domingo, 28 de agosto de 2022

E os Festêros de 2023, são....

quadro vazio, à espera dos nomes da Comissão de Festas de NS da Conceição 2023!

Barrancos continua com a crise de vocações ...
Este desinteresse em "ser festêro", a agora, também "em ser festêra", que dantes enobrecia e orgulhava, começa a ser tradição, colocando em risco a continuidade da festa, tal como a conhecemos! 

O fim da fêra de Barrancos, não será por causa dos animalistas. Será, com certeza, pelo motivo que estamos a relatar. Desinteresse, falta de repixuxi, daquele orgulho barranquenho estampado nos lenços que levámos a Lisboa nas manifestações pela "manutenção da Tradição"!
Comissão de Festas de NS da Conceição 2021/2022
(Foto: Daqui)

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito triste... e preocupante!

IANTT disse...

Boa tarde Jacinto. Totalmente de acuerdo, efectivamente el peligro de mantener las tradiciones radica en el desinterés de las personas de implicarse en la organización.

Boas festas

Anónimo disse...

e se não houver?... quem assumiria nesse caso as nossa festas, a autarquia? Acredito que não seria a mesma coisa... Em Encinasola funciona assim.

Jacinto Saramago disse...

Caro IANTT (Jesus)
Sem dúvida. Se os principais interessados na manutenção da tradição, não manifestam interesse/vontade, esta acaba.

Para alguns projetos, haverá subsídios, europeus ou nacionais, mas neste caso, só a vontade e disponibilidade de cinco jovens (ou séniores), poderá assegurar a preservação da fêra de Barrancos, por mais alguns anos!
Saludos,

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 14h59

Está a referir que vamos a caminho de municipalizar a organização das festas de Barrancos??!! O Município já tem uma fèra, a do Presunto (expoBarrancos), já lhe chega.

O caso de Encinasola, e outras localidades espanholas limítrofes, sempre foi o Ayuntamiento o organizador. Em Barrancos, não. Apesar do apoio cada vez maior que o Município vem prestando à comissão de destas.

Enfim, esperemos que alguém se "deite pa frentex" e organize uma comissão de festas. Em 2013 foi assim, e deu resultado.
cpts

Anónimo disse...

Com tanto comentador que houve numa publicação que o Jacinto fez há alguns dias pode ser que esses mesmos se reúnam e façam a nova comissão com tudo de borla e preços baixos. Uma boa feira para todos e não bebam muito porque os preços nos bares estão pela guerra da Ucrânia e Rússia

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 19h42
Hoje, aqueles anónimos/as não têm tempo para comentar. Esperamos que estejam reunidos para formar a comissão 2023!
Boa fêra.