terça-feira, 30 de agosto de 2022

Festas de Barrancos 2022 - um pouco da manhã do 3º dia (30 de agosto)

Hoje, às 7h30, o céu estava mais limpo, com 16ºC, e na praça a charanga animava a multidão que já enchia os tabuados (com mais gente, que ontem, à mesma hora).

Às 7h40, o morteiro avisa que o curro de touros já está preparado, ao fundo da rua. Pouco depois os cabrestos sobem em direção à praça, onde fazem "companhia" aos touros, até serem enlaçados.

Às 8h10, começa o encerro. O touro sobe, mas rapidamente desce para animar as gentes das primeiras portas. Por ali demora uns minutos, até encarrilar rua acima em direção à praça. Aqui,  faz alguns passeios de demonstração de "poderio" e é enlaçado rapidamente.

Às 8h40, mais minuto, menos minuto, o segundo touro está na rua, como um foguete, sem parar a caminho da praça. Aqui, o mesmo de sempre, as tornêras cheias, os paus cheios, e o touro a passear a sua beleza entre o público. Até às 9h10, tivemos o artista na arena. Não queria ir para o hotel de ***** estrelas que os mestres construtores dos tabuados prepararam. Um luxo, só falta a água quente e o papel higiénico... preto, da Renova!

encerros do 2º dia
(Fotos: eB, 30-08-2022)

Sem comentários: