sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Barrancos reabilita troço de muralhas do castelo de Noudar em risco de derrocada

Segundo o "Digital.sapo", o município de Barrancos vai investir 490 mil euros na reabilitação de um troço de muralhas, degradado e em risco de derrocada, do castelo de Noudar, monumento nacional e “ex-libris” do concelho, revelou o presidente da câmara.

É um investimento “importantíssimo” numa obra para “reabilitar, consolidar e preservar” o troço nascente/norte das muralhas do castelo, que está “numa situação de degradação muito avançada e [em risco] de derrocada”, disse à agência Lusa Leonel Rodrigues, o novo presidente da Câmara de Barrancos, no distrito de Beja.
(...)


6 comentários:

Anónimo disse...

Agora é que está em risco de derrocada? Há bem mais de 10 anos que as muralhas estão no estado em que estão, a sorte é que não tem chovido muito porque com o peso do terreno molhado já teria caído tudo

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 13h59
Em matéria de património nacional, os tempos são diferentes, e são medidos em décadas!
Agora, depois desta intervenção, outras terão de vir. No castelo, e no acesso ao mesmo!
cpts

romcadur@gmail.com disse...

Tratamos de um onumento Nacional e a CMB tem responsabilidade mas repartida com o Ministério, não conseguimos a nível nacional nem preservar o que temos. Continuo a bater na tecla, de sem acessos condignos não há desenvolvimento. o mesmo para as estradas que mal nos servem.

Jacinto Saramago disse...

Caro Romão
O debate sobre "os acessos", falando claro, "o caminho", até Noudar, dava para um tratado! Começou nos inícios de 80, ainda o castelo não era "municipal" e estamos no final de 2021! Pode ser que, agora, haja fumo branco e assente a poeira do caminho!
Abç

Anonimo disse...

Já não é sem tempo! Mais vale tarde q nunca! A estrada da eira de carrasco também está boa!!!! Culpa dos camiões do lixo principalmente! E o parque empresarial junto as oficinas é para esquecer! Abraço!

Anónimo disse...

Seria realmente importante se pelo menos a autarquia fizesse um esforço para manter o caminho um pouco mais transitável, sabendo que agora estará com mais trânsito de veículos pesados mas está impossível para qualquer veículo ligeiro, tudo indica que dará má fama ao parque de natureza de Noudar pelo seu acesso.