino básico que realizaram exames nacionais do 9º ano de escolaridade a Português e a Matemática (ver quadro 1).
No ano letivo 2010/2011 a EBI obeteve o seu melhor resultado de sempre, ficando na 502ª posição!
Num ano (ver quadro 2) o nosso agrupamento regrediu ao nível de 2008/2009, obtendo a pior classificação (média: 2,30 em 5 possíveis) em relação aos estabelecimentos de ensino da região.
Quadro 1 - Resultados Nacionais - Ensino Básico
2011/2012
Escolas
|
Nº Provas
(1)
|
Médias
(2)
|
% alunos
Esc. A ASE (3)
|
Habilitaç. dos Pais
Em Anos (4)
|
Posição
2011/2012
(5)
|
Nº Escolas (6)
|
Barrancos
|
20
|
2,30
|
24,65
|
8,98
|
1247
|
1320
|
Amareleja
|
92
|
2,70
|
48,73
|
7,52
|
820
|
|
VN S. Bento
|
58
|
2,81
|
31,37
|
7,53
|
628
|
|
Pias
|
62
|
2,69
|
26,52
|
6,56
|
828
|
|
Mourão
|
48
|
2,69
|
40,06
|
8,03
|
839
|
Fonte: jornal "Público", de 13out2012
2 – Média das notas nos dois exames.
3 – Os escalões de ação social determinam o tipo de apoio do Estado aos alunos. No escalão A estão incluídos os alunos de famílias com rendimentos inferiores a 3 mil euros/ano (até cerca de 200 euros/mês, incluindo subsídios). Os valor apresentado nesta coluna corresponde à % de alunos nessa situação.
4 – O valor nesta coluna indica o número de anos de escolaridade da mãe e do pai. Ex: no caso de Barrancos, a média da escolaridade dos pais dos alunos que fizeram os exames é de 8,98 anos de escolaridade, ou seja, praticamente, todos têm, em média, no mínimo, o 9º ano.
5- Lugar ocupado pela escola no universo das 1320 escolas do ensino básico.
6 – Nº de escolas que realizaram exames nacionais do 9º ano no ano letivo 2011/2012.
Quadro 2 - Evolução
dos Resultados desde 2006/2007
Escolas
|
Posição 2011/2012
|
Posição 2010/2011
|
Posição 2009/2010
|
Posição 2008/2009
|
Posição 2007/2008
|
Posição
2006/2007
|
Barrancos
|
1247
|
502
|
1160
|
1251
|
1233
|
1232
|
Amareleja
|
820
|
1194
|
1060
|
1149
|
581
|
1145
|
VN S. Bento
|
628
|
863
|
1198
|
921
|
359
|
453
|
Pias
|
828
|
547
|
1069
|
289
|
1150
|
871
|
Mourão
|
839
|
530
|
439
|
476
|
556
|
1117
|
Fonte: eB.
Este ano o ministério da Educação facultou dados sobre o contexto socioeconómico das escolas. Para além da informação sobre os escalões da Ação Social Escolar e o nível de escolaridade dos pais (ver colunas 3 e 4 do quadro 1), disponibilizou também informação sobre as profissões dos pais. (ver imagens abaixo).
Este ano o ministério da Educação facultou dados sobre o contexto socioeconómico das escolas. Para além da informação sobre os escalões da Ação Social Escolar e o nível de escolaridade dos pais (ver colunas 3 e 4 do quadro 1), disponibilizou também informação sobre as profissões dos pais. (ver imagens abaixo).
Imagem: eB, 13out2012
5 comentários:
É ridiculo para a escola de Barrancos esta posição, conta com as condições todas, muito poucos alunos nas salas de aulas o que só beneficia os alunos, afinal qual é o problema, dos professores, dos alunos ou dos encarregados de educação?
Na minha sincera opinião um pouco de todos, mas mais grave na parte dos encarregados de educação. Ultimamente vê-se muita má educação por parte dos encarregados de educação, muitos mimos que em nada beneficia aos educandos igual que não os prepara para o dia-a-dia e muito menos para o futuro, as crianças têm excesso de amor "material" não sabem dar o devido valor às "coisas", esta sim vai ser uma geração rasca
Num universo nacional de 1320 escolas a EB de Barrancos fica em 1232, bem isto não é uma tragédia mortal, mas sim um motivo para analese de todo o processo.
O tio que compõe este assunto, os educadores, professores e os alunos, tem agora o dever de se debraçarem sobre o motivo desta posição de escalão e limar asa arestas daquilo que correu mal.
Não posso nem devo fazer uma critica gratuita, na medida em que não represento nenhum dos grupos, no entanto é meu dever como contribuinte, cidadão e Barranquenho, exprimir a minha opinião sobre o assunto e esta é:
A EEB de Barrancos mantem os alunos até o 9º ano, sem grandes convulções de horários, condições de habitabilidade e segundo creio de asseduidade.
A partir do 10º ano já o aluno sofre, e de que forma, as vicissitudes do transporte de 100 Km diário, o que não deixa de ser, violento, desgastante e desmutivador.
No que conserna aos educadores, creio que poderão debruçar-se mais sobre o controlo noturno dos filhos principalmente dos +-13 aos 16, orientando-os para os estudos.
No caso dos professores, o esforço tem que ser de forma a exigir parmanentemente uma conduta, não educacional, mas lectiva no sentido de fortalecer o gosto dos alunos pelas matérias ministradas.
Cabe aos professores, a coordenção de todo este problema, sendo eles em última analise os principais agentes do ensino.
Este é mais uma daquelas estatisticas que não deviam existir. Mesmo fazendo comparações, que pra mim são impossiveis de fazer, porque cada escola e cada população é diferente de caso para caso. Só tenho uma opinião: mesmo que fosse a ultima, que não acabem com ela é sem duvida a melhor classificação, os outros assuntos variam e se podem mudar.
É realmente triste olharmos para este quadro e verificar que os resutados do AEE são os mais baixos em relaçáo aos estabelecimentos de ensino da região,gostaria no entanto de alertar os leitores que não devemos olhar só para a ultima coluna do quadro, devemos ter em atenção a primeira( numero de provas)uma vez que tambem ai o numero é muito inferior ao das restantes escolas.
Isto na pratica significa que:
Numa escola de 40 alunos podem correr mal duas provas, mas se numa escola de 20 alunos correrem mal as mesmas duas, faz com as medias desçam significativamente.
Claro está que não se pode usar isto como bode expiatório, e que devemos exigir mais de todos os envolvidos no processo educativo,mas a triste realidade é que o número de habitantes de Barrancos é cada vez menor e no que respeita a médias isso afeta todos os setores.
Deve ser tido em atenção que no Agrupamento de Barrancos todos os alunos do 9º ano realizam as provas finais, enquanto que nos restantes da região os alunos com maires dificuldades de aprendizagem são encaminhados para percursos curriculares alternativos que não realizam estas provas. No Agrupamento de Barrancos esta medida não pode ser aplicada por não existirem numero de alunos suficiente para a abertura desses cursos, o que impossibilita os alunos de de usufruirem dessas medidas.
Enviar um comentário