quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Festas de Barrancos 2022 - um pouco da terceira a última tourada (dia 31)

Esteve um dia mais fresco que os outros três, mas à hora da tourada,18h00, faz sempre calor. Na arena, em cima do tabuado, debaixo do tabuado, nas portadas, a circular entre uma portada (finanças) e outra (a do padre), o calor é mais intenso e o suor faz-se notar. 

Este ano, para quem fica de fora da praça, na zona da igreja, sentiu a falta do bar do Clube (do Barrancos FC), na praça pequena ou do Bar do Centro Social, na rua da Igreja, frente ao antigo posto da GNR. Valeu a carrinha da Comissão de Festas, colocada frente ao cartório, na esquina da casa da Isabelita Tereno. Aqui, os menos afoitos ou menos interessados nas faenas, porque também os há, cumpriam um dos rituais de fêra: bebiam uma imperial entre amigos, enquanto conversavam sobre "como tinha corrido a fêra", ou "que fará a nova comissão amanhã" ou, ainda, "quando desmancharão os tabuados", ou... ou... há sempre muitos "ous" temas de conversa. Tantos, quanto os grupos que aqui estavam.

Entretanto, na arena, o matador Manuel Perera contracenava com um Couto de Fornilhos. Perto ou longe, em Madrid, Paris, Londres, em Genebra, na zona de Lisboa, ou até na praça pequena, mesmo ao lado dos tabuados, havia quem assistisse à tourada "em direto do facebook de x, y ou z", que passou a ser uma ferramenta muito procurada nestas ocasiões. Aqui, ali ou acolá, via-se a Fêra de Barrancos em direto, e quem estava longe ficava agradecido. Muito agradecido/a.

Regressando à faena do matador Perera, vista em direto pelo facebook, podemos referir que foi boa, tão boa como as das touradas anteriores, de 29 e 30, que também o foram. O sucesso das touradas da fêra de 2022 fica aqui registado. A comissão arriscou, terá sido bem aconselhada. O eB reconhece e agradece aos festêros/festêras.

Na praça, a vaca e os aficionados locais continuam a disputar o protagonismo. Os tabuados começam a vaziar e a vaca despede-se eram quase 20h00, com o sol posto.

A Fêra de Barrancos regressa em 2023, mas antes, amanhã dia 32, "há vacada da nova comissão"! Faz parte da tradição. 

No dia 33, sexta-feira, que faremos, se ainda há tabuados?

momentos da tourada do dia 31
(Fotos: eB e IP, 31-08-2022)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei, obg.