quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BFC apresenta equipa aos sócios

O Barrancos Futebol Clube (BFC) apresenta a equipa sénior aos sócios no dia 3 de Outubro, sábado, às 15h00. O encontro, com a equipa do Moura Atlético Clube, vai decorrer no novo Estádio Municipal de Barrancos, inaugurado no passado dia 13.
.


Zurich, abre agência em Barrancos


A companhia de seguros Zurich  abriu uma agência em Barrancos,  na Rua 1º de Dezembro, nº 31, sob a responsabilidade do agente Tiago Raposo.
.
A Agência pode ser  contactada através dos telefones 285 958 221 e 969 472 947.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Autárquicas em Barrancos: A campanha eleitoral

Começou hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas, que terão lugar no próximo dia 11 de Outubro.
.Em Barrancos, como é do conhecimento geral, há três partidos/coligações candidatos: CDU e PS, que concorrem a todos os órgãos autárquicos - Assembleia e Câmara Municipal (no Município) e Assembleia de Freguesia (na Freguesia) e CDS/PP que apresentou candidatura unicamente à Câmara Municipal.
Não sendo ainda conhecidos os programas de "governo municipal" que as candidaturas vão apresentar ao eleitorado, publico em baixo os boletins informativos distribuídos durante a pré-campanha:
Boletim nº 0, da CDU:
.
Boletins nºs 2 e 3 do PS (1ª Páginas)
Este ano as sedes de candidatura funcionam no Largo de Montes Claros (PS) e na Praça da Liberdade (CDU). O CDS/PP ainda não tem sede.

Rastreio Auditivo em Barrancos

A campanha de rastreio auditivo chegou hoje em Barrancos.
.
A Unidade Móvel de Rastreio Auditivo encontra-se na Praça do Município, frente à Igreja, até às 18 horas, de hoje.

Alentejo "unido" para a Gestão da Água e dos Esgotos

Vinte e um (21) municípios alentejanos, entre os quais Barrancos, criaram a AMGAP - Associação de Municípios para a gestão da Água Pública e a empresa Águas Públicas do Alentejo, SA, entre a AMGAP e as Águas de Portugal (AdP), que vai gerir o sistema de abastecimento de água em alta e o saneamento.
.Os autarcas já escolheram os dirigentes da nova associação e da futura empresa, com José Maria Pós-de-Mina (Câmara de Moura-CDU) a assumir a presidência do Conselho Executivo. A Comissão de Gestão da Parceria com a AdP, é liderada pelo ex-presidente da edilidade de Évora, Abílio Fernandes e Jorge Rosa (Mértola-PS). No Conselho de Administração da empresa Águas Públicas do Alentejo SA, José Figueira (Vendas Novas-CDU) e António Camilo (Odemira-PS) serão os representantes das autarquias, enquanto que na Comissão de Vencimentos está Pedro Paredes (C.M. Alcácer do Sal-PS).
.O Estado e os 21 municípios do Alentejo vão investir cerca de 227 milhões de euros, entre 2010 e 2015, para melhorar o abastecimento e o saneamento regionais de água, no âmbito de uma parceria pública de 50 anos, que será explorada e gerida pela sociedade anónima constituída, denominada, Águas Públicas do Alentejo, SA. Esta empresa será participada em 51 por cento pelas Águas de Portugal, representante do Estado, e 49 por cento, da AMGAP, associação integrada pelas autarquias.
A Composição dos vários órgãos é a seguinte:
Associação de Municípios para a gestão da Água Pública (AMGAP)
Conselho Executivo
Presidente: José Maria Pós-de-Mina (C.M.Moura-CDU)
Vogal: Vítor Proença (C.M.Santiago do Cacém-CDU)
Vogal: Carlos Pinto Sá (C.M.Montemor-o-Novo-CDU)
Vogal: Aníbal Costa (C.M.Ferreira do Alentejo-PS)
Vogal: Pedro do Carmo (C.M.Ourique-PS)
Mesa da Assembleia
Presidente: Pedro do Carmo (C.M.Ourique-PS)
Vice-presidente: Manuel Camacho (C.M.Aljustrel-CDU)
Vogal: João Paulo Trindade (C.M.Alvito-Independente)
Conselho Fiscal
Presidente: António Sebastião (C.M.Almodôvar-PSD)
Vogal: Francisco Santos (C.M.Beja-CDU)
Vogal: Francisco Orelha (C.M.Cuba-PS)
Comissão de Gestão da Parceria
Abílio Fernandes (ex-presidente C.M.Évora)
Vítor Proença (C.M.Mértola-PS)
.Águas Públicas do Alentejo, SA
Conselho de Administração
José Figueira (C.M.Vendas Novas-CDU)
António Camilo (C.M.Odemira-PS)
Mesa da Assembleia
Presidente: Francisco Duarte (C.M.Castro Verde-CDU)
Conselho de Vencimentos
Pedro Paredes (C.M.Alcácer do Sal-PS)
Fonte: Voz da Planície (www.vozdaplanicie.pt) em 28/09/2009

domingo, 27 de setembro de 2009

Resultados das Eleições Legislativas: 27 de Setembro 2009

Resultados definitivos das Eleições Legislativas 2009 no município de Barrancos:

(Entre parêntesis, o resultados das Eleições de 2005)

Eleitores Inscritos: 1562
Votantes: 955 – (985)
Brancos: 15 (15)
Nulos: 10 – (17)
Abstenção: -

2009 -------- (2005)
PS: 354 ----- (532)
CDU: 319 ---(207)
PSD: 99 -----(118)
CDS: 90 -----(31)
BE: 51 ------ (28)

O contrabando na raia

Na zona de Barrancos, como em toda a raia fronteiriça, o contrabando para além de constituir um importante recurso económico  foi um impulsionador da relações entre as populações dos dois lados da fronteira.
.
Para conhecer um pouco mais desta "actividade económica" e do processo de interacção social entre as populações  raianas, aconselho a leitura dos livros cuja capa ilustram esta notícia. Para além de contribuírem para uma reflexão em torno das práticas e das representações sociais associadas ao contrabado, as duas publicações revelam-nos como esta actividade ilegal do passado é agora constantemente rememorada e verbalizada pelos seus protagonistas.
.


Desta obra destaque para o estudo da Profª Dulce Simões sob o título "O contrabando em Barrancos: memórias de um tempo de guerra" (pág. 165-196)
.



A Rota Proibida vs Ruta Proibida, é uma edição bilingue da Associação Barranquenha para o Desenvolvimento (ABpD) e do Ayuntamiento de Encinasola, com a chancela da Colibri (Dezembro, 2006), que resultou dum estudo realizado no âmbito do programa transfronteiriço Interreg IIIA.
O livro, dedicado à "memória daqueles que do contrabando, fizereram modo de vida ..." pretende fazer um enquadramento das histórias e das memórias dos seus protagonistas, sem esquecer as relações sociais, vivências e práticas culturais decorrentes desta actividade ilegal que perdurou em Barrancos até praticamente o "desaperecimento" da fronteira por força da adesão à então CEE em 1986.

sábado, 26 de setembro de 2009

O regadio da vinha em Barrancos


Regadio na vêga da vinha, Herdade das Mercês, com o monte da Coitadinha ao fundo como testemunha, 1986 (?)
.
Esta terra já conheceu plantações de algodão e de tabaco, nas décadas de 30-40 (Séc. XX)

Como e onde votar em Barrancos

Hoje não podemos falar de Eleições (Legislativas 2009) – estamos em reflexão! Por esse motivo, na falta de melhor tema/assunto, tentarei explicar como e onde podemos exercer o direito de voto em Barrancos.

Secção de voto nº 1 – situada no edifício dos Paços do Município, votam os eleitores com os números de inscrição até 1870, sendo a mesa constituída por:

Presidente – Maria Celeste Vidinha de Sousa;
Vice-presidente – Francisco José Pelicano Rúbio;
Secretário – José Filipe Branquinho Charrama;
Escrutinadores – Sílvia Maria Ramalho Timóteo Vitorino e Patrícia Maria Baleizão Ferraz.

Secção de voto nº 2 – situada na Escola Básica Integrada de Barrancos, votam os eleitores com os números de inscrição compreendidos entre 1871 e 2826 e EU-01, UE-2, sendo a composição da mesa a seguinte:

Presidente – José Manuel Côco Rodrigues;
Vice-presidente – Susana Maria Durão Bergano;
Secretária – Vânia de Jesus Torrado Reganha;
Escrutinadores – Ana Filipe Moreira Batista e Paulo Jorge Lema Nazaré.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Curso EFA B3: Apoio Familiar e à Comunidade

Lar de Barrancos em parceria com a SOFP, pretende promover um curso EFA B3-9º ano - Apoio à Família e à Comunidade. O local, período de inscrição e requisitos constam do aviso abaixo publicado:



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Novo Lar de Barrancos: estado das obras

As fotos, desta data, correspondem às obras de construção do novo equipamento social, localizadas no largo do Mercado junto ao Bairro das Canas, da responsabilidade do Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos. Neste edifício serão instaladas as valências de Lar de Terceira Idade, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Creche, sendo encerradas as actuais instalações que funcionam na Rua 1º de Dezembro, nº 66.
As obras têm um custo estimado em cerca de um milhão e oitocentos mil euros, sendo financiadas pelo programa PARES (70%) e pela Câmara Municipal de Barrancos (30%), que também cedeu o terreno para a sua implantação.
.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Barrancos Futsal - preparação da nova época desportiva

A equipa do Barrancos Futsal – Associação Desportiva e Cultural (B-Futsal/ADC, que participa no Campeonato Distrital de Beja de Futsal, iniciou na semana passada a preparação para a nova época 2009/2010.

De acordo com a informação publicada no site desta associação (http://barrancosfutsal.blogs.sapo.pt/5511.html ) a “equipa do Barrancos Futsal apresenta-se para esta época praticamente com a mesma equipa da época anterior, salvo a contratação de três novos jogadores”.

Entretanto, no dia 19, sábado, o B-Futsal/ADC, deslocou-se a Montemor-o-Novo para um encontro treino de pré-época com a equipa do Almansor Futebol Clube, num jogo em que a equipa barranquenha venceu por uma bola a zero.





No segundo jogo de preparação, o B-Futsal/ADC recebe esta sexta-feira, dia 25, às 21h00, a equipa do Évora Futsal, para um encontro que vai decorrer no Pavilhão Paulo Guerra.

Comparece.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Barrancos: Momentos de ontem - 2

O blogue feito pelos leitores:


Igreja Matriz de Barrancos. 1977
..
Reparem nos pormenores: a camioneta da carreira ainda "chegava" e "partia" da praça, onde não há um único carro estacionado.

domingo, 20 de setembro de 2009

Autárquicas 2009: As listas definitivas de Barrancos

Listas definitivas admitidas às eleições autárquicas de Barrancos, de 11 de Outubro, que podem ser consultadas à porta do edifício dos Paços do Municipio de Barrancos:


sábado, 19 de setembro de 2009

Barrancos: Momentos de ontem.

O blogue feito pelos leitores:


Rua 1º de Dezembro - antigas Bombas de Gasolina (Inverno de 1988)
.
Estou a recolher fotografias antigas sobre Barrancos (paisagens, gentes, momentos...) para a edição de um livro sobre a nossa Terra. Se tiver fotografias e estiver interessado(a) na sua cedência temporária, para reprodução, não hesite e contacte-me através do seguinte endereço: jdm.saramago@gmail.com ou jacinto.saramago@meo.pt

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Assembleia Municipal de Barrancos: última reunião de mandato

Realizou-se ontem à noite, no Salão Nobre dos Paços do Município, a última reunião deste mandato da assembleia municipal de Barrancos, tendo tomado as seguintes decisões:

- Autorizou a constituição e aprovou os estatutos da Associação de Municípios para a Gestão da Agua e o Ambiente do Alentejo.
- Aprovou os estatutos da ADAL – Águas do Alentejo, SA.
- Aprovou o acordo parassocial entre a Águas de Portugal, SA e a Associação de Municípios para a Gestão da Água e o Ambiente do Alentejo.
- Aprovou a proposta de adesão do Município à organização internacional “Mayors for Peace”, que conta actualmente com 2926 cidades/vilas em 134 países e regiões, das quais 16 são portuguesas, expressando ainda “o apoio à abolição total do armamento nuclear até 2020.
- Aprovou as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2010:
      a) Prédios urbanos: 0,6%;
      b) Prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI: 0,2%.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Turismo descobre Barrancos e Noudar

"Nas brumas de Portugal... um mergulho ao Luar nas estórias de Noudar e Barrancos", eis o lema da iniciativa turística da Tow para descobrir Barrancos, nos próximos dias 17 e 18 de Outubro.
A Tow prevê "um fim-de-semana único e repleto de memórias, num amplexo em que a Portugalidade impera... um passeios que será contado e recontado, num deslumbre quase impossível de descrever e que só é possível de concretizar neste ... Portugal!"
.Programa para o dia 17 de Outubro:
14h00 - Saída de Lisboa (Cascais) e transporte até Barrancos.
17h00 - Paragem em Monsaraz
19h00 - Chegada a Barrancos e chek-in no Hotel
20h00 - Jantar livre em Barrancos
22h00 - Encontro em Barrancos e início do passeio
22h15 - Passeio pedestre nocturno no Parque Natureza de Noudar até ao Castelo
01h00 - Ceia nocturna no Castelo de Noudar
3h00 - Transfer até Barrancos
3h30 - Alojamento no Hotel (Agarrocha) em Barrancos
.Programa para o dia 18 de Outubro:
.10h00 - Pequeno-almoço no hotel
11h00 - Pequeno passeio pedestre na Vila de Barrancos
12h00 - Transfer de Barrancos até Monsaraz
.Os participantes irão certamente desfrutar da natureza no Parque Natureza de Noudar, da hospitalidade dos barranquenhos e das estórias da princesa moura que se encantou pelo príncipe cristão, até à cobra em que o destino a transformou...
.Para mais informação vale a pena consultar: www.slideshare.net/joao_henriques/nas-brumas-de-portugal-1816250

O donativo da Comissão de Festas ao Lar de Barrancos


Já era do conhecimento público, aquando da publicação das Contas/Balancete da Festa 2009 mas, pela nobreza do gesto, aqui fica o agradecimento público à Comissão de Festas de 2009, hoje divulgado pela IPSS Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos.

Gripe A - Atendimentos nos centros de saúde

De acordo com a informação dada à Agência Lusa, pelo presidentte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), "o distrito de Beja já tem a funcionar em todos os centros de saúde um Serviço de Atendimento à Gripe, para atender utentes com sintomas da doença". Trata-se de áreas específicas e isoladas para atender doentes com sintomas de gripe sem que contagiem outros utentes dos centros de saúde, explicou à Lusa, Rui Sousa Santos, da ULSBA.
.
 Segundo este responsável, os Serviço de Atendimento à Gripe foram criados para aumentar a capacidade de resposta dos serviços a um hipotético aumento da procura dos serviços de saúde por doentes com sintomas de gripe. Apesar de tudo, a ULSBA lembra que todas as pessoas que apresentem sintomas da Gripe A devem primeiramente ligar para a Linha Saúde 24.
.
Entretanto, recorda-se que a câmara de Barrancos (http://www.cm-barrancos.pt/) divulgou recentemente um comunicado onde recomenda à população as medidas de protecção para prevenção da Gripe A, seguindo as recomendações da Direcção-Geral de Saúde.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Abertura candidaturas para apoios municipais

Em relação aos apoios a conceder pelo Município de Barrancos no domínio da educação, deverão os interessados tomar nota que se encontram abertas as candidaturas para:

- Bolsas de Estudo para o Ensino Superior;
- Comparticipação nas despesas com transporte escolar no Ensino Secundário;

Fonte: http://www.cm-barrancos.pt/

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Abertura do ano lectivo 2009/10 em Barrancos

Começa amanhã, dia 15, terça-feira, o ano lectivo 2009/2010 no Agrupamento de Escolas de Barrancos. O primeiro dia será dedicado à recepção das crianças da educação pré-escolar e dos alunos do ensino básico (1º ao 9º ano).
.
No caso de Barrancos, os alunos do 1º ciclo do ensino básico (1º a 4º anos) receberão amanhã os Manuais Escolares oferecidos pela câmara municipal de Barrancos.
.
De acordo com as instruções do ministério da Educação, no primeiro dia de aulas os alunos receberão informações sobre comportamentos e atitudes a desenvolver em situação de gripe A e os pais serão convocados para uma reunião geral onde conhecerão o plano de contingência da escola. Serão ainda distribuídos cartazes e panfletos, com vista ao desenvolvimento de comportamentos adequados nas escolas para evitar a propagação do novo vírus da gripe.
.
Entre as novidades deste ano lectivo destaca-se o novo regime da escolaridade obrigatória até aos 18 anos, para os estudantes que agora ingressam no 7.º ano.

As contas das Festas 2009

A Comissão de Festa divulgou o balancete final com as contas da Festa de Barrancos 2009, que apresenta um saldo positivo de € 9.972,62:
Em relação ao documento, destaque para a decisão pioneira e de inegável alcance social, tomada pelos membros da Comissão de Festas, de distribuir o saldo pelas principais instituições locais, em especial os Bombeiros de Barrancos (€ 4.000) e o Lar Nª Sª da Conceição (€ 3.000), sem esquecer a Comissão Fabriqueira da Igreja (€ 1.450).
A última decisão de uma Comissão de Festas que organizou uma das melhores Fêras dos últimos anos, só enobrece os seus membros e constitui um desafio saudável para as próximas Comissões.
.Obrigado aos cinco festeiros - Rui Ramos, João Agulhas, Nuno Costa, João Ramos e Tiago Raposo - pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do mandato (Setembro 2008-Agosto 2009) que teve como resultado a Festa 2009.

Inaugurado o Estádio Municipal de Barrancos

Foi inaugurado ontem à tarde o novo Estádio Municipal de Barrancos, que “nasceu” da requalificação do, agora, ex-Campo Municipal de Futebol do Baldio.
.
O acto de inauguração teve início por volta das 18h00, ao toque da Fanfarra dos Bombeiros da Vidigueira, que animaram a cerimónia. Logo após o descerramento da placa com o nome do Estádio, pelos presidentes da câmara e da assembleia municipal de Barrancos e pelo delegado regional do Alentejo do Instituto do Desporto (ID), foram abertas as portas para que as pessoas presentes (mais de meio milhar!)  pudessem conhecer as instalações do novo espaço desportivo.
.
A cerimónia continuou e, com a presença das autoridades locais e convidadas – presidentes da AM de Barrancos, vereadores em regime de permanência, presidente da junta de freguesia, alcaldes de Oliva, de la Nava e de Encinasola, comandante da GNR/Barrancos, presidente da Comissão de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja e do representante do ID, que foram chamados um a um ao centro do terreno – a câmara municipal prestou pública homenagem aos atletas barranquenhos Paulo Guerra e Manuel Damião, à equipa actual do BFC e à equipa de veteranos (velhas glórias), que quiseram marcar presença.
.
O Paulo Guerra agradeceu emocionado a lembrança da câmara municipal, recordando que “tem um sabor especial ser homenageada na sua terra”, onde já foi agraciado com a medalha de mérito municipal em 1997. O Manuel Damião, que não pode estar presente por motivos profissionais, mandou uma saudação especial ao público presente, que foi transmitida pela vereadora do desporto, Isabel Sabino.
.
Às homenagens associou-se o treinador do BFC que, em nome da actual equipa sénior, ofereceu uma pequena placa ao presidente da câmara municipal de Barrancos e ao presidente do BFC, como forma de agradecimento pelo contributo prestado ao longo destes anos.
.
A cerimónia de inauguração, apesar da ameaça de chuva, prosseguiu com o lançamento de balões pelas crianças equipadas de verde que se encontravam no centro do campo de jogos. Retiradas as crianças e os convidados do espaço de jogos, deu início o primeiro “derbi” do Estádio, um jogo de futebol entre a actual equipa do BFC e as suas Velhas Glórias. A cerimónia no Estádio só poderia terminar depois de mais um jogo de futebol, neste caso entre as equipas de iniciados/juvenis da Escola Municipal de Desporto e de Oliva de la Frontera.
.
Para terminar em grande, a Câmara Municipal de Barrancos ofereceu um pequeno beberete no Parque de Feiras e Exposições, que terminou já passadas as 22 horas.
.
E pronto! A partir de hoje está aberto ao público o Estádio Municipal de Barrancos, destinado à prática do desporto em geral e não só de futebol, cujas normas de funcionamento e de utilização podem ser consultadas em http://www.cm-barrancos.pt/ .

domingo, 13 de setembro de 2009

O regresso a Noudar

O Castelo de Noudar, a cerca de 10 Km de Barrancos, é um dos locais mais visitados desta Vila. Tem mais de mil visitantes/turistas por mês.
.
Neste fim-de-semana, regressei a Noudar, onde desfrutei da tranquilidade e da paisagem sempre bela, apesar do castanho da secura da terra. É sempre um prazer conversar com o Carlos Caçador (Guarda do Castelo) e ouvir as suas histórias que nos transportam para outra dimensão.  Tomar conhecimento do ambicioso programa de requalificação e revitalização do Castelo, projecto conjunto da Câmara de Barrancos e da EDIA, ... a reconstrução das casas, das ruas de Noudar e do Ardila, ... de trazer vida ao... passado, ao berço de Barrancos. Ouvir, do Carlos, uma palestra sobre o Parque Natureza de Noudar, a sua génese, a sua fauna e flora, a chegada para breve do Lince,... os seus predadores, etc...,.
.
No caminho, uma paragem no Monte da Coitadinha, para beber um chá de lúcia-lima ou erva cidreira na esplanada com o Castelo de Noudar como testemunha e a companhia da Lina e da Débora, sempre disponíveis e prestáveis para conversar e falar "da vida", do Parque, da horta biológica frente monte,...

A porta de entrada, onde, em tempos, a serpente com cabeça penteava o longo cabelo louro, à espera do seu amado...
A Torre de Menagem e a Capela de Nossa Senhora de Entre-as-Águas
.
Pormenor da Torre de Menagem, lado nascente
Casas de Noudar
Painéis expostos no Núcleo Museológico
Esplana do Monte da Coitadinha (PNN)

sábado, 12 de setembro de 2009

Homenagem ao Paulo Guerra

O Ayuntamiento de Fregenal de la Sierra homenageou hoje o atleta barranquenho Paulo Guerra, no final da 25º edição da Carrera Popular, prova desportiva organizada anualmente por esse Município, que leva o nome do atleta de Barrancos.
.
Paulo Guerra, o seu nome de combate nos percursos de Corta Mato, começou desde muito cedo a evidenciar-se no Barrancos Futebol Clube e, mais tarde, no Grupo Desportivo Diana (1988) e no Arraiolense (1989).
.
.Chegou ao Sporting em 1990, para continuar uma carreira em ascensão, tendo permanecido quatro anos. Treinou-se com Moniz Pereira e Bernardo Manuel antes de passar a ser orientado por Rafael Marques. Em 1994, mudou-se para o Maratona Clube Portugal.

O fundista natural de Barrancos tem um impressionante palmarés em corta-mato. Paulo Guerra, cinco vezes campeão europeu, já foi terceiro (1999), quarto (2001) e sexto (1995) em Mundiais.

Parabéns Paulo, serás sempre recordado com um dos melhores atletas europeus de sempre.
.
Para mais informação sobre o Paulo Guerra, consultar o site da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal: www.aaop.pt/index.php/atletas/7/30-paulo-guerra.html?lang=

Inauguração do novo estádio relvado de Barrancos

A Câmara de Barrancos inaugura amanhã, pelas 18 horas, o Estádio Municipal de Barrancos, uma obra que teve um custo aproximado de um milhão de euros, dos quais 60% financiados pelos QREN (Fundos Comunitários) e o remanescente pelo orçamento Muncipal.
.
O Estádio Municipal de Barrancos, equipamento desportivo ao serviço da população, destina-se à prática de actividades desportivas, lúdicas e recreativas, sendo utilizado pelas associações, clubes desportivos locais, alunos da Escola de Barrancos, Junta de Freguesia, Bombeiros, entre outras colectividades.
.
O regulamento provisório do Estádio Municipal pode ser consultado em:
www.cm-barrancos.pt/autarquia/cmb/Regulamentos/Reg_Mun_Estadio_Futebol.pdf

O outro 11 de Setembro

Com o contributo dos leitores mais atentos e participativos, aqui recordo desde Barrancos, para que a memória não esqueça, o outro 11 de Setembro. 1973.
Era pequeno, muito pequeno, mas conheço, ... pela leitura, pelas imagens, pela... memória!
.
Em Homenagem à memória daqueles Homens e Mulheres que lutaram e continuam a lutar pelas Liberdades. De todos.
.
11 de Setembro de 2001, EUA, Torres Gémeas, imagens ao vivo à escala planetária, aviões,... Bush...
.
Mas houve outro 11 de Setembro, com mais mortes, mais esquecidos, porque os terroristas aqui foram os EUA....
Quem se lembra sabe do que passou...
Quem não se lembra vai lembrar-se...
Quem nunca ouviu falar vai aprender...
.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Medalha Barranquenha

A Medalha da Extremadura, máximo galardão da Região da Extremadura (Espanha) foi atribuída ao Povo de Barrancos pelo 'acolhimento, solidariedade, coragem e ajuda que os barranquenhos prestaram aos refugiados da Extremadura acolhidos em Barrancos durante a guerra civil espanhola."
.
Para o acto de entrega da medalha, no dia 7 de Setembro, foi convidado o representante do Povo Barranquenho, o presidente da câmara municipal de Barrancos, António Pica Tereno. No magnífico Teatro Romano de Mérida, o Presidente de Barrancos recebeu o galardão das mãos do Presidente extremenho. No discurso de agradecimento, que pode ser escutado e visto em http://extremaduratv.canalextremadura.es/tv-a-la-carta/videos/acto-institucional-dia-de-extremadura, António Tereno, em nome do Povo de Barrancos, agradeceu a distinção e recordou os principais responsáveis e intervenientes neste acto de solidariedade vivido em 1936, que esperamos nunca mais se repita.
.
Foi um discurso de agradecimento carregado de emoção que transmitiu de uma maneira inteligente a forma de estar, de viver e de acolher de um povo "formado na encruzilhada da História": o povo de Barrancos.
.
Esta medalha reconhece os feitos passados, que os presentes souberam preservar na memória e os vindouros saberão, certamente, continuar a recordar.

Ainda a Festas 2009: As recolha de donativos na arena da praça

Para conhecimento dos leitores  dos post "diários da Festa 2009",  informa-se que nos peditórios efectuados antes das touradas e/ou vacadas dos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, foram arrecadados
.
Dia 31 - a favor do Bombeiros Voluntários de Barrancos:  1 772 euros;
Dia 1 - a favor da Comissão de Festas 2010 - 1 723 euros.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Autárquicas em Barrancos: A ordem nos boletins de voto

As eleições Autárquicas decorrem a 11 de Outubro. Aos órgãos autárquicos de Barrancos (Município e Freguesia) concorrem três partidos/coligações, cuja ordem nos Boletins de Voto é a seguinte:

ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
1º PS
2º CDU


ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
1º CDS
2º PS
3º CDU



ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
1º PS
2º CDU



.
A 30 dias do acto eleitoral ainda não se conhece o conteúdo (dos Programa de Governo Autárquico), sendo apenas conhecidos o continente (fotografias dos líderes políticos), de dois concorrentes (PS e CDU).

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Inverno barranquenho

Temo que seja científicamente impossível de confirmar, até por que as vestimentas ligeiras o desmentem, mas começo a acreditar cada vez mais que, em Barrancos, o Inverno começa a ... 1 de Setembro, ou pelo menos depois de "fêra", que esta pode ainda entrar por Setembro adentro...
.
Para provar esta "teoria", nada melhor que mergulhar... num laboratório, neste caso, as Piscinas de Barrancos. Depois das enchentes de Agosto, onde havia dias que não cabia um alfinete na água, passamos para o deserto de Setembro, onde só meia dúzia de pinguins conseguem desfrutar deste maravilhoso espaço com uma temperatura de .... 36º C!
.
Piscina média: 08/09/2009 - 17h30
.
Piscina grande - 08/09/2009 - 17h35

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dia Mundial da Literacia

Amanhã, terça-feira, dia 8, celebra-se o Dia Mundial da Literacia. Em Portugal, em dez anos, o número de pessoas que não sabe ler nem escrever desceu de 11 para 9 por cento, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2001.
.
Em Barrancos, a  taxa de analfabetismo, apesar de elevada para a média nacional (9 %),  passou de 23,5%  (1991) para 16,3%  (2001). Em 2009, apesar de não ter informação fiável, acredito que a taxa de analfabetismo de Barrancos tenha tido uma redução um pouco mais acentuada que a média nacional, isto é, poderá situar-se no intervalo entre os 10-13% (apesar de tudo, elevada!). Esta diminuição explica-se de forma simplificada pela renovação populacional que ocorre em cada período de tempo (5, anos, 10 anos, etc;.) e pelas medidas estruturais que foram tomadas: os cursos de Educação e Alfabetização de Adultos (EFA) que têm vindo a ser dinamizados a nível local pelo Município, em colaboração algumas instuições locais.

domingo, 6 de setembro de 2009

1º Workshop de Identificação de Aves e Anilhagem (Noudar)

O Parque Natureza Noudar, em Barrancos, organiza, de 25 a 27 de Setembro de 2009, o seu 1º Workshop de Identificação de Aves e Anilhagem.
.
Este evento pretende dar a conhecer a avifauna do Parque numa primeira abordagem teórica e informal, seguida de duas saídas de campo em grupo para observação.
.
"A introdução ao tema da captura e anilhagem de aves será realizada na tarde de sábado, depois de uma pausa para a sesta. Ao final da tarde será feita a montagem do material no campo e terão início as actividades de captura, que continuarão bem cedo no dia seguinte".
.
Colaboradores: Identificação de aves - Luís Gordinho (ERENA)
Anilhagem: Hélder Cardoso (anilhador credenciado)
Data limite para inscrições: 15 de Setembro
.
Para informação complementar consultar:

sábado, 5 de setembro de 2009

Festas de Barrancos 2009 - A desmontagem dos Tabuados

Terminada a Festa 2009, que este ano uma vez mais se prolongou até ao dia "32 de Agosto", foi necessário desmontar os Tabuados. Este trabalho foi assegurado, entre os dias 2 e 3 de Setembro, pela mesma equipa que procedeu à sua montagem.

Nesta data, a praça da Liberdade já está limpa e de cara lavada, faltando apenas a reposição da calçada, que certamente ficará pronta nos próximos dias.
.
Agora, e até ao dia 8 de Dezembro, a praça grande de Barrancos manterá a sua bela monotonia, aqui e ali alterada por qualquer acontecimento inesperado.

"Parte de Nosostros" vs Parte de Nós

"Parte de Nosotros" é o tema das comemorações do Dia da Extremadura (Espanha), que decorre a 8 de Setembro. No âmbito destas comemorações integra-se a entrega da medalha da Extremadura, que este ano distinguiu o Povo de Barrancos.
.
A cerimónia de entrega da medalha a Barrancos vai decorrer  no Teatro Romano de Mérida, dia 7, às 21h00 (hora local). Na cerimónia de entrega estarão presentes as autoridades municipais de Barrancos e várias instituições e entidades locais, convidadas directamemente pelo Presidente da Junta da Extremadura. Prevê-se também a presença de muitos conterrâneos e amigos, que se deslocam de Barrancos e de outras regiões do País e do estrangeiro.
.
Para mais informação sobre o assunto, consultar:
Informação complementar: http://estadodebarrancos.blogspot.com/search?q=medalha+extremadura

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Futebol Sénior - Campeonatos e Taça do Distrito de Beja

A Associação de Futebol de Beja procedeu no passado dia 1 aos sorteios para as competições  da época de 2009/2010. Das várias competições sorteadas, destaque para a 1.ª Divisão Distrital e Taça Distrito de Beja - Seniores:

1 - A 1.ª Eliminatória da Taça do Distrito de Beja - Seniores, agendada para o dia 21/22 de Novembro, tem os seguintes encontros:
CCD Bairro da Conceição - FC Vale Vargo
Piense SC - AJD Rosaiense
Ourique DC - SRM Sanluizense
CDR Salvadense - FC São Marcos
CA Aldenovense - CF Guadiana
GD Renascente - CF Vasco da Gama
CD Almodôvar - Despertar SC
CD Praia Milfontes - SC Odemirense
CRD Cabeça Gorda - CD Beja
SC Ferreirense - SRD Entradense
Alvorada FC - Negrilhos FC
CDC Panoias - GD Amarelejense
Barrancos FC - GD Messejanense

Ficaram Isentos:
GDC Alvito
FC Serpa
ACD Santa Clara-a-Nova

2 - Quanto ao Campeonato Distrital abaixo publicam-se as primeiras três jornadas:

1ª JORNADA – 10/10/2009
CD Beja – CF Vasco da Gama
SC Odemirense – ACD Santa Clara a Nova
SC Ferreirense – Barrancos FC
Piense SC – FC Serpa
AJD Rosairense – CDP Milfontes
CA Aldenovense – CD Almodôvar
FC São Marcos – Despertar SC

2ª JORNADA – 18/10/2009
CF Vasco da Gama – FC São Marcos
ACD Santa Clara – CD Beja
Barrancos FC – SC Odemirense
FC Serpa – SC Ferreirense
CDP Milfontes – Piense SC
CD Almodôvar – AJD Rosairense
Despertar SC – CA Aldenovense

3ª JORNADA – 25/10/2009
CF Vasco da Gama – ACD Santa Clara
CD Beja – Barrancos FC
SC Odemirense – FC Serpa
SC Ferreirense – CDP Milfontes
Piense SC – CD Almodôvar
AJD Rosairense – Despertar SC
FC São Marcos – CA Aldenovense

Fonte: Associação de Futebol de Beja.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Os Refugiados de BARRANCOS estreia na TV espanhola

A todos os barranquenhos e amigos:

O documentário “Os Refugiados de BARRANCOS”, estreia amanhã, quarta-feira, dia 2 de Setembro, pelas 21h35, no canal Extremadura TV.

Para quem não conseguir captar este canal de televisão poderá optar pela internet no seguinte endereço:
http://extremaduratv.canalextremadura.es/tv-a-la-carta/video-online

Festas de Barrancos 2009: 4º Dia + 1 (ou dia 32)

Como já vem sendo habitual, a nova Comissão de Festas aproveita o dia "32 de Agosto" para promover o primeiro acto de recolha de fundos para a Festa de 2010. Neste caso, está marcada para as 18h00 uma "grandiosa vacada", que se prevê muito concorrida, apesar do cansaço dos aficionados.