quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai promover entre 1 e  4 de Novembro, o seu peditório nacional.
Em Barrancos a iniciativa é apoiada pelo Município, sendo o Peditório realizado pelo Lar Nossa Senhora da Conceição, a Associação de Reformados e o Agrupamento de Escolas de Barrancos.
As latinhas amarelas vão andar pelas ruas da Vila recolhendo os donativos.
Colabore.
Peditório Nacional - Barrancos - 1 a 4 de novembro de 2012
 

A velhice

Azinheira seca, algures em Barrancos. Foto: eB, 22out2012

Em Barrancos cheira a alperchim

Hoje em Barrancos cheira mal. Cheira a alperchim ou bagaço de azeitona! Este mês é a segunda vez que temos este mau-cheiro no ar.
Dantes, quando havia lagar em Barrancos, era normal sentir este cheiro nos meses de novembro a março. Dizia-se que estavam a lavar as máquinas. Agora, com o lagar fechado, não se sabe a origem. Mas cheira mal.
Barrancos, visto das Quarelas. Foto: eB, 23out2012
 

O Cemitério Público de Barrancos

O Cemitério de Barrancos foi construído há cerca de 155 anos. No graderio da porta surge a data "1858". Situado no cimo da encosta de Sº Bento, surge altaneiro e vigilante sobre a Vila e o seu entorno, incluindo a Espanha.
Até meados do séc. XIX os enterramentos eram tradicionamente feitos no interior das igrejas, nos adros, nos terrenos envolventes, ou seja no campo santo.  Em Barrancos não seria diferente.
Uma lei de 1845 de Costa Cabral (mais tarde Marques de Tomar), que veio contrariar este costume, determinava que os enterramentos passassem a ser feitos em cemitérios, fora das povoações, como medida de protecção da saúde pública. Esta lei provocou uma reação contrária das populações, sobretudo no norte do País, que ficou conhecida como a  Revolta da Maria da Fonte.
Em Barrancos, provavelmente não seria diferente, mas os enterramentos dos seus mortos passaram para o cemitério "fora da povoação",  menos de 10 anos depois da aprovação lei.                            
Na atualidade o Cemitério de Barrancos  vem sendo administrado pela Junta de Freguesia, mediante delegação de competências do Município, por acordo de cooperação celebrado em 26/06/1996, revisto e atualizado em 28 de junho de 2000 e em 27 de abril de 2001 (Aviso nº 4533/2001).
A melhoria das condições sociais e económicas das famílias, sobretudo a partir de 1974, mudou os hábitos e os costumes de enterramento. Começaram a aparecer as sepulturas nos “ocos”, abandonando-se progressivamente as sepulturas temporárias “na terra”. A procura de terrenos (lotes) para sepulturas perpétuas, na sua maioria em vida, para a construção dos “ocos” levou ao esgotamento dos terrenos disponíveis obrigando à ampliação do cemitério por duas vezes.                    
A primeira ampliação foi efetuada pelo Município entre 1979/81. As obras, executadas por administração direta, implicaram a construção de elevados muros de suporte e foi necessário uma grande logística para transportar centenas de carradas de terra em tractores municipais e alguns camiões alugados.                                                                                                                             
Nesta intervenção construíram-se gavetões, mas praticamente todos continuam livres. Caíram em desuso, sem ter sido utilizados.                                                                                                          
A continuação da procura de terrenos para sepulturas conduziu a nova sobrelotação do cemitério, nos finais do séc. XX, sendo necessário arranjar rapidamente uma solução. A suspensão da venda de terrenos e a segunda ampliação foram as alternativas adoptadas pelas autoridades locais.
Enquanto a Freguesia de Barrancos, administradora do cemitério, suspendia a venda de terrenos, o Município que tinha mais capacidade financeira, procedia em 2003 à adjudicação da empreitada das obras de “ampliação do cemitério” à firma Maurício LTO Construções, Lda, por um preço que rondaria os 113 mil euros. As obras ficaram concluídas em 2005. Em 25 Agosto de 2010 a CMB ratifica a assinatura do auto de receção definitiva das obras e autoriza a devolução da caução ao empreiteiro.
Se a mortalidade se mantiver constante, Barrancos vai precisar de “novo” cemitério no início da próxima década!
Entrada do Cemitério
Alçado principal, com Capela Mortuária ao centro
Jazigo Familiar. Fotos: eB, 09out2012
Vista aérea do cemitério de Barrancos. Imagem: Bing

Tempo e temperatura em Barrancos

Céu limpo e temperatura de 9ºC às 7 horas. Temperaturas de inverno!
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 31out2012
 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Já há cogumelos em Barrancos...

... mas, ... desta espécie, não são comestíveis. São venenosos, diz-se por aqui. Será.
Cogumelos da Serra Colorada, Barrancos. Foto: eB, 29out2012

Os portados...

... que os garrafões protegem... do xixi dos cães.
Os degraus. Algures, numa casa barranquenha, na tarde de 29 de outubro de 2012. Foto: eB

Rede de Municípios com tradições tauromáquicas

A criação de uma rede de municípios com tradições tauromáquicas em Portugal esteve em debate,  no Sabugal, no passado fim-de-semana (19 e 20 de outubro), durante as jornadas “Pensar a Tauromaquia em Portugal – Diversidade, Valorização, Sinergias”, promovidas pelo município de Sabugal.
Nas jornadas, aqui divulgadas, foram apresentadas comunicações de representantes dos municípios de Azambuja, Alter do Chão, Moita, Angra do Heroísmo, Barrancos, Alenquer, Coruche, Montalegre e Ponte de Lima.
De salientar que Barrancos já integra a Seção de Municípios com Atividade Taurina, criada no âmbito da ANMP e à União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas (ex- Confederação Mundial das Cidades e Vilas Taurinas).
Para seguir

Tempo e temperatura em Barrancos

Terça-feira cinzenta, com chuva desde a madrugada, que vai desaparecendo durante a manhã. 13ºC às 7 horas, prevendo-se que chegue aos 20ºC a meio da tarde.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 30out2012

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Mário Escoval de há 60 anos - por ocasião dos 81 anos

In Diário do Sul, de 29out2012
A propósito do Mário Escoval, barranquenho, residente em Portimão, que saudo, ver aqui, aqui e aqui outros assuntos divulgados pelo eB.

Casas de Barrancos

Altossano, Largo de S. Sebastião. Foto: eB, 29out2012

Alunos receberam "Prémio de Mérito Municipal" ano letivo 2011/2012

Os Melhores Alunos do ano letivo 2011/2012, aqui divulgado, receberam na quarta-feira, dia 24, o Prémio de Mérito Municipal, atribuído anualmente pelo Município de Barrancos:
Alunos (da esq/direita): Marisa Bergano (9º ano), representada pela mãe, Célia Antelo; Joana Domingues (8º ano); Mariana Turíbio (7ºB); Ana Isabel Guerreiro (6º ano); David Caçador (5ºB); Jorge Martins (5º ano); Joana Relhana (4º ano); Alexandra Albergaria (3º ano); Margarida Viegas (2º ano); Leonor Charrama (1º ano). Não esteve presente João Almeida (7º ano)
Para entrega dos Prémios (pela mesma ordem): Leonel Rodrigues (presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas de Barrancos); Bento Caldeira (diretor do Agrupamento EB); Cláudia Costa (vereadora da CMB/PS); António Gavino (vereador da CMB); Emílio Domingues (presidente da assembleia municipal) e António Tereno (presidente da CMB).

domingo, 28 de outubro de 2012

Reavaliação dos escalões do abono de família

Foi publicada a Portaria nº 344/2012, que estabelece os procedimentos de reavaliação dos escalões dos abonos de família, por alteração dos rendimentos ou da composição do agregado familiar do titular ou titulares do abono de família.
A partir de agora, o titular poder requerer a reavaliação da sua situação familiar, para efeitos de alteração do escalão do abono de família. Até agora, as alterações eram anuais e os rendimentos do agregado familiar estavam desfasados. Esta situação de desfasamento originava situações de perda do direito à prestação em situações de redução ou perda de rendimentos, que não se verificariam se fossem tidos em conta rendimentos atualizados.
AB com sem majoracao
               Fonte: SS

sábado, 27 de outubro de 2012

Horário de inverno chega esta madrugada

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada do domingo, dia 28, das 02h00 para a 01h00 em Portugal continental e Madeira, e da 01h00 para as 00h00 nos Açores, oficializando a passagem para o horário de inverno.
O relógio de Barrancos. Foto: eB, 10out2012

Futsal - Barrancos jogou ontem com o GDC Baronia...

... em Alvito, e teve uma pesada derrota, 11-0, mas nada que desmoralize o conjunto dos nossos jogadores da equipa local. O campeonato ainda está no início.
Calendário da 3ª jornada. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O rio Múrtega, em Barrancos, antes e depois da cheia de 25 de outubro

Fotos: eB, 25 e 26out2012

Festa de outono este sábado em Barrancos


Barrancos rejeitou o PAEL

Barrancos não aderiu ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), criado pela Lei nº43/2012, de 28/8, que visava regularizar as dívidas dos municípios vencidas há mais de 90 dias, mediante o recurso a uma linha de crédito criada pelo Estado.
O PAEL instituia duas medidas nas quais os municípios seriam enquadrados de acordo com a respetiva situação financeira:
      - Programa I - Destinado às autarquias em situação de desequilíbrio estrutural e com pedido de reequilíbrio financeiro apresentado ao Estado.
      - Programa II – Orientado para os restantes municípios com dívidas em atraso pelo menos há 90 dias.
A rejeição do PAEL por parte de Barrancos* (e outros muitos municípios) poderá esta relacionada com as condições impostas pelo programa que obrigava à aprovação dum plano de ajustamento financeiro cujo objetivo principal, para além da redução da despesa corrente, poderia levar à suspensão dos programa e medidas de apoio social em vigor  - ex: bolsas de estudo, comparticipação no transporte do ensino secundário, banco de medicamentos, integração de pessoal dos RSI e subsidiados - e o aumento “brutal” (recorrendo ao adjetivo do ministro Gaspar) de todas as taxas, tarifas e preços cobrados, tais como água, esgotos, lixo, IMI e a eventual criação de outros impostos locais.
Edifício dos Paços do Município, Barrancos. Foto: Arquivo eB
 * o prazo para adesão terminou em 04/10/2012. Cfr. art. 5º da Lei nº 43/2012 e Portaria nº 281-A/2012, de 14/0.

Tempo e temperatura em Barrancos

Foi uma noite calma, sem vento ou chuva. Esta manhã amanheceu com céu muito cinzento e temperatura mais fresca que em dias anteriores, 14ºC, às 7 horas.
Praça da Liberdade, "praça grande" ou "praça central", com a Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 26out2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A primeira cheia do Múrtega...

... está a chegar à Pipa e durante a noite vai encher a albufeira do Bufo. As fortes chuvadas destes útlimos dias que tem caído no vale do Murtega, na zona da Serra de Aracena e Picos de Aroche, tem contribuído para o enchimento do rio.
Às cinco e quarto desta tarde, a água já tinha enchido o açude do Cadaval e começava o enchimento das charcas em direção ao açude do Tio André Cuba e depois o da Pipa. Durante a noite a albufeira do Bufo deve receber muita água e provavelmente encher.
rio Múrtega, Almenêro, as correntes começam a engrossar - 17h30
Açude do Tio André, Múrtega, começa a receber as primeiras águas - 17h00
Açude do Tio André, Múrtega,  já com o cascalho coberto, 17h20
Açude da Pipa, Múrtega, 16h50 - ainda sem água.
Fotos: eB, 25out2012

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos - marca reunião para Barrancos

Em baixo divulga-se o cartaz/convocatória da reunião anual da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, prevista para o dia 29 de outubro de 2012, segunda-feira, na Casa das Associações, em Barrancos.
A reunião será uma oportunidade para todos aqueles que, em comentários à noticia aqui divulgada, reclamavam uma reunião da CAMB em Barrancos.

Tempo e temperatura em Barrancos

Amanheceu com céu muito cinzento (não choveu durante a noite) e 16ºC às 7 horas. A previsão aponta para aguaceiros, por vezes com trovoadas, mas... não parece.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 25out2012

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

6 anos!

Costumo celebrar e divulgar aqui neste espaço as iniciativas e os assuntos locais, regionais ou nacionais que considero de interesse geral para os leitores/visitantes deste blogue.
Hoje dei-me conta que estou "no ar" há 6 anos. Desde 22 de outubro de 2006! Desde essa data muita água tem passado debaixo da ponte; e nunca é a mesma.
Nestes seis anos, o eB tem tido mais de um milhão de visitas. Neste último ano tem uma média de 1000 visitas/dia, com origem em quase todas as regiões e países do mundo.  Em agosto e princípios de setembro passado, houve dias com mais de 5 mil visitas.
Não sei se celebraremos mais seis anos juntos, mas prometo que por aqui andarei.
Um abraço a todos os leitores e visitantes do eB - que é um blogue pessoal - em especial àqueles que diariamente "me procuram" para saber notícias de Barrancos.
Obrigado por estares aí, desse lado, a ler este texto.
Chegando a Barrancos.

EDIA - vende/vendeu boletas na Coitadinha

Está fora de prazo, que terminou no passado dia 1 de outubro, mas só hoje chegou ao conhecimento do eB:
Cópia do aviso público - Para memória futura

Câmara de Barrancos "acolhe" hoje a Comunidade Educativa

Iniciativas anteriores, ver em 2011, 2010, 2009, 2008,...

Tempo e temperatura em Barrancos

Depois de uma noite calma, o dia amanheceu muito cinzento, com vento moderado a forte, com rajadas. Temperatura de 19ºC, às 7 horas, quando ameaçam cair as primeiras pingas de chuva, que se esperam para hoje.
Instituto de Meteorologia, colocou o distrito de Beja, em alerta "amarelo" prevendo "períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada", entre as 10 e as 18 horas, de hoje. Vamos ver se há chuva.
Torre do Relógio, Barrancos, sob um céu muito carregado. Foto: eB, 24out2012 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O azinhal, a azinheira e as boletas de Barrancos

Este ano o montado de azinho de Barrancos (azinhal) não tem muita boleta. Dependendo das zonas  e do estado das árvores, como estas ou estas, há azinheiras carregadas de boletas, a pouco mais de um mês do seu tempo.
 Azinheira
Boletas ou bolotas. Fotos: eB, 01out2012

Começou o curso de Alfabetização de Adultos 2012/2013

Começou na passada quinta-feira, dia 18, o curso de Alfabetização de Adultos 2012/2013, promovido pelo Município de Barrancos, através do serviço de educação, no qual participam 10 jovens e/ou adultos.
O curriculum do curso, que se pretende flexível, divide-se em três áreas: a Matemática, lecionada por uma docente aposentada, em regime de voluntariado, e a Língua Portuguesa e o Mundo Atual, sob a responsabilidade de técnicos municipais.
O curso de Alfabetização pretende que os alunos “adquiram as competências mínimas necessárias para a leitura, a escrita e o cálculo, mas também os conhecimentos práticos do dia-a-dia, que permitam aos formandos-adultos resolver determinadas situações do quotidiano.”
As aulas decorrem de terça a quinta-feira, das 10 às 12 horas, na Sala de Formação da Junta, no 1º andar do Mercado Municipal. O ano letivo prolonga-se até 15 de junho de 2013.
Rapinado daqui

Tempo e temperatura em Barrancos

Céu azul e temperatura de verão, 16ºC, às 7 horas.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 23out2012
Aditamento às 20h30:
A temperatura atingiu hoje os 26ºC, às 17h00.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

La Guerra de España (1936-1939) - livro de Moradiellos


GR 48 - a passagem por Barrancos

Desde a criação da GR 48 (grande rota/percurso transnacional), em fevereiro 2011, aqui divulgada, muitos têm sido os caminhantes e turistas que o percorrem de lés-a-lés (280 Km), passando pela vila de Barrancos, ou algumas das suas 28 etapas.
Caminhantes da GR 48 na sua passagem pela praça do Município, Barrancos. Foto: eB, 18out2012
Percurso da GR 48, Santa Helena (Córdova) - Barrancos