quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Obras - Estrada da Lanchêra com pavimento novo

O troço da EN 258 entre a rotunda da Vila e a fronteira, vulgarmente conhecida por "estrada da lanchêra" ou "estrada de Encinasola", cujo piso se encontrava degradado há anos, já tem pavimento novo. 
A empreitada da obra, que inclui também outras vias urbanas, promovidas pelo Município de Barrancos, está a cargo da empresa Senpapor - Construções e Obras Públicas, Ldacom sede em Portalegre. 
Recorde-se que o troço da  EN 258, variante à vila, entre o quartel dos BVB e a fronteira, se encontra sob jurisdição municipal, pelo menos desde 1986.

pormenor do novo pavimento, nos dois sentido, junto ao ex-posto fronteiriço
(Fotos: eB, 17-12-2019)

8 comentários:

Anónimo disse...

jurisdição municipal para umas coisas, nacional para outras... vai-se lá perceber

Jacinto Saramago disse...

À data, 1986, talvez tenha sido a única solução encontrada para garantir a abertura da fronteira, sem oposição da entidade gestora das estradas (JAE). Agora, nesta data, parece-me que a melhor opção seria a devolução do troço à Infraestruturas de Portugal (gestora rodoviária). Não faz qq sentido que seja o Município a "gerir" (suportar os custos de manutenção/investimento) de uma via rodoviária com perfil de estrada nacional/internacional!
cpts

Anónimo disse...

Se é municipal, porque para a construção de habitação, a autarquia pede parecer às IdP (ex-JAE) e rege-se pela legislação das estradas nacionais e não das municipais?
Aconteceu-me há uns 5 anos, a legislação aplicável era a das estradas nacionais ("construção aos 25 metros do eixo da via") e não das estradas municipais ("construção aos 12 metros do eixo da via").
Este pequeno (grande) pormenor fez toda a diferença e inviabilizou o projeto de construção.
Será que ninguém sabia ou sabe? Na volta...

Jacinto Saramago disse...

ao anónimo/a das 11h14
Não sendo a pessoa mais indicada para analisar este assunto, posso apenas adiantar que as estradas, seja qual for o seu estatuto, estão sujeitas a servidões (restrições). É o caso.
cpts

Anónimo disse...

Aqui não era questão de restrições, mas sim imposição do Gabinete Técnico da CMB. Construir a 12 metros do eixo da via (sendo estrada municipal) custava X, construir a 25 metros do eixo da via (sendo estrada nacional) seria Y, por essa diferença foi impossível avançar com a construção.
Ou para umas coisas dá jeito ser municipal e para outras nacional.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 13h36
Pois não sei. Será, mas há servidões, que me parece sejam de 25 metros.
cpts

Manuel Costa disse...

Mais Qualidade de Vida para o Povo de Barrancos e para quem visita a Vila de Barrancos.
Votos de Boas Festas.
Próspero 2020.

romcadur@gmail.com disse...

Uma povoação que não tem boas vias, também não tem boas vidas. até que enfim.