terça-feira, 29 de agosto de 2017

Festas de Barrancos 2017 - o primeiro encerro (29 agosto)

Às 7h00 estavam 15ºC, com uma probabilidade de chuva de 60%., Depois duma tarde/noite, de chuviscos, a partir das 20h00, todos temos esperança que hoje a chuva dê um descanso. Vamos ver.
Às 7h30, muita gente vem subindo a estrada, em direção à praça, onde já se ouve música e cante.
Às 7h45, na rua da Igreja, os afoitos e menos afoitos, já estão sentados no meio da rua, nas varandas ou a andar de um lado para o outro, muitos de copos na mão.
8h10 - Não se sabe o que passa, mas os cabrestos tardam..
8h15 - O foguete (morteiro) anuncia a chegada dos touros. Os cabrestos estão prestes a subir a rua.
8h20 - Já com os cabrestos na praça, sobe o touro, rápido, mas chegando a embater na grade de uma porta, onde toca na perna (joelho), de quem não consegue entrar. Já na praça, a bravura não o deixa parar, e numa das incursões pelos paus/grades, frente aos encerros,  alguém (espanhol) escorrega, é apanhado e corneado, sem qualquer gravidade. Pelo menos aparente. Sai pelo seu próprio pé, depois de procurar e encontrar um fio e medalha que tinha ao pescoço.
8h55 - O segundo touro foi tão rápido na rua, que o fotografo não teve tempo de tirar fotos. Na praça, esteve mais calmo/parado, mas mesmo assim não deixou de surpreender um jovem que, para não perder o copo da cerveja, "deixou-se" cornear junto ao tabuado dos correios. Desde o primeiro touro, que andava a mostrar-se. Foi puxado pelos companheiros e, ao levantar-se, todos vimos muito sangue na zona do nariz/face. Foi levado pelos bombeiros, para tratamento.
9h10 - Ainda com o segundo touro na praça, começam a cair as primeiras pingas de água, que pouco depois, mal recolhe o animal, se tornam aguaceiros fortes. (há que estar atento à previsão metrológica, que é alterada com muita frequência)
(ver no final a reportagem completa da manhã)
à espera dos touros a rua da igreja
os cabrestos vão para a praça
o encerro do primeiro touro, na rua da Igreja
o primeiro touro na praça, incluindo o momento da colhida
o segundo touro, na praça, vendo ao fundo o momento da colhida
os cabrestos de regresso ao curral, já baixo chuva, de duraria mais de meia hora 
(Veja aqui a reportagem completa)
(Fotos: eB, 29-08-2017)

Sem comentários: