quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

COVID 19 - Caraterização demográfica dos casos confirmados em Barrancos

Numa terra pequena, onde dizem que todos nos conhecemos, não foi fácil fazer a caraterização demográfica dos casos confirmados em Barrancos, desde o início da Pandemia.

Com base nos dados recolhidos pelo eB (gráfico 1), podemos confirmar a prevalência de infeção nos grupos mais jovens, abaixo dos 50 anos, que concentra 44 dos 64 casos confirmados (68% do total), sendo os grupos dos 30-39 anos (com 11 casos) e 40-49 anos (12), os mais atingidos. Outro dado relevante, provavelmente associado a infeção de família nuclear, tem a ver com o elevado número de  casos (13) entre crianças e adolescentes dos 0-19 anos, tantos quantos nos grupos de 60 e mais anos. Quantos aos três óbitos a lamentar, todos em 2021, dois terão ocorrido no grupo dos 80 +, e um no grupo 70-79 anos.

Tal como em Barrancos, a nível nacional (gráfico 2) é também nos grupos etários da "meia idade", com predominância para os 40-49 anos, que se regista o maior numero de casos de infeção, sendo a maior diferença nos dois extremos. Quanto aos óbitos, quer a nível local, Barrancos, quer nacional, o maior número absoluto corresponde ao grupo dos 80+ anos de idade.

Recorde-se, segundo o último reporte da CMB/SMPC, que Barrancos regista 63 casos de infeção provocada pelo SARS-Cov-2. Pelas "contas do eB", serão 64 os casos confirmados (cumulativos). Haverá, aqui, uma diferença de interpretação relativo ao registo de um caso atribuído a "residente, temporariamente ausente", provavelmente fora da contagem oficial. Este exemplo local não será certamente diferente de outros com que as autoridades de saúde são confrontadas diariamente, na hora da atribuição da origem de caso!

Saliente-se, por último, que os 64 casos de infeção confirmados, correspondem a 3,84% da população residente estimada (1640 habitantes segundo a Pordata, 2019).

Gráfico 1: Barrancos
(Elaborado por eB, 16-02-2021)
Gráfico 2 - Portugal
(Fonte: DGS, 16-02-2021)
(mais informação aqui)

2 comentários:

Anónimo disse...

Vamos todos aguardar e esperar que a nossa situação melhore para o bem de todos. Bem hajam

Anónimo disse...

Pois parece que as noticias não são animadoras no caso de Barrancos, devido ao aumento de casos nesta semana. As melhoras para todos. Teremos de aguardar por melhores dias!!!