quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A santinha de Barrancos

Há 20 ou 30 anos, talvez mais ou talvez menos, a Santinha da estrada, constituiu um local privilegiado para passeio da juventude barranquenha. Aos fins-de-semana ou feriados, quando não havia bares ou cafés e as matinés da Casa do Povo enchiam, era frequente "ir dar um passêo à santinha"


Imagem do Nicho da Santinha na EN 258, junto à entrada do Parque Empresarial
.
E já agora, caro leitor, permita-me uma inter-acção ou um desafio: Também foi passear à "santinha"?


13 comentários:

Anónimo disse...

Eu ir até ia, só que depois as mais velhas mandavam-me embora. Como vingança vinha contando quem eram os namorados delas e ficavam danadas comigo. Bem que saudades daqueles tempos. As matinés, o parque onde hoje é o Quartel dos BVB. Enfim tempos que já não voltam mas que eram muitos mais saudáveis que os que a nossa juventude está a passar. Eles que me perdoem mas hoje sem ser nos cafés não se sabem divertir e nós com tão pouco ficávamos felizes.
CB

Anónimo disse...

Estava desejando k chegasse o fim de semana para la ir, era fantastico, umas vezes para "namorar" outras simplesmente para passear, belos tempos, e claro, tempos diferentes...
Abraço a todos.
D.pica

Aurora Oliveira disse...

Mais uma vez me surprendes e fazes com que o meu dia seja diferente e volte 20 e.... anos atras, para recordar os meus passeios a Santinha e as matinés, no salao da Casa do Povo e tambem o parque onde hoje é o Quartel dos BVB.
Já agora quero aproveitar a oportunidade para perguntar se sabes algo sobre o porque, da Santinha naquele lugar?

Obrigada Jacinto

Jacinto Saramago disse...

Cara Aurora, como tem passado. Desejo-te um Bom Ano 2010.
Quanto à tua dúvida: a Santinha (que julgo seja a Nª Srª da Boa-Viagem)está colocada naquelo local para desejar "boa-viagem e dar sorte" aos que partem e boas-vindas aos que chegam a Barrancos. É uma explicação.
Bjs.
Jacinto Saramago
Ah: em Madrid há playa?

Vânia Reganha disse...

Como é óbvio também sou do tempo em que se ia passear à Santinha, tal como os 2 comentadores anteriores também passei bons momentos, mesmo na altura em que comecei a frequentar os bares e cafés era frequente irmos tomar o café, depois passávamos por casa buscar amêndoas, castanhas, nozes e pipas e lá íamos nós abastecidas para uma bela tarde passada na companhia da nossa santinha, é caso para dizer: “Ai se ela falasse”. Desse tempo guardo as boas recordações da juventude e adolescência, hoje no presente vou passando por lá algumas vezes não para recordar mas para conseguir novos momentos e no futuro espero ter mais disponibilidade para que as caminhadas, sejam mais frequentes e longas, é um local que sempre será especial para todos/as que fomos lá que vamos e que continuaremos a ir.
Cpts a todos/as
Vânia Reganha

Homen de Negro disse...

Inda sou muito jovem, mas quando era criança (se bem que hoje continuo com um espirito de criança muito grande), lembro-me de ir la passar umas belas tardes. Nessa altura aquela bela zona ja não era frequentada com muita frquencia mas, de vez em quando inda se encontravam algumas pessoas por ali. Como se custuma dizer tudo que é bom dura pouco mas é bom saber que inda fiz parte do final desses belos tempos. Mas quem pensa que hoje em dia aquilo não é frequentado por ninguem está enganado redondamente isto porque, de á 2 ou 3 verões para cá tenho visto muita malta ir para lá. Estes jovens da nossa terra vão aos bares comprar bebidas sejam elas alcoolicas ou não e depois vão para lá beberem como se não houvesse amanhã deixando aquela bela zona (que ja não é tão bela por causa da fabrica, mas as recprdações permanecem) completamente suja e xeia de lixo e outras porcarias. Mas pronto é assim os tempos que correm hoje em dia. Muitos dizem " temos de aprender a conviver com os tempos que correm" PORQUÊ??? Porque não melhora-los e torná-los mais saudaveis.....falar é facil, agir já é mais dificil. Sinceros parabens por este post Jacinto

Aurora Oliveira disse...

Olá Jacinto, em Madrid no dia de hoje o que há é muitissima neve y -5 de temperatura, confiamos que só seja um par de dias e tudo volte á normalidade.

Noticia de el-mundo 09/07/2009
Luz verde a la 'playa de Madrid', que estará acabada en 2011

Bjs.
Aurora

Tói Guerreiro disse...

Caro Jacinto.

Após alguma ausência,participativa no teu blogue,por motivos profissionais.Resta-me desejar-te, e a todos que visitam o teu extraordinário blogue,Saúde e dar Força aqueles que por um ou outro motivo,a situação social e profissional não os favorece, para enfrentar e ultrapassar, todas as contrariedades,que se perspectivam nesta 1ª década do século XXI.
Após este desejo sincero.Lembro-me, há mais de 40 anos,os passeios nas tardes dos domingos,pelos rapazes e raparigas de então,até ao "Nicho", esta sim a designação utilizada naquele tempo.Onde as primeiras paixonetas aconteciam!
Mas também,eram um local onde muitos jovens e não só com alguma discrição,utilizavam aquele espaço como um pequeno Santuário.
Aí rogava-se,pela vinda vivo, do irmão que lutava na guerra do ultramar,pelo sucesso escolar,pela recuperação da saúde de algum familiar,enfim era de facto,um passeio agradável,onde se conjugava o convívio com alguma fé.Não eram muitas as oportunidades,em que a juventude Barranquenha de então convivesse na globalidade,e o "Nicho" fazia esse milagre.
Um abraço

Tói Guerreiro

Paulo Nazaré disse...

Gostava de deixar aqui uma pergunta:
Porque é que a Santinha continua ás "escuras", e nao colocam lá iluminaçao,estando esta ali tao perto???

um abraço.

Jacinto Saramago disse...

Olá Paulo.
E quem "tutela" o Nicho da Santinha? AS autoridades locais? Mas o Estado é laico! A Comissão Fabriqueira? A Paróquia? Estas duas entidades, talvez.
Cpts,
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

. Porque é que ninguém repôs a cruz que estava no topo deste pequeno santuário

Jacinto Saramago disse...

Caro/a Anónima/o: Desconheço o motivo, mas aqui fica o registo do seu lamento. Pode ser que alguém da Paróquia ou da COmissão Fabriqueira leiam estes comentários e procedam em conformidade.

Cpts.,
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

ola! Tenho 21 anos eu tbm costumava fazer os meus passeios a santinha... e nao... nao era para beber bebidas alcoolicas! era mesmo para passear!Nao podemos generalizar ao dzer que os jovens de hj em dia preferem os cafés... pois mt gente da minha idade... ja podendo frequentar os cafés iamos dar um passeio ou a santinha ou a pipa...passar tardes no campo...etc!enfim....mas o que é certo é que a santinha é um optimo local pa ir passear...
cpts
IC