sábado, 19 de agosto de 2017

Diário da República - destaques da semana de 14 a 18 de agosto

Esta semana destacamos:
Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
Lei nº 70/2017, de 14/8 - Introduz alterações à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, no sentido de excluir do seu âmbito de aplicação a Polícia Judiciária e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Ensino superior
Lei nº 71/2017, de 16/8 - Define os preços máximos de refeição e de alojamento para estudantes do ensino superior em função do indexante de apoios sociais.
Manuais escolares
Lei nº 72/2017, de 16/8 - Introduz alteração ao diploma que define o regime de avaliação, certificação e adoção dos manuais escolares do ensino básico e secundário, bem como os princípios e objetivos a que deve obedecer o apoio socioeducativo, com vista à desmaterialização dos diversos recursos educativos.
Assédio no trabalho
Lei nº 73/2017, de 16/8 - Aprova alterações ao Código do Trabalho, à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e ao Código de Processo do Trabalho, no sentido de reforçar a prevenção da prática de assédio no setor privado e na Administração Pública.
Ordenamento do território e urbanismo
Lei nº 74/2017, de 16/8 - Procede à alteração da Lei de bases gerais da política pública de solos, de ordenamento do território e de urbanismo.
Baldios
Lei nº 75/2017, de 17/8 - Estabelece o regime aplicável aos baldios e aos demais meios de produção comunitários procedendo, em consequência, à revogação do anterior regime e da respetiva regulamentação.
Defesa da floresta contra incêndios
Lei nº 76/2017, de 17/8 - Aprova diversas alterações ao diploma que estrutura o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Florestas
Lei nº 77/2017, de 17/8 - Altera o Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização com recurso a espécies florestais no território continental.
Sistema de informação cadastral simplificada
Lei nº 78/2017, de 17/8 - Cria um sistema de informação cadastral simplificada, adotando medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos.
Património azulejar
Lei nº 79/2017, de 18/8 - Estabelece mecanismos de proteção do património azulejar procedendo, em consequência, à alteração do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação.
Administração pública
Lei nº 80/2017, de 18/8 - Procede à interpretação de norma relativa à relevância das avaliações na alteração do posicionamento remuneratório e nos prémios de desempenho dos regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.
Prospeção, pesquisa e produção de petróleo
Lei nº 82/2017, de 18/8 - Altera o regime jurídico das atividades de prospeção, pesquisa e produção de petróleo, no sentido de determinar a obrigatoriedade de consulta prévia aos municípios nos procedimentos administrativos relativos à prospeção e pesquisa, exploração experimental e exploração de hidrocarbonetos.
Combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo
Lei nº 83/2017, de 18/8 - Estabelece medidas de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, transpondo parcialmente para a ordem jurídica interna diretivas comunitárias sobre esta matéria. Aprova, ainda, alterações ao Código Penal e o Código da Propriedade Industrial e procede à revogação da Lei de Combate ao Branqueamento de Vantagens Ilícitas e ao Financiamento do Terrorismo e de diplomas legais conexos.
CIMI – Mecenato científico
Lei nº 85/2017, de 18/8 - Aprova alterações ao Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. Prorroga, ainda, a vigência dos benefícios fiscais relativos ao mecenato científico repristinando disposição legislativa sobre esta matéria.
XXI Governo Constitucional
Decreto-Lei nº 99/2017, de 18/8 - Introduz alterações à Lei Orgânica do XXI Governo Constitucional.

Sem comentários: