quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A antiga lixeira de Minancos

A Resialentejo – Tratamento e Valorização de Resíduos, EIM é a empresa intermunicipal (empresa pública) criada pela AMALGA em Maio de 2004, que é responsável pelo Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo.
No âmbito da Resialentejo, foi construída  a Estação de Transferência de RSU de Barrancos, situada nas Eiras de Carrascos e a sua entrada em funcionamento implicou a selagem da antiga lixeira de Minancos (modelação do terreno, selagem e impermeabilização do topo, assim como drenagem de águas lixiviantes e águas pluviais). A obra, concluída em abril de 2003, foi executada pela empresa Tomás de Oliveira, Empreiteiros, SA, e teve um custo de € 109.816,04, segundo a informação disponibilizada no site Engenharia e Fiscalização e Serviços (EFS)
De salientar que a Lixeira de Minancos era o local para onde eram levados e depositados os RSU de Barrancos, desde o início da recolha porta-a-porta desde 1975/76.
Antiga lixeira de Minancos, Barrancos. Fotos: eB, 10out2012

1 comentário:

romadur disse...

Para além do RSU de 1978/1979 anos antes e depois continuou-se a fazer daqueles boracos o depósito de tudo quanto ou não se podia ou não se queria meter no trator da reolha.

antes ainda ou por essa altura houve um acidente com o velho "Cozinheiro" que caiú ao poço e nunca foi resgatado o seu ccorpo, seria bom que essa empresa ao fazer a limpeza dos poços pudesse encontrar o que resta do cadáver e dá-lhe a devida sepultura.

Aqui já não há nem minério nem Gás? È pena porque há necessidade de desobrir no concelho, algo que o desenvolva industrialmente e que crie mais uns postos de trabalho.

reio que a deisão de limpesa dos poços em todos os aspectos e a sua selagem, é boa e aplaudo-a.