quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Barrancos "com zero esterilizações" em 2019!

O título pode ser confuso, mas diz respeito ao número de "animais esterilizados em Barrancos durante o ano 2019", constante do  relatório da DGAVsobre a aplicação da Lei nº 27/2016, de 23/8 (ver quadro abaixo)
No caso, Barrancos não está sozinho. Segundo a CEAA (Campanha de esterilização de animais abandonados), "há 115 concelhos com zero esterilizações" em 2019.
Dos outros 114 concelhos nada sabemos, mas Barrancos não tem canil/gatil e não pertence ao CAGIA (canil/gatil da Resialentejo), conforme o eB noticiou recentemente! O mesmo sucede com os CRO (Centro de Recolhas Oficiais). Segundo a DGAV, o município de Barrancos também não possui CRO, nem está integrado/associado a algum.
Por outro lado, segundo se pode observar no mesmo relatório (1ª coluna do quadro abaixo) - neste caso com muitas duvidas sobre a veracidade dos dados, que o eB não conseguiu confirmar - o município de Barrancos aparece também com "zero" na parte relativa aos "animais vacinados contra a raiva" em 2019!
Entretanto, o governo através do Despacho nº 6928/2020-SEADR, determinou a criação de um grupo de trabalho para o "bem estar animal"  que tem como objetivos, avaliar a implementação da Lei n.º 27/2016, de 23/8 e da Lei n.º 69/2014, de 29/8 e apresentar um relatório final, até 30 de setembro de 2020.
(quadro - extrato do relatório DGAV, pág 11, citado no texto)

(mais informação em CEAA)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia
Mas em Barrancos "existem" cães e gatos? É raro ver animais desses nas nossas ruas!!!
Falou-se há uns meses em controlo dos animais, em vigilância, em multas, tudo treta e conversa para inglês ver...
A verdade é que a maioria vai passear o cão para a porta do vizinho e deixa lá a cagada ou a mijadela e os outros que limpem... outros vão para onde existem galinhas e ficam a olhar enquanto os cães as matam ou deixam maltratadas, outros são as ovelhas, etc, etc...
Cães e gatos há muitos agora vacinados, identificados com o chip e legalizados deve haver muito poucos... por isso possivelmente o relatório esteja certo!
Cumprimentos
JC