quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Sociedade dos Rapazes - "preocupação com desinteresse dos sócios" que não conseguem eleger os órgãos sociais para 2022/2023

A Assembleia-Geral da Sociedade Recreativa Artística Barranquense, foi convocada ontem, dia 3, pela segunda vez, para "eleição dos Órgãos Sociais 2022/2023", para o dia 14 de janeiro, às 18h30 (fig1 abaixo).

De acordo com o comunicado da Mesa da AG, de 3 de janeiro (fig2), o dia 22 de dezembro passado, data da primeira convocatória, "... foi um dia triste na história da coletividade...", porque, "mais grave" do que não ter sido apresentada qualquer lista, foi não ter estado presente "nem mais um sócio", para além dos "membros atuais dos órgãos sociais, o que revela um desinteresse total pelo futuro da mesma".

No comunicado, subscrito pelo presidente da MAG, José Domingos Marques, é questionado se os associados querem que a "nossa Sociedade siga o mesmo caminho das outras duas que já encerraram as suas portas". Em 800 associados, acrescenta, deve haver "pelo menos meia dúzia que se disponha a assegurar a sua gestão". O comunicado termina com um apelo aos sócios, para que "pensem nos nossos antepassados e nos esforços que fizeram para criar e manter esta associação", esperando que na próxima assembleia-geral "haja uma solução, com a eleição dos novos órgãos sociais".

Entretanto, recorde-se que o presidente da direção está demissionário desde meados de outubro, quando comunicou publicamente a sua demissão, assegurando, contudo, que se manteria em gestão até a eleição da próxima  direção (Fig3).

A Sociedade Recreativa Artística Barranquense (SRAB), também conhecida como "Sociedade dos Rapazes" ou "Sociedade dos Pobres", está a atravessar momentos de alguma instabilidade, mas não é situação inédita, como relata  o eB, numa notícia de 7 de fevereiro de 2009.

Em 10 de setembro de 2015 escrevia o eB, que a Sociedade dos Ricos, ia de "trambolhão em trambolhão até ao encerramento final" , tendo encerrado portas três anos mais tarde, em 2018, depois de muitas peripécias. Esperemos que este triste precedente não faça parte da história da Sociedade dos Rapazes, e haja "meia dúzia de associados" disponíveis para segurar a sua gestão.

Fig1 - Convocatória para 14/01/2022
Fig2 - Comunicado da MAG, de 03/01/2022
Fig3 - Informação do presidente MAG
(Fotos: eB, 03-01-2022)

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia e bom ano 2022
O comunicado da SRAB, para além de zangar-se com os associados, por refractários, (e provavelmente muito bem), podia também dizer, "volta Ze Gavino, estás perdoado, eles não sabem o que fizeram"!
Saúde. E boa sorte no dia 14.

Anonimo disse...

Um privado q a compre e faça como qualquer outro da sua espécie!!! E acabem com as tontadas! Q é o q aquela sociedade tem! Estatutos tontos! Cumprimentos!

Anónimo disse...

Será que vai fechar a única Sociedade Recreativa que há em Barrancos??? Quais são os benefícios que os sócios usufruem, além de pagar quotas??? Sou só eu a perguntar???