domingo, 31 de janeiro de 2010

Inês de Borja: Uma barranquenha ilustre do séc. XVII

Conheço um pouco desta mulher desde há cerca de um ano. Um acaso trouxe até mim um pedido de apoio feito por uma investigadora mexicana. A inexistência de mais dados sobre a vida de Inês de Borja, quer em Barrancos quer nos arquivos regionais, leva-me hoje a divulgar este interessante estudo.
Consta que esta mulher, natural de Barrancos, terá sido a precursora da tipografia em Puebla, México, onde terá chegado em meados do séc. … XVII!
Inês Vasques Infante (Borja, por casamento), nome completo desta personagem que tem fascinado a Dr: Mercedes Salomon Salazar, investigadora da Universidade de Puebla, México.
Para a Mercedes Salazar, bibliotecária da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México, investigadora e autora deste estudo, “esta mujer barraqueña ha resultado muy interesante y decididamente fuera del estándar común para esa época.”
Não falta de informação sobre esta nossa ilustre conterrânea, socorro-me do contributo que os leitores e visitantes deste blogue, sempre atentos e interessados, possam acrescentar sobre o assunto.
Um primeiro artigo da Mercedes Salomon Salazar sobre Ines Borja, ou melhor sobre a Dinastia dos Borja, será publicado brevemente, com base na informação extraída dos arquivos mexicanos. A informação, eventualmente recolhida pela publicação desta notícia, será encaminhada para a autora que continua a aprofundar a investigação.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Poços e furos artesanais: esclarecimentos das ARH

Depois de prolongada controvérsia acerca do licenciamento dos poços, furos artesanais e charcas, que obrigou o governo a alterar a legislação, adiando de Maio de 2009 para Maio de 2010 a obrigatoriedade de registo, entendeu a Administração dos Recursos Hídricos do Alentejo realizar duas sessões de esclarecimento:
- Em Beja, no Auditório da Escola Superior Agrária, no dia 02/02/2010, das 10 às 12h30;
- Em Évora, na CCDR, no dia 03/02/2010, das 15 às 17h30.
Chama-se a atenção para o facto de estas sessões constituírem uma oportunidade única para colocar à ARH do Alentejo as inúmeras dúvidas que têm sido suscitadas pelo processo de regularização das utilizações dos recursos hídricos, quer se trate de poços, furos, barragens, charcas, descargas de águas residuais, etc., que no "estado de Barrancos" tem sido objecto de esclarecimento e de alargado debate.
Relembra-se que este período excepcional, que foi estabelecido para a regularização das utilizações já existentes, segundo a legislação actual irá terminar no final do próximo mês de Maio.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Associação dos BVB elege órgãos sociais

Na sequência da aprovação dos novos estatutos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos vai eleger novos Órgãos Sociais.
De acordo com o comunicado do presidente da AG, a apresentação das listas nominais deverá ocorrer até ao próximo dia 30 de Janeiro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O espelho quebrado

Propositadamente ou por acidente, alguém, entre as 17h30-18h45, fez o favor de partir o espelho retrovisor esquerdo do meu automóvel, que estava estacionado, entre os nº 89-91 da rua 1º de Dezembro, Barrancos, sentido poente/nascente. Não se denunciou. Ninguém viu. Negligência? Covardia?

Orçamento de Estado: 600 mil euros para Barrancos

No Orçamento de Estado 2010, ontem apresentado pelo governo, estão contemplados os 600 mil euros para a obra do novo Centro de Saúde de Barrancos.
Recorda-se que o Centro de Saúde ficará instalado na antiga escola nº 2 (Escola do Centenário ou escola de baixo), cedida pelo Município de Barrancos à ARS Alentejo, sendo necessário obras de adaptação e remodelação, que poderão ter início até ao final do primeiro trimestre 2010.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A modernização dos Registos e do Notariado

O Instituto dos Registos e do Notariado tem desenvolvido, nestes últimos anos, um vasto programa de modernização e de mudança de imagem dos seus serviços centrais, regionais e locais.

Em Barrancos, já se notam essas melhorias. No serviço local, para além da modernização tecnológica, registamos com agrado a mudança de imagem! A placa da porta, que dantes era de xisto, passou a ser... de vinil!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) em Barrancos

Talvez não saiba, mas na Escola Básica Integrada de Barrancos funciona o SPO, numa parceria do Município de Barrancos com o Agrupamento escolar:


domingo, 24 de janeiro de 2010

Revista Andalucia en la Historia, com destaque para Barrancos


A  revista "Andalucia en la Historia" (nº 27, de Janeiro 2010), publica um extenso dossier sobre as relações históricas entre a Andaluzia e Portugal, com destaque para os seguintes artigos:

- el floreciente comercio legal e ilegal en la zona fronteriza (de Miguel Ángel Melón Jiménez);
- el negro episodio de la Guerra de Restauración Portuguesa (1640-1668) que arrasó los municipios fronterizos onubenses y sevillanos (de Félix Sancha Soria);
- la emigración de los trabajadores portugueses a las minas, costas y campos andaluces (por Antonio Luis López Martínez);
- la solidaridad portuguesa con los refugiados republicanos en la Guerra Civil (de Dulce Simões); e
- el impacto que tuvo la Revolución de los Claveles (1974) en la prensa y sociedad andaluzas (por Inmaculada Cordero Olivero).

sábado, 23 de janeiro de 2010

Instituto Cervantes presta homenagem ao Povo de Barrancos

O Instituto Cervantes, de Lisboa, presta Homenagem ao Povo Barranquenho, no próximo dia 25 de Março de 2010.
A homenagem, inserida nas jornadas "Lisboa, porto de saída", tem início às 18 horas com a apresentação e projecção do documentário "Os refugiados de Barrancos".
No final da projecção haverá lugar a uma mesa redonda, com a participação de Ángel Hernández, realizador; António Pica Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, Fernando Rosas, historiador e Eliseu Seixas Aguiar.
A iniciativa do Instituto Cervantes, pretende prestar “homenagem a pessoas solidárias que arriscaram vida e carreira profissional para ajudar os seus semelhantes em época de guerra”. (...)
"Da Guerra Civil espanhola, a homenagem é para a acção humanitária realizada pelos habitantes da vila de Barrancos, situada no distrito de Beja e, muito especialmente, pelo Tenente da GNR António Augusto de Seixas.”

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Festival RTP da Canção 2010 com participação barranquenha

No Festival RTP da Canção estará presente um pouco de Barrancos.
A canção que vai ser interpretada pela Nucha, chamada “Chuva”, foi escrita pelo Nuno Valério*.


Para poder estar no Festival RTP da Canção 2010, tem que ser uma das 24 canções mais votadas, das 30 que estão online.


Caros leitores e visitantes, vamos votar. Para isso basta clicar em site ouvir a canção e ... votar.

Força Nuno, o estado de Barrancos está contigo.

o Nuno Valério é filho da Charo e do Agostinho Valério, antigo tesoureiro da fazenda pública de Barrancos.

Banco de Medicamentos de Barrancos

O Banco de Medicamentos de Barrancos, é um programa social criado pelo Município de Barrancos, em janeiro de 1983, que tem por objectivo comparticipar a aquisição de medicamentos dos reformados e pensionistas, de menores recursos económicos, residentes na Vila de Barrancos.
O pagamento da comparticipação, efectuada mensalmente, tem como base os escalões de rendimento e obedecem ao estabelecido no Regulamento municipal.

O Banco de Medicamentos de Barrancos, criado em 1983 e reformulado em 1999, no âmbito do Programa de Luta Contra a Pobreza  "Barrancos, Horizonte Amigo",  tem sido gerido pelo projecto Amigo (1999-2002), pelo Lar Nossa Senhora da Conceição (2003-2005), pela Associação Humanitária dos BVB (2006-2007) e, desde Janeiro de 2008, pela Associação de Reformados de Barrancos. Nos primeiros 15-16 anos, o Banco de Medicamentos foi gerido pela Comissão de Reformados de Barrancos, cujos membros eram eleitos bianualmente, entre os reformados, pensionistas e idosos de Barrancos.

Para informação complementar, deverão os interessados consultar a entidade gestora: Associação de Reformados de Barrancos, com sede na Rua 1º de Dezembro, Cave PT, em Barrancos, telefone 285 958 403, mail ar.barrancos@gmail.com .

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cogumelos de Barrancos


Já há cogumelos? Depois de mais de um mês de chuva, da terra começam a surgir os primeiros cogumelos da temporada 2010.

Associação Humanitária dos BVB - celebrou 30 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos celebrou no passado dia 10, o seu 30º aniversário.
Parabéns, ainda que um pouco tarde!
Para completar a informação, considerei importante publicar a "Galeria" dos presidentes da direcção da AH-BVB, desde a fundação:
Nomes (Anos do mandato)
1º - Clemente Pires Marques (1980 a 1982)
2º - Francisco Lopes Bergano  (1983 a 1989)
3º - Félix Caeiro Mira (1990 a 1995)
4º - Agostinho Peres Valério (1996 a 2001)
5º - Carlos Caçador Durão (2002 a 2004)
6º - Agostinho Peres Valério (2004 a 2006)
7º - Emílio Carvalho Domingues (2006 - actual)
Bem sei que os Corpos Sociais são constituídos por vários associados, e todos merecem igual destaque mas, atendendo à importância do cargo e à falta de informação, que não solicitei, entendi publicar apenas a listagem dos principais "responsáveis" pela máquina administrativa e financeira da associação, nestes primeiros 30 anos de vida.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A nova pastelaria

A vila de Barrancos vai dispôr, brevemente, de um novo estabelecimento de bebidas. 
"A margarida", é o  nome da pastelaria que ficará instalada no nº 19 dum prédio da Rua das Forças Armadas, bem no centro da Vila. (Imagem/logotipo não oficial)
Força, Margarida! Não esqueças a nossa doçaria tradicional. Um dos primeiros bolos de páscoa será meu.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Castelo de Noudar - fortaleza Medieval

Ocupando uma plataforma xistosa situada entre as ribeiras do Ardila e do Múrtega, a vila de Noudar é definida por um recinto amuralhado com aproximadamente 12000 metros quadrados de área. Assente na coroa rochosa situada a 275 metros acima do nível do mar, quinhentos metros de perímetro delimitam este castelo com um pano de muralha com quase sete metros de altura média.
Com uma ocupação humana desde, pelo menos, o Calcolítico Antigo, parece-nos existirem duas justificações que marcam a longa continuidade de povoamento deste arqueosítio.
Uma primeira, ligada à exploração das potencialidades mineralíferas da região de gado, valorizada pela existência de duas linhas de água de importantes recursos, como são o Ardila e o Múrtega, que terminará à volta do século XI/XII, com a construção de uma estrutura militar islâmica.
Uma Segunda justificação, que terá a sua génese no reinado de D. Dinis em finais do século XIII, parece-nos relacionada com a demarcação da fronteira entre Portugal e o seu reino vizinho.
É neste contexto histórico-arqueológico que Noudar se mantém habitada até meados do século XVIII, altura em que é definitivamente abandonada. Ali ficaram as estruturas arqueológicas de uma fortaleza militar que se vê votada ao esquecimento durante mais centena de anos, só recebendo na década de oitenta as merecidas obras de restauro da sua muralha e do espaço infra-muralhas.

Castelo de Noudar
.
Desses vestígios, e para além dos cerca de 12000 metros quadrados de área amuralhada, registe-se a imponência da Torre de Menagem do castelo, a igreja de Nossa Senhora do Desterro, também chamada de Entre-Ambas-As-Águas, algumas habitações do século XVIII e um conjunto importante de infra-estruturas de apoio às populações da vila: cisternas, poços, e fornos de pão.
Vista da Torre de Menagem e Capela de Nª Srª de Entre-as-Águas

Hoje, Noudar é o grande ex-líbris do município de Barrancos, semi-abandonado, de 168 quilómetros quadrados de azinheiras, aqui e ali pontilhada com imponentes "fincas" resquício do sistema económico agrário que marcou a região até ao último quartel do século passado.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Barrancos: Espaços culturais e turísticos

Em Barrancos existem vários espaços ou instalações culturais que vale a pena visitar. Para o efeito, caso esteja interessado em saber mais ou fazer uma visita, abaixo se indicam os locais, com a indicação do horário de funcionamento ou de visitas:

MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA E ETNOGRAFIA DE BARRANCOS
Local: Rua Duque de Cadaval – Barrancos
Contactos:
Telef: 285 950 649 – Mail: cmb.museu@cm-barrancos.pt

Horário de visitas:
PERÍODO DE INVERNO (1 de Outubro a 31 de Março)
Dias úteis: Manhã – das 10h00 às 12h00; Tarde – das 13h00 às 16h00
Sábados, Domingos e Feriados: das 13h00 às 16h00

PERÍODO DE VERÃO (1 de Abril a 30 de Setembro)
Dias úteis: Manhã – das 10h00 às 12h00; Tarde – das 13h30 às 17h00
Sábados, Domingos e Feriados: das 13h30 às 17h00

Nota: O Museu encerra ao público à segunda-feira. No caso de feriado à segunda-feira, o encerramento semanal passa para a terça-feira

BIBLIOTECA DE BARRANCOS
Local: Rua de Angola (Edifício da EBI – 1ª andar)
Contactos:
Telef: 285 950 650 – Mail: cmb.biblioteca@cm-barrancos.pt ou biblioteca.barrancos@gmail.com

Horário de funcionamento: Dias úteis:
Durante o ano lectivo: Das 8h00 às 18h30
Em período de férias escolares: Das 9 às 12h00 e das 13h30 às 17h30

CASTELO DE NOUDAR
Local: Parque Natureza de Noudar
Contactos:
Telef. Geral: 285 950 650
Tmv. Guardas: 966 718 572 (Sr. Carlos Caçador) ou 963 664 648 (Sr. António Reganha)

Horário de visitas:
PERÍODO DE INVERNO (1 de Outubro a 31 de Março) - das 10h00 às 16h30
PERÍODO DE VERÃO (1 de Abril a 30 de Setembro) - das 10h00 às 17h30

Nota:
1 - Encerra à segunda-feira.
2 - Para grupos/excursões programadas, aconselha-se o contacto prévio com o guarda do Castelo.

POSTO DE TURISMO DE BARRANCOS
Local: Rua 1º de Dezembro
Contactos: Telef. 285 950 641 ou 285 950 630 – Mail: cmb.turismo@cm-barrancos.pt

Horário de funcionamento:
PERÍODO DE INVERNO (1 de Outubro a 31 de Março)
Manhã – das 10h00 às 13h00
Tarde – das 14h00 às 17h00

PERÍODO DE VERÃO (1 de Abril a 30 de Setembro)
Manhã – das 10h00 às 13h00
Tarde – das 14h00 às 18h00

JARDIM DO MIRADOURO
Local: Rua 1º de Dezembro
Telef. 285 950 630 – Mail: cmb.dosu@cm-barrancos.pt


Horário de funcionamento:
PERÍODO DE INVERNO (1 de Outubro a 31 de Março): Todos os dias das 09h00 às 20h00
PERÍODO DE VERÃO (1 de Abril a 30 de Setembro): Todos os dias das 08h30 às 24h00

domingo, 17 de janeiro de 2010

Clube de Caçadores de Barrancos reune assembleia Geral

Clube Desportivo de Caça – Caçadores de Barrancos

Convocatória

          Convocam-se, por este meio, todos os associados deste Clube, para uma Assembleia-geral Ordinária a realizar no dia 22 de Janeiro de 2010, com início às 21h00, na Sociedade Recreativa Artística Barranquense, com a seguinte

Ordem de Trabalhos

          1 – Aprovação do Relatório e Contas referente ao período de Maio a Dezembro 2009
          2 – Apresentação de propostas para Campo de Treino na Zona das Bruxas
          3 – Apresentação aos sócios de várias situações ocorridas nas jornadas de Caça Geral

          Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios regulamentar, a AG funcionará meia hora mais tarde, com qualquer número de associados presente.

Em 6 de Janeiro de 2010 - O Presidente da MAG: ass) ilegível

sábado, 16 de janeiro de 2010

Alegre, candidato.

Porra, até que enfim alguém dá um murro na mesa e se dispõe a combater este estado de madorna que atravessa o País de Sócrates/Cavaco e Compª!

Força, Alegre. Três anos passados, ainda estamos a tempo de recuperar a visão romantica e poética de gestão da res pública. Agora mais do que nunca!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Decisões da CMB: Reunião de 13 de Janeiro

A câmara municipal de Barrancos, reunida nos Paços do Município em 13 de Janeiro de 2010, resolveu o seguinte:

1 – Aprovar a acta da reunião ordinária de 22/12/2009
2 – Apreciar os pagamentos autorizados e pagos no período de 21/12 a 12/01/2010
3 – Apreciar a informação do presidente e dos vereadores
4 – Ratificar o despacho sobre o funcionamento excepcional dos horários dos estabelecimentos de restauração e bebidas, no período de Natal e Ano Novo
5 – Autorizar o encerramento de duas contas bancárias de projectos do QCA
6 – Autorizar a criação/sinalização da Rota Turística Transnacional (GR 48) Encinasola/Barrancos, apresentado por uma associação de Aracena.
7 – Autorizar a revisão da deliberação nº 184/CM/2009, de 25/11 e a anulação da concessão de uma bolsa de estudo.
8 – Autorizar o pagamento ao Agrupamento de Escolas de Barrancos, da comparticipação das refeições escolares da educação pré-escolar e artigos de papelaria utilizados na CAF/Prolongamento, relativos ao ano lectivo 2008/2009
9 – Autorizar o pagamento à Sociedade Filarmónica Barranquense, dos honorários devidos pelas AEC de Ensino da Música (Setembro/Outubro 2009/2010
10 – Aprovar a proposta sobre as receitas de cobrança virtual relativa ao fornecimento de água/saneamento
11 – Autorizar o pagamento ao Agrupamento de Escolas de Barrancos, da comparticipação municipal do Plano Nacional de Leitura, relativos aos anos 2009 e 2010
12 – Ratificar o despacho sobre a designação de juiz auxiliar e seu substituto nos processos de execução fiscal
13 – Aprovar a constituição de fundo de maneio para o ano 2010
14 – Aprovar as propostas de abertura de procedimento concursal para contratação de pessoal a tempo determinado e indeterminado, constante no Mapa de Pessoal 2010
15 – Aprovar o Regulamento do Banco de Medicamentos (BM) e a minuta do contrato-programa a celebrar com a Associação de Reformados de Barrancos, para gestão do BM.
16 – Aprovar a minuta do protocolo de colaboração a celebrar com a ABpD no âmbito do programa AGIR.
17 – Aprovar o Proc. de obras nº 27/2009 de Carlos Francisco Rodrigues Garcia

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Barrancos: temporal causa prejuízos de 650 mil euros em Barrancos

1 - Com o devido respeito, transcreve-se na íntegra a noticia divulgada on line no jornal Correio da Manhã:

"O mau tempo que atingiu Portugal nos últimos dias provocou danos materiais graves no concelho de Barrancos, no Alentejo, no valor de 650 mil euros. As fortes chuvas que se fizeram sentir destruíram pavimentos das faixas de circulação, caminhos municipais e rurais e causaram problemas de infiltração em muitos edifícios públicos, nomeadamente no Cine-teatro.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno, apelou ao apoio governamenteal para resolver aquilo que ele considera uma situação urgente, sublinhando que é muito importante o “apoio das entidades competentes do Estado para enfrentar” as consequências do temporal.

Os trabalhos de reparação já estão em curso, mas têm sido dificultados pela chuva que continua a fustigar o país. António Tereno defende que, com os deslizamentos de terras e o “desabamento de muros de suporte de terras e delimitação de propriedades”, a principal preocupação é a de reconstruir os muros para evitar “mais derrocadas e o agravamento dos danos causados". "

2 - Quase 30 dias de chuva intensa, praticamente ininterrupta, acompanhada de fortes rajadas de vento, como esta noite, têm provocado também danos e prejuízos em centenas de habitações. Consta, talvez sem exagero, que não há casa em Barrancos que não tenha goteras, faltem telhas ou estejam à espera de pedreiros...

A Memória Histórica: Huida e refugio em Barrancos

A respeito da recuperação da Memória Histórica (Espanha), aqui fica mais um notável registo acerca dos Refugiados de Barrancos, resultante do projecto do grupo de trabalho de Davinia Roman, que esteve em Barrancos em 2009.





terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Adega de Barrancos


A Adega de Barrancos: Novidades para 2010

Castelo de Noudar Rosé 2009 (Primavera 2010)
Castelo De Noudar Tinto 2009 (Festas de Agosto 2010)
Castelo de Noudar - Reserva Particular - 2009 (Natal 2010)

Venha rápido esse Rosé 2009! Vamos preparando o paladar.

A toponímia da Vila de Barrancos

Para que possamos conhecer um pouco mais da nossa História local, abaixo publico a listagem das ruas da Vila de Barrancos, aparecendo em primeiro lugar (maiúsculas) a actual designação oficial, seguida dos nomes pelos quais já foram/são conhecidas e/ou designadas:

RUA DA IGREJA – Rua da Igreja
RUA CÓNEGO DE ALMEIDA – Rua do Meio e Rua do Grémio
RUA DE S. SEBASTIÃO - Rua de S. Sebastião e Rua da Farmácia (onde, nas primeiras décadas dos anos XX existiu a ”Pharmácia Reganha”
RUA DA CRUZ – Rua da Cruz
TRAVESSA DA PREGUIÇOSA – Travessa da Preguiçosa e lugar da Preguiçosa
RUA DE SÃO BENTO – Rua de São Bento
LARGO DE SÃO SEBASTIÃO – Largo de São Sebastião ou Alto Sano
TRAV. (Largo S. Sebastião/R. Forças Armadas) – Travessa de Tio Cuba e Travessa de Quebra-culo;
RUA SÃO JOÃO DE DEUS – Rua do Porto Chibato, Travessa do Porto Chibato e Rua do Borralho;
PRAÇA DO MUNICÍPIO – Praça do Mercado e Praça Pequena
PRAÇA DA LIBERDADE – Praça Dr. Oliveira Salazar, Largo da Praça ou Praça Grande;
RUA 1.º DE MAIO – Rua Dr. Teotónio Pereira e Rua do Pocito
RUA DA BOAVISTA – Rua da Boavista
RUA JERÓNIMO VASQUEZ – Travessa da Boavista
TRAVESSA DA PARREIRA – Travessa da Parreira
RUA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Rua das Bicas e Rua da Ladeira
RUA D. MARIA DAS DORES FIALHO GARCIA – Rua da Parreira e Rua da Comenda
RUA DUQUE DE CADAVAL – Rua do Arco e Rua da Fábrica
TRAVESSA DO ARCO – Rua do Arco
RUA LUÍS DE CAMÕES – Rua do Cantinho
TRAVESSA DO POÇO VELHO – Travessa do Poço Velho
RUA DONA BELLA PULIDO – Rua da Estalagem
RUA DR. FILIPE DE FIGUEIREDO – Rua da Comenda
RUA DO POÇO NOVO – Rua do Poço Novo
RUA NOVA – Rua Nova do Matadouro
RUA DR. MENDES RIBEIRO – Rua do Poço Velho
RUA DO PASSEIO – Passeio e Sítio do Passeio
RUA DAS FORÇAS ARMADAS – Rua 28 de Maio e Rua de Encinasola
LARGO DE MONTES CLAROS – Largo de Montes Claros
RUA DA SENTINELA – Rua da Sentinela
RUA DE NOUDAR – Travessa da Estrada, Rua de Encinasola e Rua de Montes Claros
RUA 1.º DE DEZEMBRO – Rua da Estrada
BECO DO MIRADOURO – Beco da Estrada
RUA DO PINHÃO – Sítio do Pinhão e Travessa da Sentinela
RUA DE ENCINASOLA – Rua do Baldio e Rua Nova do Baldio
RUA DE ESPANHA – Rua de Franco
BAIRRO DA GUARDA FISCAL – Baldio
BAIRRO DA FLORESTA – Baldio
(CERRO DA TIA MACACA) – lugar/casas sitas no prolongamento do Bairro da Guarda-fiscal (sem designação oficial)
RUA NOVA DO BALDIO – Rua Nova do Baldio
RUA DO LIDADOR – travessa do baldio e travessa da rua Nova do Baldio
RUA DO QUILIGRITO - Rua do Lidador (parte)
RUA DA AMARELEJA – Baldio
RUA DO CERRO – Rua do Cerro e Rua do Outeiro
RUA DE ANGOLA – Travessa da Rua Nova do Cerro e Rua da Adua
ADUA – zona entre a actual rua Duque de Cadaval e o Jardim-de-infância (sem designação oficial);
BAIRRO DO FERRAGIAL DA RUA DE ANGOLA – Bairro dos Espanhóis e Sítio da Agarrocha
RUA 25 DE ABRIL – Rua de Goa e Rua Nova do Cerro
RUA VASCO DA GAMA – Rua do Cerro
RUA DE SANTO ANTÓNIO – Travessa do Cerro
RUA DR. LEITE DE VASCONCELOS – Rua Alta do Cerro e Caminho do Cerro
RUA DE TIMOR – Sítio do Cerro
RUA INFANTE D. HENRIQUE – Rua do Pocito e Travessa do Pocito
RUA DE MOÇAMBIQUE – Rua do Quartel, Rua da Papelada e Rua do Bairro
RUA DR. HIGÍNO DE SOUSA – Rua Nova do Pocito e Rua do Pocito
BAIRRO DA ADUA – Sítio da Agarrocha e Bairro das Canas
RUA DO LAGAR – Rua da Cooperativa, Rua da Fábrica e parte da Rua Duque de Cadaval

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Saúde: marcação de consultas on line

De acordo com o site do Ministério da Saúde (ACSS), "a marcação de consultas online entrou hoje em funcionamento em todos os centros de saúde do país, após uma fase piloto na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e ARS Centro".


Para poder marcar a consulta no Centro de Saúde, deverá proceder ao seu registo no site ACSS e seguir as instruções. Se tiver sorte, por que a plataforma e-agenda criada para o efeito tem estado avariada durante o dia de hoje, poderá marcar a sua consulta no centro de Saúde de Barrancos, a partir de casa.

sábado, 9 de janeiro de 2010

A discoteca Parra de Barrancos: Imagens para recordar.

A Parra e a Talisca foram dois locais de culto de Barrancos e a escola que "formou" as gerações desde  65 a 80 do Séc. XX. (17/03/2007).
Para os nostálgicos da Discoteca Parra, inaugrada em 1 de julho de 1983  e são muitos com toda a certeza, pelo número de comentários que recebo a falar deste local -, aqui ficam algumas imagens captadas ontem, onde se pode observar que, apesar da passagem dos anos, o  espaço continua praticamente como estava há 16 anos, quando abriu pela última vez nas Festas de 1994.
A Parra - a porta, por onde tudo entrava...
O balcão..., quem não bebeu daqueles doseadores?
Os bancos, a bola, a cabine de som... (imaginem que lá estaria a dar música...)
O arco... o local de observação e de convívio...
A pista. Quem não pisou aqueles mosaicos?
Ao ver as fotografias, certamente foram buscar à memória algumas daquelas pessoas que passaram por este espaço e "fizeram a casa": o tio Zé Pinto, sempre atarefado, a entrar e a sair;  a servir no balcão, juntamente com o Zé Gavino; o Pires, bilheteiro; o João de porteiro; o/a disco-jokei, primeiro o Catarino, depois a Xica,..; o Domingos Xiri, com a lanterna à procura dos copos debaixo dos bancos...;
Barrancos precisa novamente dum espaço como a Parra. A boa notícia é que a família do Tio Zé Pinto está disposta a arrendar ou trespassar o local que, com algumas pequenas obras de melhoria, estaria em condições de reabrir como bar (com sala de dança) num curto espaço de tempo.
Se estiver interessados poderá contactar o Sr. António Carlos, Tmv 93 620 3316.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Imóveis à venda em Barrancos

No passado dia 1 de Novembro, foi aqui publicado um post publicitando a venda de casas em Barrancos. Desde essa data, foram várias as pessoas a questionarem-me para saber se estava interessado em divulgar outras casas. Expliquei que, não sendo esse o objectivo do blogue e desde que o mesmo não seja confundido com uma agência imobiliária, estaria sempre disponível para colaborar na divulgação dos prédios, urbanos ou rústicos, que sejam colocados à venda.

Nesse sentido, aqui são hoje divulgados, graciosamente, as fotos de mais três prédios urbanos, que a família do tio Zé Pinto colocou à venda:

Ref. 1
Local: Rua da Igreja - Poço da Biquinha.
Tipologia: Garagem
Preço: € 12 mil.
Contacto: António Carlos, Tmv 93 620 33 16



Garagem: Alçado frontal



Garagem: alçado lateral esquerdo



Garagem: Pormenor da localização

.
Ref. 2
Local: Rua da Parra
Tipologia: Prédio de habitação T3, composto de r/c e 1º andar, parcialmente construído.
Preço: a combinar
Contacto: António Carlos, Tmv 93 620 3316



R da Parra, Alçado principal



R da Parra, pormenor do interior



R da Parra, pormenor do WC



R da Parra, pormenor do interior
.

Ref. 3
Local: Travessa da Preguiçosa
Tipologia: Moradia de habitação (T1), recentemente remodelada, com cave.
Preço: a combinar
Contacto: António Carlos, Tmv 93 620 3316


T Preguiçosa - alçado principal



T Preguiçosa - alçado lateral e pormenor da cave


T Preguiçosa - pormenor da cozinha



T Preguiçosa - pormenor da sala de estar



T Preguiçosa - pormenor do interior


T Preguiçosa - pormenor do interior


T Preguiçosa - pormenor da chaminé



T Preguiçosa - paisagem vista da janela do quarto

Lar de Barrancos agradece contribuição Natalícia

O Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos divulgou publicamente um agradecimento pela adesão e contribuição recebida na campanha de angariação de fundos e géneros alimentares, que decorreu no passado mês de Dezembro:




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A santinha de Barrancos

Há 20 ou 30 anos, talvez mais ou talvez menos, a Santinha da estrada, constituiu um local privilegiado para passeio da juventude barranquenha. Aos fins-de-semana ou feriados, quando não havia bares ou cafés e as matinés da Casa do Povo enchiam, era frequente "ir dar um passêo à santinha"


Imagem do Nicho da Santinha na EN 258, junto à entrada do Parque Empresarial
.
E já agora, caro leitor, permita-me uma inter-acção ou um desafio: Também foi passear à "santinha"?


A toponímia de Barrancos

Certamente não sabe ou não se lembra, dos nomes pelos quais já foram conhecidas ou designadas as ruas da Vila de Barrancos.

Alguém sabe onde fica a rua de Quabraculo (ou quebracú)? E A rua da Estalagem? A rua da Papelada, talvez saiba! A rua do Meio, esta sabe de certeza! A rua do Borralho, onde fica? Pelo Cerro de João Ramos, deve ter passado recentemente…

As estórias da história das alterações da toponímia de Barrancos, que constituem o resultado da evolução social e política da nossa Terra, será brevemente publicada neste espaço.

Livro do mês na Biblioteca de Barrancos


Sociedade Recreativa Artística de Barrancos reune a Assembleia Geral

"SOCIEDADE RECREATIVA ARTÍSTICA BARRANQUENSE


CONVOCATÓRIA

Convocam-se, por este meio, todos os associados para reunirem em assembleia-geral ordinária a realizar no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 21:00 horas, no salão da SRAB, com a seguinte

Ordem de trabalhos

1 - Apreciação e eventual aprovação das contas de 2009;
2 - Eleição dos membros dos órgãos sociais para o ano de 2010.

Se à hora marcada não se encontrarem presentes o número de Sócios necessários a assembleia terá inicio, meia hora depois, com qualquer número de sócios.

Barrancos, 29 de Dezembro de 2009


O presidente da mesa assembleia-geral,
Ass) Assinatura ilegível"

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Parque Empresarial de Barrancos

O Parque Empresarial de Barrancos (PEB) está praticamente concluído. O PEB, com uma área bruta de construção de 32.978,6 m2, é constituído por 34 lotes, dos quais nove são destinados à agro-industria, 23 a outras actividades e dois a equipamentos colectivos.
O PEB contará com diversos serviços comuns e equipamentos de apoio. Haverá, ainda, um espaço reservado para a criação do Centro de Estudos do Presunto de Barrancos e o Centro de Desenvolvimento de Iniciativas Empresariais (CDIE), este vocacionado para o apoio ao investidor, facilitando a sua integração empresarial desde a fase de projecto até à maturidade do empreendimento/unidade empresarial.
Os interessados na aquisição de lotes podem consultar o regulamento que está disponível no site da CMB.
Parque Empresarial de Barrancos (Janeiro 2010)
Parque Empresarial de Barrancos - vista Norte (Janeiro 2010)

Pormenor do PEB - vista Sul (Janeiro 2010)
Parque Empresarial de Barrancos

Planta - Pormenor de Lotes e espaços verdes
Placa Informativa do financiamento


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O contador, descontrolado: esclarecimento.

Como devem ter reparado, o contador de visitantes "saltou" rapidamente para números superiores a 200 mil. Está errado.

Um lamentável erro - "falha informática" -, que não tenho conseguido reparar (ocorrido na mudança de contador), provocou este salto numérico que se encontra visível. Vale-me, pelo menos por enquanto, que o contador antigo continua a funcionar e a contar os visitantes, mas não consegue ser visualizado no blogue.

A transparência e as expectativas criadas nos leitores/visitantes na procura de informação e notícias sobre a nossa Terra, obrigam-me a esta pública informação.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mel de Barrancos

O Presunto de Barrancos DOP é, certamente, o produto barranquenho mais conhecido a nível mundial, tendo sido recentemente integrado na lista da excelência alimentar da Europa, pelo Atlas Mundial Qualigeo-Atlas.

Para além do Presunto,  outros produtos agro-alimentares são produzidos em Barrancos,  merecedores de serem divulgados neste espaço:

- a doçaria tradional, já aqui mostrada, produzida nas duas padarias locais;
- os queijos de cabra (e de ovelha!), produzidos nesta época do ano, por meia dúzia de pequenos produtores;
- as azeitonas machacadas, retalhadas e conserva: que podem ser adquiridas nalgumas casas locais;
- o mel de Barrancos, com alguma notoriedade e muito procurado pelos turistas que nos visitam, junto de dois apicultores locais.


À Casa Cantare, ou melhor, à apicultora D. Maria Domingas Garcia Cavaco, foi adquirido o mel da foto, um dos últimos da sua pequena produção de 2009.





Esperamos que tenha sobrado algum frasco para mostra na expoBARRANCOS 2010!



domingo, 3 de janeiro de 2010

Câmara de Barrancos adopta Plano de Gestão de Riscos Contra a Corrupção

O Município de Barrancos, em cumprimento da Recomendação de 01/07/2009 do Conselho de Prevenção da Corrupção, que funciona junto do Tribunal de Contas, adoptou, por deliberação de 22/12/2009, o Plano de Gestão de Riscos e de Corrupção e Infracções Conexas.

O Plano de gestão de riscos aplica-se, de forma genérica, aos membros dos órgãos municipais, ao pessoal dirigente e a todos os trabalhadores e colaboradores do Município bem como a todas as áreas de intervenção e competência do Município de Barrancos.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Caminhada nocturna no Parque Natureza de Noudar

Pela beleza das imagens, em especial do PNN/Noudar, publica-se em baixo o vídeo da Tow relacionado com evento realizado em 17-18 de Outubro de 2009.

"Uma caminhada nocturna pela Herdade da Coitadinha e uma ceia ao luar no Castelo Encantado de Noudar, seguidos de um almoço de degustação e de um cruzeiro nas águas do Grande Lago (Alqueva), sempre em busca da Luz e dos ensinamentos da Moura Encantada... Porque este País extraordinário é Portugal!"

Encontros desportivos para os próximos dias em Barrancos (Actualizado em 04/01/2010)

1ª Divisão Distrital Futebol 11 (Sénior):
No Estádio Municipal de Barrancos, este domingo, dia 3, às 15h00, um jogo a não perder entre os 9º classificados, com a mesma pontuação (12 pontos):
Barrancos FC vs Aldenovense
(Resultado: 4 - 1, grande vitória do BFC!)

1ª Divisão Distrital Futsal (Sénior)
No pavilhão Paulo Guerra, dia 9, sábado, às 19h00:
Barrancos FS vs GDC Alcoforado

Campeonato Distrital Futebol 7 - Série A (Juniores D)
No Estádio Municipal de Barrancos, dia 9, sábado, às 11h00:
Barrancos FC vs Serpa

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O regresso à Forja... e ao Paçêu

Nesta primeira noite do ano, o dia 31 não conta, regressei a um local que não visitava há quase 10 anos! O Bar a Forja, em Barrancos (R. Higino de Sousa, 4). Está como estava: as camilhas, com braseira; o ambiente acolhedor e familiar. De diferente, o LCD que substituiu a velhinha TV!
.


 Bar a Forja, Barrancos

Na ronda da noite* não podia faltar uma ida ao Paçeu (R. D. Mª Dores F. Garcia, 22). Mais um café e um moscatel, misturado com um "jogo" de snooker da Marta e do Diogo, responsáveis por este desvio nocturno, numa descoberta de novos lugares,... que ainda não podem frequentar.


Bar o Paçeu, Barrancos

Como as noites estão frias, faltou o Top (R. Cerro, 3 - foto 3). Fica para a próxima.


Bar o TOP, Barrancos
.

* Nada tem nada a ver com o assunto, mas fui roubar o termo ao título dum livro de Agustina Bessa Luis, que recomendo para leitura em 2010. "A Ronda da Noite", Editora Guimarães, 2006.


Mina de Minancos, Barrancos

A Mina de Minancos, situada a cerca de 1 km da Vila de Barrancos, encontra-se inactiva desde inícios do Séc. XX (1932?), por esgotamento do minério ou por diminuição da procura de ferro, cobre, prata e algum ouro, entre outros minerais não nobres. Desta Mina consta que  foram extraídos 1187 toneladas de minério entre 1885 e 1932 (?), data dos últimos registos.

Da mina, cujas casas estão praticamente destruídas - os últimos moradores abandonaram as habitações entre 1968-1973 -, onde os poços serviram de depósito de lixo (RSU) até há cerca de 10 anos, não resta praticamente nada, a não ser a memória...
.
Sequência de fotos, tiradas hoje, que mostra o que resta da mina de Minancos, Barrancos:









.
Tanques de lavagem de minério


.
Placa e cruz sobre o poço onde caiu, em Novembro de 1966, "António Fernandes Burgos", um dos últimos moradores da Mina, cujo corpo "não foi possível recolher":




.

.
Link úteis com informação sobre a Mina de Minancos: