quinta-feira, 14 de outubro de 2021

O "museu da Ruralidade" do tio André Carvalho

Um museu não tem de ser necessariamente, segundo a definição da ICOM*, "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da  sociedade  e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".

Há coleções privadas que, mais ou menos organizadas ou tratadas, são capazes de "conservar, difundir e expor os testemunhos materiais do Homem e do seu entorno", sendo por isso também museus. É o caso do espaço, abaixo, que podemos chamar de "museu da ruralidade" do Tio André Carvalho, sito numa antiga cabana do seu quintal.

É este o museu, que o tio André, que já conhecemos, quer mostrar a Barrancos e ao mundo, através do eB, que serve de veículo.

alfaias, peças e objetos vários tratados e organizados à maneira do "tio André"
(Fotos: JMG, 05-10-2021)

Conselho Internacional de Museus (em inglês: International Council of MuseumsICOM)

3 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha! E eu ali vizinha não sabia.
Muitos parabéns ao "tio André" e ao Jacinto pela divulgação.
A próxima vez vou pedir para visitar.
Fátima

Jacinto Saramago disse...

Cara Fátima
Pois tem de visitar, para conhecer e para agradecer ao tio André a dedicação e o empenho que está a ter em preservar e recuperar as alfaias, hoje em desuso e todos os outros objetos e equipamentos utilizados nos trabalhos do campo.
bjs

romcadur@gmail.com disse...

Muito boa atitude do André, não se podem esquecer pessoas que tem estas ideias e que no fundo contribuem para o conhecimento do que foi essencial e com mérito.
Haja alguém que ajude a organzar e apoiar, porque sem história não teremos memória, de como viverem os nossos antepassados o que e como foi a sua vida e nem como chegamos aqui.
Tenho um gosto especial por estas coisas (velhas), vejo que há aqui material com alguma importância, queira o próprio Museu se assim o entender criar um polo e fazer a recolha de muitas mais peças que há espalhadas por esta vila e que se assim não vão perder-se.