quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Freguesia de Barrancos denúncia "falta de civismo" de quem teima em deitar lixo na beira da estrada

A Junta de Freguesia de Barrancos denunciou publicamente o caso da lixeira dos "monstros" criada na estrada da barragem do Bufo, numa zona onde toda a porcaria (por escorrência) segue direitinha para a estação de captação de águas  (ETA do Bufo).

Alguns barranquenhos (ou residentes), esqueceram que a Vila de Barrancos tem um sistema de recolha diária lixo a funcionar desde 1975/76. Há, pois, mais de 45 anos que Barrancos recolhe o lixo à porta de casa.

Entretanto, a Junta de Freguesia de Barrancos não se cansa de avisar - (como se pode ver aqui e aqui) -  a recolha de lixo “grosso”, os chamados monstros, é feita diariamente e, desde que combinado, "podem marcar o dia e hora de recolha, que nem precisam colocar na rua, os funcionários da Junta fazem o levantamento de dentro de casa"! Tanto "facilitismo" e gratuitidade, complica!

Um caso parecido, já tinha sido denunciado pelo eB, há cerca de dois anos, a 11 de setembro de 2020. Pelos vistos, a tradição de deitar o lixo nas bermas da estrada mantêm-se!

Como diz a Junta de Freguesia de Barrancos, no final da referida publicação, "os serviços (da freguesia) funcionam, não funciona é a educação de algumas pessoas!"

amostra da lixeira criada na zona da estrada do Bufo
Fonte/Fotos: JF de Barrancos
(Captura de imagem JFB, facebook, 08-08-2022)

10 comentários:

Anónimo disse...

Boas
A JFB deve denunciar publicamente mas também às respetivas autoridades. Se quiserem descobrem quem foi...
Mas isto é mais um exemplo do bom civismo, como tantos outros que podemos ver; lixo nas ruas, máscaras na rua, o cócózinho e a mijadela do canito por todo o lado, os gritos e algazarra às tantas da madrugada...
Terra única!

Anónimo disse...

Falta de civismo em Barrancos? Olhe que não, deve estar enganado(a). É tudo boa gente e civilizada, com respeito por todos e por tudo.
Basta ver as esplanadas no meio das ruas e estrada, os carros sempre bem estacionados, etc.
Em Lisboa com certeza é pior.

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 15h25
Concordo com as esplanadas, dão vida à Terra. Faziam falta mais, desde o hotel até à praça grande! Mas, em segurança. Tal como estão nesta data, corremos o risco de beber um café em cima do capôt de um carro!

Já quanto à desorganização do transito e do estacionamento na Vila sou crítico. Há anos que está pendente um novo reordenamento do trânsito, que tarda. Muito.
Boa fêra companheiro/a.

Anónimo disse...

Mas então ficam perguntas por fazer:
As esplanadas estão legais?
Quem autoriza a concessão/renovação da licença com essas condições?
Existe GNR para fiscalizar o trânsito?
Ou será que não conseguem passar em certas ruas?
De carro de certeza que não, e começo a estar farto de ver carros parados diante de portas, garagens, portões e parece que a culpa é de quem tem de entrar e sair.

Anónimo disse...

A/o anónimo/a das 8h54
As esplanadas estão licenciadas ao abrigo do regulamento COVID Barrancos, que regula excecionalmente este setor, até 31/12/22.
O ordenamento do trânsito está em processo de (re)ordenação, mas existem normas em vigor que o regulam.
Cpt
Ass J. Saramago (eB)
(Problemas no bloguer impedem publicação de respostas com assinatura google/eB)

Anónimo disse...

Será o Código da Estrada? Se for esse, deve ser apenas um que vigora em Barrancos.
Cpts

Anónimo disse...

Já que se está faltando em código de estrada etc... Alguém me pode indicar onde tenho que tirar a licença para por as cadeiras ou garrafões de água para reservar o meu lugar de estacionamento na minha porta ??

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 15h24
Um boa pergunta, para a qua não tenho, de momento, resposta.
Mas, essa praga da reserva abusiva de estacionamento com cadeiras, garrafões, motas velhas e bicicletas podres, não é uma marca exclusiva de Barrancos!
Boa fêra e, se tiver carro, arranje já um lugar e não o "mexa mais"!. Se possível, coloque proteção nas rodas, com um garrafão de água à frente, para os gatos não mijar nos pneus (repare que é outra utilidade do garrafão!!!).

Anónimo disse...

Jacinto, isso é abusivo. Mas estacionar diante de portas e garagens de outras pessoas, impedindo a entrada e saída, é o que?

Jacinto Saramago disse...

ao anónimo/a das 16h54
Concordo contigo. É um abuso, e quem o fizer deve ser penalizado, de acordo com a Lei,
cpts