sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Grifo nos telhados de Barrancos

Os grifos estavam em vias de extinção, mas agora fazem questão de visitar-nos com alguma regularidade... o da foto, enviada por uma leitora preocupada com a protecção das aves, tem pernoitado no local desde há duas noites.
 
Foro: Grifo (Gups fulvus), hoje por volta das 10h00.

6 comentários:

Diogo Miguel Agulhas disse...

Tio, eu vi o grifo e gostei muito de o poder ver de perto.
Diogo

Anónimo disse...

Pertencerá este animal também ao grupo dos "famintos", que antes eram criados e alimentados na Herdade da Contenda? Há quem diga, que após os trabalhadores terem ido para o desemprego, deixaram de ser alimentados, sendo vistos inclusives a comer em zonas urbanas, como neste caso... No baldio de Stº Aleixo, registaram-se casos de atacar os rebanhos que andavam a pastar, comendo alguns borregos quase vivos, tal não seria a fome...
A.Candeias

Anónimo disse...

hehehehe Deixaram de ser alimentados, realmente deixaram, mas não dessa forma como a anónima anterior refere.
Antes os animais que morriam no campo tais como vacas, porcos, ovelhas etc ficavam no local e depois os grifos que são animais necrófagos alimentavam-se dos cadáveres. Hoje em dia, mais uma "lei" parva, na minha opinião, os animais são recolhidos para serem levados para serem submetidos a autópsias para verificarem o porquê da morte.
Assim, os grifos deixaram de ter a maior parte da sua alimentação alimentando-se sómente dos animais "selvagens" tais como veados, por exemplo, daí ser muito muito frequente vêr bandos de grifos a sobrevoar a zona da estrada de aroche/barrancos e pousados nas árvores a digerir o seu belo e escasso alimento.

Devido ao alimento não ser suficiente vêm-se obrigados a "atacar" animais moribundos para se poderem alimentar pois eles são MUITOS e estão esganados.

O grifo que anda a pousar nos telhados da nossa terra está doente. Porquê os outros o estão a sobrevoar? Não sei! Ou estão á espera que ele morra para o comerem, ou então são como os elefantes que acompanham os seus até á morte!

Fica aqui a minha opinião em relação a este assunto!

Maria galhoz disse...

Na primeira imagem vê-se o grifo cabisbaixo e pensativo , o que passará por aquela cabecinha de animal irracional , eu cada vez acredito mais que os animais também pensam.
Na segunda imagem vejo a ave imponente desafiando o mundo ,mas ao mesmo tempo frágil e vulnerável , é muito bom poder admirar a sua beleza e sentir a sua liberdade.

Anónimo disse...

Caro Anónimo(a) de 6 de Novembro de 2010 00:19, todos sabemos que os grifos alimentam-se de animais mortos, detectando-os a longas distâncias, mas permita-me informar que os da contenda, tinham um sitio especifico e criado para depositar animais mortos para que se alimentassem, visto eles criarem estes animais recuperando-os da extinsão. Estava tudo planeado, vinham até determinadas associações trazer carcaças de propósito para os alimentar e poder estudar, isto tudo acabou mas nada teve a ver com a Lei da recolha de animais mortos, mas sim pela falta de pessoal responsável de desenvolver estas tarefas no terreno...

Unknown disse...

Tambem ao anónimo de dia 6 de novembro, queria perguntar como sabe que o animal está doente? Foi por acaso alguêm de autoridade alertado do facto? Os grifos estão novamente a voltar a zona de Barrancos mas continuam a ser escassos e cada individuo que se perde é como voltar atrás no processo de recuperação da especie.