quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Arrendar casa por 1 euro ... para dar vida ao inteiror!

Vários municípios italianos têm lançado iniciativas de venda de casas por 1 euro, com o objetivo de dar uma nova vida ao interior do país. E agora há uma nova forma de estimular a repovoação do coração de Itália, "arrendar casa a 1 euro/dia". 

A iniciativa é promovida pelos municípios italianos de zonas despovodadas que, ao abrigo de um programa especial, procederam à aquisiçáo de algumas casas abandonadas, que reabilitaram para arrendar.

E se, de repente, esta iniciativa fosse (re)aplicada em Barrancos, não ainda pelo Município, porque não tem casas, nem programa financeiro para tal (por enquanto), mas por alguns dos proprietários de prédios devolutos, muitos destes à venda?

Vista parcial de Barrancos
(Foto: Arquivo, eB, 2016)

2 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Muito louvavel mas,não nos podemos esquecer das condicionantes que os italianos nomeadamente na secilia e calabria para aquisição dessas casas, por exemplo entre outras impõe a residência por cinco anos no local da compra. Será muito mais benéfico e mais conciliador tentar dar oportunidades aos jovens, não só na aquisição mas, empregos duradouros e vias de comunicação terrestre minimamente em condições.

Jacinto Saramago disse...

Caro R,
como bom marinheiro, sempre atento aos prós,.. sem esquecer os contras!
Abç.