quinta-feira, 23 de abril de 2020

Subsídios para a História de Barrancos - "Os tabuados*

"Os tabuados são uma estrutura em madeira que se ergue anualmente na Praça principal da vila com a finalidade de ai criar uma arena improvisada e as respectivas bancadas para possibilitar a realização das tradicionais corridas de Touros das festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição em Barrancos.
Esta estrutura é construída no mesmo local desde tempos imemoriais, existindo fotografias que datam de 1885, que atestam este facto.
A sua construção tem evoluído ao longo dos tempos, sendo hoje algo diferente do que mostram os primeiros registos, mas permanecendo sem dúvida o mesmo princípio de construção. Podemos afirmar categoricamente que hoje em dia a sua segurança e fiabilidade é muito maior, bem como o seu método construção muito mais refinado, constituindo uma obra arquitetónica de grande valor.
Até afinais da década de 80 (séc. XX), mas precisamente 1986, os tabuados eram construídos por pessoas particulares, que depois de licitarem num leilão que era realizado para o efeito adquiriam o direito a sua construção pelo valor mais alto licitado. Nessa época toda a estrutura era dividida em oito partes ou seja oito tabuados, e eram esses lotes que as pessoas compravam para depois de construídos serem elas próprias a fazer a sua exploração nos dias de corrida. Por vezes todo este processo de compra e construção levava a pequenas desavenças entre “vizinhos” o que originava que estruturas que se encontravam lado a lado nem sequer se podem-se tocar, sendo o perímetro de cada um deles bem delimitado.
(os tabuados - 1º dia de construção/montagem)
Foi no ano de 1987, após um referendo feito à população, que a Câmara Municipal ficou responsável pela construção dos tabuados. Dai em diante, e até aos dias de hoje mantém-se da mesma forma. Lembro-me perfeitamente desse primeiro ano em que a Autarquia tomou a responsabilidade da construção dos tabuados, vivi esses dias por dentro de todo o processo, pois foi o meu Pai o Mestre responsável por liderar toda a equipa de mestres construtores e coordenar toda logística e construção. Foi necessário fazer tudo do zero, uma vez que a Câmara não tinha o material necessário para afrontar esse desafio. Foi preciso adquirir madeira suficiente para toda a estrutura, pregos em grandes quantidades; foi preciso fazer todos os bancos e assentos de novo, tal como as portas dos curros, enfim tudo o que era necessário para o efeito..
Mais tarde, também eu próprio fiz parte por alguns anos da equipa de mestres construtores, sendo um trabalho que tinha satisfação em realizar. Como já atrás referido, posso, sem qualquer temor, dizer que além de ser um obra de importância, é hoje muito mais segura e resistente, uma vez que toda a estrutura está interligada entre si, tornando-a num bloco resistente e sólido. A prova daquilo que digo foi constatada nos finais dos anos noventa e princípios de 2000, quando a afluência de público às corridas superou todas as expectativas imagináveis, por ocasião da “polémica sobre as touradas de morte”, felizmente ultrapassada a favor de Barrancos.
* trabalho realizado no âmbito do curso de Técnicos(as) de Gestão de Eventos, N4
Autor: Amaro Garcia
Fotos: Cortesia "estado de Barrancos" (Tabuados da Fêra Barrancos)"

10 comentários:

Anónimo disse...

Este ano, infelizmente, não iremos ter a nossa fêra! :(

Anónimo disse...

Uma bonita reportagem sem dúvida que ao mesmo tempo nos dá alegria nos enche de tristeza e recordações pois este ano devido ao maldito virus não vamos ter a nossa querida fêra! Uma verdadeira pena pois são os 4 dias mais intensos que temos na nossa terra! Haveremos de festejar a dobrar no próximo ano com certeza!

Anónimo disse...

Vamos ter calma pessoal, até agosto ainda faltam alguns meses e de certeza que estará tudo controlado até lá!
E que eu saiba a comissão de festas ainda não disse que não ia haver fêra, e enquanto não houver um comunicado em contrario da comissão de festas, haverá fêra este ano, e vamos todos fazer os possíveis para que haja!
A vida tem que continuar e temos que nos adaptar a viver com mais esta doença, entre tantas outras.

Anónimo disse...

O pessoal aqui fala como tivessem a certeza que não vai haver fêra! Mas quem disse isso? A comissão de festas? Se Deus quiser, vamos ter a nossa querida fêra no nosso querido mês de agosto! Por favor, não lancem o pânico.

Anónimo disse...

Caros anonimos se os mais importantes espectáculos e festas do mundo estão neste momento a ser cancelados e ou até adiados a nossa fêra corre pelo mesmo caminho não é preciso ser adivinho para se ver. Mesmo que seja possível realizar a mesma com que condições tem a comissão neste momento? A nivel económico pouco e depois ainda existe o problema das consequências que isto vai trazer a nivel social. Pois as pessoas vão ficar com mais receio de grandes ajuntamentos. A comissão de festas provavelmente para evitar o chamado panico que está formado já na cabeça de muitas pessoas da nossa terra, evitou já comunicar o mesmo cancelamento. Preocupemo-nos com a saúde e deixemos as festas para depois de isto tudo passar.

romcadur@gmail.com disse...

O que nos cabe aqui analisar é o trabalho escolar do Amaro que no fundo e em paralelo nos toca com a nossas tradições e por minha conta se fosse analisador dava-lhe um 9,9 com um agradecimento por aquilo que o trabalho apresenta. Muito bem Amaro

Jacinto Saramago disse...

Caro Romão
Bem comentado e direto ao assunto. Os outros comentários, sendo importantes, são colaterais, passaram ao lado...
Já agora, essa nota de 9,9, será na escala 0-10 valores?!
Abç.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 23 de abril de 2020 às 18:05:
Caso não saiba, há concertos (por exemplo para o meo arena e não só), que estavam marcados para março e foram adiados para agosto/setembro. Logo, quer dizer que em agosto podem estar reunidas as condições para que haja fêra.
Sei que o mais importante é a saúde mas temos que conviver com esta doença por muitos anos, a vacina ainda vai demorar uns anos a estar pronta, por isso não podemos deixar a nossa vida social em suspenso até que haja uma vacina, se assim for, vem por ai mais doenças, as chamadas doenças mentais e talvez até piores que o covid-19, porque o pessoal assim não aguenta!

Anónimo disse...

Boa noite, deixem-se de festas e pensem mas é na saúde. Não há condições para nos metermos em recintos com muita gente. E para mais não há cafés abertos nem tao pouco certas actividades para os festeiros terem juntado € para termos uma festa digna. Se deus quiser para o ano é a dobrar. Tb não ouve expo e ninguém morreu por uma festa. Pensem no bem dos outros e não só olharem para vocês. Ha muitas vidas em jogo. Um bem haja s todos

Anónimo disse...

Boa noite, deixem-se de festas e pensem mas é na saúde. Não há condições para nos metermos em recintos com muita gente. E para mais não há cafés abertos nem tao pouco certas actividades para os festeiros terem juntado € para termos uma festa digna. Se deus quiser para o ano é a dobrar. Tb não ouve expo e ninguém morreu por uma festa. Pensem no bem dos outros e não só olharem para vocês. Ha muitas vidas em jogo. Um bem haja a todos.