terça-feira, 21 de dezembro de 2021

COVID 19 Barrancos - Comparemos "o" 20 de dezembro de 2020 com "o" 20 de dezembro de 2021

Há um ano Barrancos estava em "risco moderado". Tinha 13 casos recuperados, zero casos ativos e zero mortos. No praça grande, todos os dias chegava mais lenha, para o lume de Natal. (fotos1-2)

Há quase um ano, na tarde de 23 de dezembro de 2020, o "lume foi cancelado" e a lenha acumulada na praça retirada à ultima hora, já passadas as 17h00, "por causa da pandemia". Não há memória de um Natal sem lume em Barrancos. Foi a primeira vez que os barranquenhos terão sido "obrigados" a afastar-se da praça, o centro da Comunidade, onde na noite de Natal se reúne para conversar, cantar, tocar zambombas, fazer as migas ou assar chouriço, catalão ou morcilha, enquanto se aquece o Menino Jesus acabado de nascer.

Este ano, Barrancos regista oficialmente 222 recuperados, um caso ativo e, infelizmente, três conterrâneos morreram no fatídico mês de janeiro passado (foto3).

Ontem, 20 de dezembro de 2021, a praça central de Barrancos estava completamente limpa, sem lenha, mas há a esperança que possamos ter o lume, recuperando a tradição interrompida em 2020. (foto4)

A pandemia não acabou, mas passada a tormenta dos "62 casos ativos", do terrível 2 de dezembro, parece que há condições para a retoma progressiva de alguma normalidade. Com cautelas.

foto1: relatório de situação CMB/SMPC, 21/12/2020
foto2: pormenor da praça central de Barrancos, em 19/12/2020
(Foto: eB, 19-12-2020)

foto3: relatório de situação CMB/SMPC, de 20-01-2021
fotos4 - pormenor da praça central de Barrancos, 20/12/2021
(Fotos: eB, 20-12-2021)

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia
O ano passado como este ano, vendo o que vemos todos os dias, não me parece que o lume da praça fosse "prejudicar" ou agravar os casos de covid em Barrancos.
Se os cafés estão cheios, se a maioria anda sem máscara, se no futebol estão amontoados uns encima dos outros e os montes vão se encher porque vai ser o lume que é ao ar livre que vai espalhar o vírus???
Os que queiram ir para os cafés antes ou depois do lume vão e os que queiram só ir ao lume e depois irem para casa vão. Estes últimos pelo menos saem um pouco a apanhar ar...
(levem máscara :))
Feliz Natal
JC

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o JC,
Há jogos de futebol com campos cheios, há espetáculos por todo lado em locais fechados...
um lume, ao ar livre, fará assim tanto mal?!
Hoje vi fotografias do Wonderland (lisboa) gente por todo lado, de máscara (quanto vi) e lá estão e lá andam.

Votos de um Santo Natal.

Anónimo disse...

O ano passado sem lume mas mesmo assim houve e haverá sempre gente na praça e nos cafés, por isso o lume não é motivo. Façam o lume e deem vida a Barrancos que nem parece que é natal

Maria Agostinha disse...

Bom Dia
Acho triste de não continuar a faser o lume, "é fora" ..é pena que isso se perda como tradição,espéro não,acho que vivemos uma època aonde muitas coisas se perdem ..
Boas festa apesar de tudo e cuidado para todos os Barranquenhos

E boas festas,para võçe Jacinto e familia

Bjs
Maria Agostinha