terça-feira, 26 de agosto de 2014

Noite quente nas Piscinas de Barrancos com Concerto da Banda Filarmónica Barranquense

Centenas de pessoas encheram ontem à noite o recinto do bar do Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos,  onde assistiram a um excelente concerto da Banda Filarmónica Barranquense, que estava anunciado como ensaio geral.
.
Numa das noites mais quentes de agosto, o ambiente nas piscinas de  Barrancos aqueceu ainda mais com as marchas tocadas pela banda, algumas das quais, dizia o maestro Roque, "só tinham sido ensaiadas duas ou três vezes", para desculpar algum lapso, que acabou por não acontecer.
.
Como no futebol, havia entre o público muitos "treinadores de bancada", antigos músicos ou com conhecimentos musicais, que neste caso não poupavam elogios ao que estavam a ouvir, confirmando o estado de excelência da Banda de Barrancos donde, ao lado de "velhas glórias" (Zé Domingos e o Mário), predomina a juventude.
vista da banda, com o seu maestro atento aos pormenores
A juventude da banda de Barrancos
Banda Filarmónica Fim-de-Século (XIX) de Barrancos.
Fotos: eB, 25-08-2014

5 comentários:

Anónimo disse...

Só não concordo que tenhamos uma BANDA DE EXCELÊNCIA todo o ano, e que na altura da Fêra permitam ou "convidem" a vinda de músicos de fora para "reforçar" e efectivo.
Permitam-me esta critica, mas não precisamos deste reforço pois com a "prata da casa" estamos muitíssimo bem servidos, com nível e qualidade musical.
Quando entra a banda na praça, percebe-se facilmente quem são estes "forasteiros", as suas fardar são notavelmente diferentes das dos restantes elementos da banda Filarmónica Fim de Século de Barrancos. Sendo autorizada a sua presença/participação, deviam ter uma farda "oficial"!
Boa fêra a todos

Anónimo disse...

Caro anonimo das 09:33 deixe-me que lhe diga que quanto aos forasteiros a que se refere são músicos de outras excelentes bandas que se dispõem a ajudar a nossa banda sem pedirem dinheiro em troca. Concordo que temos um vasto regimento de executantes, mas estes vêm "cobrir" a falta de vários elementos que muitas vezes como se pode constatar nos ensaios e serviços que a banda realiza durante o ano faltam muitas vezes (algumas vezes fazes-se pouco tempo de ensaio por essa razão) então estes músicos vêm de boa vontade ajudar a nossa Banda a que nada lhe falte. Quanto à farda penso que seja um elemento de menor importância pois o que se deve ter em conta é a execução das musicas. Se a prata da casa a que se refere fosse a todos os ensaios não seria necessária a participação de elementos externos.

Inês disse...

caro anónimo,

parece-me bastante corajoso o que escreveu. não me pareceu corajoso, contudo, que a coragem não tenha sobrado para assinar. é uma pena e um contrasenso.

começa por utilizar uma expressão encantadora, os "de fora". do modo como o concelho (e até o país!) anda, poucos serão os "de dentro". penso que as razões que obrigam as pessoas a ir embora sejam mais importantes do que ter pessoas "de fora" a estragar a festa.
a energia da tertúlia seria melhor empregue tentando reconhecer os seus motivos.

as pessoas "de fora" que tocam na banda (e vêm-me logo à cabeça 2 ou 3) podiam lindamente estar descansadas durante os poucos dias que vêm à SUA PRÓPRIA TERRA (desculpe se o incomodo ao dizer que os de fora afinal são de dentro...) e decidem fazer parte da sua festa, pela qual anseiam durante 1 ano (tal como quem é "de dentro"...). Seja o amor à música ou à terra, são duas coisas que são e serão sempre livres e parece-me hediondo que sejam questionadas.
Não me parece que acrescentar pessoas à banda faça algum mal... afinal o cristiano ronaldo também é "de fora" e vem "cá dentro" jogar à selecção... ou não, senhor anónimo? estou enganada?

Quanto à questão das fardas... parece-me tão pequenina que só me resta responder com as palavras de Vasco Santana: chapéus há muitos...

Cumprimentos a todos os barranquenhos (de dentro, fora, do limbo ou simplesmente os que gostam da terra)

Inês Gonçalves, (filha e neta de barranquenhas e nascida em Lisboa, pelo que não sei se sou "de fora" ou "de dentro"...)

Jacinto Saramago disse...

Deixei passar o comentário das 9h33, para que alguém, que não eu, respondesse à altura das tonterias referidas.
Esta resposta chegou pela Inês e, também, à sua maneira pelo comentário das 12h52 ( que por lapso não terá sido assinado).
Este "de fora" são termos que indiciam mentalidade "xenofoba", medo, temor, tacanhez, etc,,,
Venham pois os de fora e que tenhamos todos, incluindo os de dentro, umas Boas Festas, e que haja festeros para 2015.
Cpts.

airesmg disse...

Li o nome e fiquei espantado. Era igual ao da minha filha. Li o comentário e fiquei com a certeza de que era ela. Bem descrito, bem pensado, mas com um erro. Foi referir (só pode ter sido - só pode - por sarcasmo, certo) que teve coragem no que disse. Aquele que se diz de dentro, deve ter o rabo de fora (inveja? )ou anda a fazer currículo para cultivar as diferenças, e desses já temos demasiados. Para não ir mais longe e não citar outros, apenas pergunto se por acaso conheceu o sargento Morais. Não deve ter conhecido! "Manulete, se não sabes tourear para que te mete" AiresMG