quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Alunos de Barrancos começaram o ano letivo 2022/2023

Está "inaugurado" o ano letivo 2022/2023 do Agrupamento de Escolas de Barrancos. As receções à comunidade escolar decorreram nos passados dias 15 e 16 de setembro.

No dia 15, às 10 horas, o jardim-de-infância recebeu as crianças e os pais/encarregados de educação, explicando e dando conta de novos e velhos procedimentos, integrando os grupos em duas salas de atividades, com as respetivas educadoras e auxiliares. Na educação pré-escolar funcionam as "atividades de animação e apoio às famílias", conhecidas por AAAF, que tem como missão assegurar os apoio às famílias antes do inicio das atividades educativas (8h00-9h00), durante o almoço (12h30-14h00), bem como no prolongamento de horário (15h30-17h30). As AAAF são asseguradas por quatro animadoras/auxiliares, sendo necessário inscrição prévia.

Às 11 horas, foi a vez de receber os alunos e os encarregados de educação do 1º ciclo (do 1º ao 4º anos de escolaridade), que constituem três salas de aula na sede do agrupamento. Neste nível de escolaridade, funcionam também como apoio complementar, a Componente de Apoio à Família (CAF), muito semelhante às AAAF, e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), neste caso a partir das 15h40. 

A CAF, as AEC (do 1º ciclo), tal como as AAAF (na educação pré-escolar), são atividades promovidas pelo Município de Barrancos, sob a supervisão técnico pedagógica do Agrupamento Escolar de Barrancos, carecendo também de inscrição prévia para participação do aluno.

No 2º ciclo (5º e 6º anos de escolaridade), a receção decorreu no dia 16, às 10 horas, sob a responsabilidade dos respetivos diretores de turma, também com a participação dos encarregados de educação.

A receção ao 3º ciclo (7º a 9º anos de escolaridade), decorreu no mesmo dia, com início às 14h30, também através dos diretores de turma.

Nos momentos de receção aos alunos e aos pais/encarregados de educação, estiveram presentes, para além do diretor e do subdiretor do agrupamento escolar (Bento Caldeira e Francisco Bossa), o presidente e a vice-presidente da CMB (Leonel Rodrigues e Cláudia Costa), acompanhados pelos técnicos do serviço municipal de educação (Jacinto Saramago e Elsa Rodrigues). 

Neste primeiro dia de aulas, todos alunos do 1º ao 3º ciclos receberam as fichas de atividade oferecidas pelo Município. Os manuais escolares, também gratuitos, já tinham sido levantados pelos encarregados de educação, seguindo as orientações do respetivo ministério.

Recorde-se que, desde 1 de abril de 2022, por força das transferências de competências do ministério da educação para os Municípios, a câmara municipal de Barrancos passou a assumir, entre outras, as competência de gestão nos domínios da ação social, material escolar, refeitório escolar, atividades de enriquecimento curricular (AEC) e componente de apoio à família (CAF), desde a educação pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.
momentos do início do ano letivo 2022/2023
(Fotos: eB, 15-09-2022)

Sem comentários: