De acordo com as “estatísticas mensais do IEFP”, o número de desempregados de Barrancos inscritos no IEFP passou de 233 (maio) para 194 (junho) - que corresponde a uma diminuição de 16,7% - ou seja, menos 39 inscrições, em 30 dias! Na mesma data, a região Alentejo apresentava 24429 desempregados (eram 26400 em maio).
No caso de Barrancos, dos 194 inscritos no IEFP, 124 são mulheres (quadro 1) - eram 155 em maio. Por grupo etário, a faixa dos 35-54 anos, tem o maior número de inscritos (108, eram 116), seguida dos 25-34 anos, com 34 inscrições (eram 48), o grupo dos menores de 25 anos, tem 11 inscritos (eram 29), enquanto os maiores de 55 anos passou de 40 para 41 desempregados (quadro 2). Por níveis de escolaridade, o ensino secundário apresenta o maior número (68 inscritos), mantendo-se o mesmo número (dois) com habilitações de nível superior (quadro 3).
Recorde-se que, na sequência da divulgação pelo eB do número de desempregados em Barrancos, em maio 2016 (233 inscrições), muitos foram os comentários recebidos, na sua maioria inéditos, e muitas as explicações e teorias para justificar aquele número, que nos parecia irrealista, tendo em conta a população. Agora, nos dados estatísticos de junho, o IEFP regista (corrige?) uma diminuição de 39 inscrições (-16,7% em 30 dias), que continua, na opinião do eB, demasiado elevada para a população ativa de Barrancos.
Trazendo parcialmente a público o comentário de um(a) leitor(a) anónimo(a), "seria interessante que o IEFP pudesse publicar, pelo menos uma vez por ano, as listas de inscrições, com identificação (parcial) dos desempregados". De acordo com este leitor "o problema não está só no envio e devolução dos cartões postais de controlo", com deficiências de tratamento por parte do IEFP, sendo expectável que haja duplicação de inscrições, por não atualização de moradas, ou inscrições não anuladas, como no caso do "desempregado reformado" referido em aditamento à notícia de maio.
Quadro 1 - número de desempregados e distribuição por género
Quadro 2 - desempregados/grupo etário
Quadro 3 - desempregados/nível habilitações literárias