sábado, 23 de janeiro de 2010

Instituto Cervantes presta homenagem ao Povo de Barrancos

O Instituto Cervantes, de Lisboa, presta Homenagem ao Povo Barranquenho, no próximo dia 25 de Março de 2010.
A homenagem, inserida nas jornadas "Lisboa, porto de saída", tem início às 18 horas com a apresentação e projecção do documentário "Os refugiados de Barrancos".
No final da projecção haverá lugar a uma mesa redonda, com a participação de Ángel Hernández, realizador; António Pica Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, Fernando Rosas, historiador e Eliseu Seixas Aguiar.
A iniciativa do Instituto Cervantes, pretende prestar “homenagem a pessoas solidárias que arriscaram vida e carreira profissional para ajudar os seus semelhantes em época de guerra”. (...)
"Da Guerra Civil espanhola, a homenagem é para a acção humanitária realizada pelos habitantes da vila de Barrancos, situada no distrito de Beja e, muito especialmente, pelo Tenente da GNR António Augusto de Seixas.”

7 comentários:

IANTT disse...

Hay un libro "Barrancos en la encrucijada de la guerra civil española" publicado en portugues y otra edicion en español, el autor es la antropologa portuguesa Maria Dulce Antunes Simoes en colaboracion con Gentil de Valadares (hijo del teniente Xeixas)y Francisco Espinosa.
El documntal que se va a proyectar "Los refugiados de Barrancos" es de producciones Morrimer.
Parece que la informacion que dio origen a este estudio es de Paulo Barriga, quien en 1999 publico en los Cadernos do Museo nº 2 "Campos de Concentracao o Envolvimento Portugues na Guerra Civil de Espanha, publicado por la Camara Municial,de Barrancos.
Parece que además de la figura del Teniente Xeixas hay que destacar la del canónigo Alfredo Augusto de Almeida,el médico D.Antonio Fernandez, y en general aTODO EL PUEBLO DE BARRANCOS. Gracias

romcadur@gmail.com disse...

Penso que a sessão a que o Jacinto se refere será no I. Cervante em Lisaboa?
Caso não seja p.f. informa
Obrigado

Anónimo disse...

Jacinto, onde é possivel adquirir ou ver um filme/documentário que foi feito sobre Barrancos e a Guerra Civil de Espanha não sei ao certo o nome?

Jacinto Saramago disse...

Caro Romão, a sessão decorre na sede do Instituto Cervantes, em Lisboa, que fica na Rua de Sta Marta, frente ao hospital com o mesmo nome

Cpts.
Jacinto Saramago

Jacinto Saramago disse...

Caro/a Anóni/a da 1:16: O ocumentário "Os refugiados de Barrancos", esteve à venda no Posto de Turismo de Barrancos, mas esgotou rapidamente.

A CMB aguarda novos exemplares, que estarão disponíveis, para veda, no mesmo local. Logo que isso seja possível, darei informação neste espaço.

Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

obrigado jacinto, de certeza que é espectacular tb. eu vi um na televisão onde apareciaa tia remedios, gostei muito

romcadur@gmail.com disse...

Após ter sido exibido a série contrabandistas na raia, on é mencionado NOUDAR e Barrancos, contactei a RTP, que me informou ser a série completa,já não me recordo quantos CD mas o valor tyenho-o presente 124 € + IVA, achei carote e não comprei.