terça-feira, 28 de março de 2023

Parceiros do projeto LIFE Aegypius Return (regresso do abutre-preto) visitaram o Parque Natureza de Noudar

A ANPC - Proprietários Rurais, entidade parceira do projeto LIFE Aegypius Return (regresso do abutre-preto) esteve presente na reunião de parceiros deste grande projeto de conservação do abutre-preto, por ocasião da visita da auditora NEEMO ao projeto, realizada nos passados dias 13 e 14 de março, na Herdade da Contenda, entidade também parceira do projeto.

No decorrer da visita foram abordadas as várias ações do projeto, incluindo as ações desenvolvidas pela ANPC ligadas à utilização de munições sem chumbo na caça, tema de grande importância para a conservação das espécies necrófagas como o abutre-preto.

Para esse efeito esteve também presente Pedro Vitorino (Diretor da revista Caça & Cães de Caça) como experiente caçador e especialista em balística, que irá colaborar neste projeto ao nível das ações lideradas pela ANPC.
A adopção de munições sem chumbo irá ocorrer de forma voluntária em 14 zonas de caça que irão colaborar com este projeto, entre elas a Herdade da Contenda e Herdade da Coitadinha (PNN), tratando-se de zonas de caça pioneiras em Portugal na adopção deste tipo de munições ainda pouco difundidas em Portugal.

A transição será feita gradualmente, começando por alguns tipos de caça e ações de gestão das populações, bem como através da sensibilização e formação dos caçadores que frequentam estas zonas de caça para a importância da utilização de munições sem chumbo, sendo reconhecidas as vantagens que estas inclusivamente têm em termos balísticos, para diversos tipos de caça.
O LIFE Aegypius return é um projeto cofinanciado pela União Europeia que visa a recuperação do abutre-preto em Portugal e Espanha, envolvendo 9 entidades: VCF Vulture Conservation Foundation, Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, Associação Transumância E Natureza, ANPC - Proprietários Rurais, LPN - Liga para a Protecção da Natureza, Herdade da Contenda, E.M., GNR - Guarda Nacional Republicana e Fundación Naturaleza y Hombre.
O LIFE Aegypius return é mais um excelente exemplo de colaboração entre entidades, desde a ANPC - Proprietários Rurais como Organização do Sector da caça de1.º Nível, a um conjunto alargado de associações ecologistas, para além de entidades públicas como a Herdade da Contenda (Empresa Municipal) e as autoridades, representadas pela Guarda Nacional Republicana.
(Fonte: texto/fotos, ANPC - Proprietários Rurais, consultada em 17/03/2023)

Sem comentários: