quinta-feira, 1 de julho de 2010

Barrancos aprova moção contra fusão e extinção agrupamentos escolares

A Assembleia Municipal de Barrancos, reunida ontem, dia 30, aprovou, com apenas uma abstenção, uma moção que repúdia a medida do governo que prevê a fusão dos agrupamentos escolares e a extinção das escolas com menos de 21 alunos, agravando as assimetrias locais e contribuindo para o despovoamento de pequenos lugares e aldeias do interior.
Ao adoptar esta moção, o Município de Barrancos solidariza-se com todas as localidades atingidas por esta decisão governamental, que afecta povoações vizinhas, entre as quais a Amareleja, que vê extinto o seu agrupamento de escolas (na foto).
EBI da Amareleja

2 comentários:

Anónimo disse...

... "apenas uma abstenção"!!! Como é possivel alguém abster-se nesta matéria? O encerramento de muitas escolas e agora a criação de mega agrupamentos é o caminho mais curto para a total desertificação das terras do interior. Sempre ouvi falar por parte dos politicos na revitalização do interior... mas acções nesse sentido nem uma.

Ico Bossa

romcadur disse...

O processo de julgarmos em cima de presupostos errados, só pode levar a atitudes erradas e aqui a politica de fechar escolas com menos de 20 alunos, ou mesmo se fossem l0 é do meu ponto de vista errada.

Os alunos aqui da zona citadina que se levantam meia hora antes, tomam banho, pequeno almoço e vão a pé para a escola que fica a 1000 metros, é totalmente distinta dos alunos do intyerior, que se levantam de noite à pressa para fazerem 50Km 1 hora e 15 minutos e quando voltam é de noite.

As condições destes alunos não se podem comparar com os dos grandes centros urbanos e é ai que se deve fazer o ajustamento, contabalançando estes factores de perda em relação aos alunos do interior.
Ajustar tempos para todos os alunos
do País de forma a que as oportunidades sejam iguais para todos.

Retirar miúdos da cama 2 horas antes do inicio das aulas é uma violência e mantê-los fora do ambiente familiar quando em muitos dias só tem uma ou duas aulas e o resto do tempo passam a fazer, o que?
Há alunos a fazerem diariamente 110 Km isto é que deve ser posto em cima da mesa quanto há necessidade dse tomar atitudes de estratégia.

NÃO FAÇAM TÁBUA RAZA COM AS PESSOAS, ELAS SÃO TODAS DIFERENTE.