domingo, 28 de novembro de 2010

Barrancos, incluído na Rota Dark Sky

A região alentejana do Alqueva vai desenvolver em seis dos seus Municípios, aquela que será a primeira Reserva Dark Sky portuguesa. Assim, Barrancos, Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Moura e Mourão vão ter uma nova vida ao cair da noite. Esta iniciativa pretende dar a quem visita a região a oportunidade de usufruir do território sob um céu límpido e estrelado, deixando-se levar até onde o seu imaginário permitir.
Associado à Reserva está ainda a criação de uma Rota Dark Sky, através da qual turistas e curiosos podem escolher actividades nocturnas, como passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wild-nightwatching, entre várias outras actividades.
O Alqueva apresenta características únicas para o desenvolvimento de uma Reserva deste tipo que, além de ser inovadora, é ecológica. O projecto permite obter compromissos no âmbito da sustentabilidade a nível económico e ambiental, dos quais se destaca a redução da factura energética e o posicionamento privilegiado face a novos mercados.
Esta é uma iniciativa da TGLA – Turismo Terras do Grande Lago do Alqueva, da Genuineland – Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, da EDIA, SA e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

3 comentários:

mrmorgan disse...

como funçionam as inscrissoes?

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:

Para isncrição aconselho telefonar para o Parque Natureza de Noudar -telefone: ++ 351 285 950 000
fax: ++ 351 285 950 001
pnoudar@edia.pt
http://www.parquenoudar.com

Cpts.
Jacinto Saramago

romcadur disse...

Que bom, ter mais esta oportunidade de poder disfrutar da natureza, mesmo que não seja de dia e com sol. Mas, criticando o que smpre critiquei aqui vai:

Porque será que nós portugueses temos ume tendência enorme para abesorver de forma corrente os bucabulos estrangeiros.

Não é só neste texo que o bloguista utiliza poucos mas que tenho a certeza muitos de nós não saberão traduzir. Os nosso visinhos castelhanos, franceses e outros não funcionam com esta agilidade.

Está bem, quem é cibernáuta - quém mexe na internet - pode e deve saber algum ingles e saberá que DARK(è escuro) e SKY ( é céu) que BIRD ( é passáro/ave) e que WATCHING ( é observação) que WILD (é vida selvagem) mas, por favor valorizem o que é nosso e não deixem de por à frente de tudo o portugues que tão mal tratado já está.