Aniceto de Jesus, columbófilo barranquenho (criador de pombos-correios), que participa nas provas através da Sociedade Columbófila Mourense, conquistou em 2022 os primeiros lugares no campeonato geral, campeonato de velocidade e meio fundo, tendo ficado em 2º lugar no fundo e ainda 6º lugar em borrachos.
Para quem não conhece, o Aniceto é um barranquenho de adopção e coração, onde reside há mais de 40 anos, tem sido sempre um apaixonado pelos pombos-correios. É criador de pombos-correios desde os 13 anos, tendo neste momento uma colónia com cerca de 500.
A atividade de columbofilia é pouco reconhecida e valorizada em Barrancos. Segundo disse ao eB, nos finais dos anos 1980 (1988-1989 ?), o Aniceto e mais dois ou três criadores locais fundaram por carolice a Sociedade Columbófila Barranquense, coletividade que se encontra "adormecida" desde então, por vissicitudes várias.
Parabéns, Aniceto.
4 comentários:
Nunca é deixar de valorizar quem representa um povo e não o seu próprio nome, muitos Parabéns ao Anisseto e que não acabem estes Hobbes que a juventude não tem interesse em seguir.
Parabéns ao amigo Aniceto.
Com esses prémios ele está de alguma forma recolhendo os frutos do seu trabalho, dedicação e amor por esses animais e pela prática desportiva para a qual eles são criados, seleccionados e treinados.
Forte abraço, Aniceto.
Boa tarde
Venho aqui lembrar dois columbófilos barranquenhos, o saudoso Manolo Rúbio Torvisco e seu filho, Manuel Francisco Mendes Torvisco, que exerceram (exerce?) a sua paixão em Arraiolos.
Fátima
Parabéns ao Sr. Aniceto, meu amigo pessoal e a quem considero o homem dos 7 ofício, pois em qualquer deles, dá cartas e por causa própria o reconheço. U, abraço CAMPIÃO. bom Ano e Bons prémios
Enviar um comentário