terça-feira, 23 de outubro de 2012

O azinhal, a azinheira e as boletas de Barrancos

Este ano o montado de azinho de Barrancos (azinhal) não tem muita boleta. Dependendo das zonas  e do estado das árvores, como estas ou estas, há azinheiras carregadas de boletas, a pouco mais de um mês do seu tempo.
 Azinheira
Boletas ou bolotas. Fotos: eB, 01out2012

2 comentários:

romcadur disse...

Algumas perguntas surgem neste comentario, perguntas a mim proprio mas que se torna necessário fazer neste momento dado o estado dlo montado, principalmente na margem esquerda.

lº - Quantois anos terão estas árvores?

2º - Quém plantarfia as primeiras?

3º - Porque o montado neste momento está a morrer ?

4º - Porque todos estes técnicos a quém se paga (mal mas paga) não arranjam maneira de descobrir cura?

5º - Porque a PAC não é igual em todos os países da UE, aqui na nossa visinha Espanha, quando se observa pela primeira vez que a àrvore está doente, é logo abatida; Mesmo o cuidado da poda das árvores está de erta fporma liberalizado.

6+º Porque neste país em que nos calha viver - pois não pensamos emigrar, não se liberalizam estas questões, neessárias ao bom arranjo dos montados. ACORDEM......

Anónimo disse...

E outras estão a morrer porque não são limpas. Os proprietários deveriam ser punidos! É uma lastima ir a certos sitios onde ninguém passa e ver azinheiras com 40/50 anos sem verem uma motosserra ou machado!!!
E é melhor ficar por aqui, pois ainda há ou houve práticas de outras situações muito mais graves ...!!!
Quanto ao comentário anterior apenas dizer que a certas doenças nos humanos não lhe dão com a tecla, igual se passará com outras espécies. Se fosse cargar no botão do teclado do pc e já está, a coisa seria bastante fácil. Mas, todos sabemos que assim não é!
Vamos ter fé e aguardar que alguma ou algumas almas descubram se não a cura, pelo menos maneira de atenuar a doença...
Cumprimentos barranquenhos.