quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Festas de Barrancos 2017 - a tourada do dia 30

Tarde solarenga, com 26ºC, levou muita gente à praça. Os tabuados estavam "compostos". Hoje, dia 30, foi o dia da entrega da festa. A Comissão Nova (pela primeira vez com sete elementos) é apresentada ao público, desfilando à frente da Comissão Velha.
A corrida começou tarde, primeiro porque foi feito o peditório da capa a favor dos bombeiros de Barrancos, depois pela teimosia dum aficionado que, com dois copos a mais,  não percebia que estava a colocar a sua vida em risco. Esta atitude levou, pela primeira vez em muitos anos, à intervenção da GNR na praça que, com o apoio de familiares, retiraram-no para local seguro.
A corrida, propriamente dita, que terminou quase noite (20h15) não teve muitos pormenores relevantes: o primeiro touro, manso, foi difícil de trabalhar. O tércio de banderilhas foi um fracasso, por medo do artista; a finalização não foi melhor. Três ou quatro tentativas, no osso e quase fora do touro. Terminou à quarta.
O segundo touro, igual, também manso. Bem nas banderihas, muito aplaudido, O matador trabalhou muito para conseguir tirar do touro, que não investia, nem se preocupava com o artista. No fim, bem. O animal, os dois, procuraram o canto da sociedade dos ricos para cair. As orelhas estavam justificadas para o segundo, mas não para o primeiro.
Da tarde de hoje, para além da teimosia do aficioanado que a GNR retirou da praça, recordaremos que os toureiros não vestiam o conhecido "traje de luces".

Momentos da corrida do dia 30/08/2017
(ver aqui reportagem completa)
(Fotos e video: eB, 30-08-2017)

Sem comentários: