quarta-feira, 30 de junho de 2010

Capturados ladrões de arte sacra próximo de Barrancos

A polícia espanhola desmantelou recentemente uma rede de contrabando de arte sacra e peças arqueológicas, que também operava em Portugal. Foram detidas seis pessoas e apreendidos cinco camiões cheios de arte sacra e objectos arqueológicos, alguns com mais de 3500 anos.
A rede operava principalmente na localidade espanhola de Fregenal de La Sierra, a 30 quilómetros de Barrancos, e era composta por cidadãos espanhóis que se dedicavam ao contrabando de peças, em alguns casos em território português. A polícia acredita que o homem, um empresário conhecido na região, comprava algumas peças de arte e revendia-as por um preço mais elevado.
As autoridades espanholas conseguiram recuperar várias peças em vidro e cerâmica da época romana, esculturas religiosas, altares, objectos em bronze dos séculos XIV, XVI e XVII, peças em marfim, mobiliário antigo e várias armas, algumas prontas a disparar
De salientar que, no último mês e até há cerca de 15 dias, patrulhas mistas da GNR e da Guardia Civil espanhola reforçaram as operações de controlo de viaturas e a identiticação de ocupantes na estrada de Barrancos/Encinasola, tendo surpreendido muitos barranquenhos que não estavam habituados a intervenções tão apertadas. Afinal, sabe-se agora o objectivo destas acções policiais.

Fonte: TSF

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, alguma vez se chegou a saber que foi feito do nosso Menino Jesus?

romcadur disse...

Os amigos do alheio estão de tal forma espalhados que os há, até no deserto.

Estes individuos possuem informações e técnicas que muitas vezes ultrapassam as da polícia.

Por esse motivo devemos estar alerta para tudo quanto nos é apresentado e que não temos conhecimento nem confiança fidedigna.

Noutros países há um habito de apresentar queixa, feita por qualquer cidadão logo que se toma conhecimento de uma infracção, nós por cá, somos de brandos costumes e guardamos essas informações com alguma facilidade e até cumplicidade.

As polícias trabalham com base em dois parametros, a denúncia ou o flagrante e todos devemos ajuda-las a manter a sociedade mais limpa de gente que não cumpre e que gosta do que é dos outros ou de todos nós.