sábado, 21 de agosto de 2021

Eleições Autárquicas em Barrancos - orçamentos da campanha eleitoral de 2021 e sua comparação com a despesa executada em 2017

Com base nos elementos disponibilizados pelo Tribunal Constitucional (Entidade das Contas e Financiamentos Políticos), publicam-se os seguintes documentos:

1 - Estimativa de custos das três listas eleitorais concorrentes no município de Barrancos, nas Eleições Autárquicas 2021,apresentada ao Tribunal Constitucional pelos partidos/coligações.

2 - Estes quadros, abaixo, representam os orçamentos que cada partido/coligação aprovou para as respetivas candidaturas locais em 2021. Ou seja, os montantes máximos que podem "gastar" na campanha eleitoral. 

3 - Os orçamentos são aprovados por cada partido, a nível central, que distribui a verba por cada concelho, não podendo gastar nem mais um cêntimo. Podem angariar outras fontes de financiamentos, donativos por exemplo, mas tem este de ser registado contabilisticamente no mapa de despesas, a aprovar pelo partido/coligação e, depois, pelo Tribunal Constitucional (Entidade das Contas e Financiamentos Políticos).

(previsão de despesa: 5 000,00 euros)

(previsão de despesa: 26 000,00 euros)
(previsão de despesa: 19 870,40 euros)

4 - Em baixo, os quadros de custos/despesas efetivamente realizados por cada uma das três listas eleitorais concorrentes no município de Barrancos, nas Eleições Autárquicas 2017, apresentadas ao Tribunal Constitucional pelos partidos/coligações:

Coligação CDS/PSD "Pelos Nossos Filhos"

(despesa realizada: 4375 euros; - 625 euros que previsto no orçamento inicial)

(despesa realizada: 11 613,00 euros;  - 22 389 euros, que o previsto no orçamento inicial)

(despesa realizada: 32 443,13 euros; + 11 230 euros que o previsto no orçamento inicial)

4 - Finalmente, recordar que, em Portugal, e em praticamente todos os países da União Europeia, os partidos políticos recebem subvenção do Estado, calculada esta de acordo com os resultados eleitorais.

10 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que é, tudo às claras como as coisas têm que ser.
Assim devem ser os cânditados provar as coisas que dizem com factos assim ninguém pode desmentir está aqui tudo descriminado. Mais uma vez comprovamos quem deita terra para os olhos do povo, como têm feito sempre. Chumpem

Mais diziam há uns anos os do PS que com papas e bolos se enganavam os tolos e eu vos digo com música e teatro Deus queira que percam o tacho ;)

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 20h34
As contas são públicas no site do TC, seguindo o link.
Cpt e boas festas.

Anonimo disse...

Há 4 anos foi com frasquinhos de mel! Q darão este ano?! E ao anónimo de cima tem toda a razão! Isso q os da CDU é q tinham a fama de festas e festinhas! Os da CDU queriam festas e festinhas mas ao menos ainda deixaram obra feita! Estes vão deixar uma inacabada por 700 mil €!

Anonimo disse...

E mais: este ano devem dar frasquinhos com amoras! Daí os silvados rossando nos carros na maioria dos caminho😜!! Tanta incompetência junta nunca tinha visto!

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/ das 14h12
Pode ser mais concreto, não percebi!
Cpts

Anonimo disse...

Não te preocupes Jacinto, q tá no poder percebe! E os q trem q andar todos os dias nós caminhos também! Abraço!

Anónimo disse...

Boas
Pelo que se vê todos pagamos a campanha politica através do subsidio do estado...
É interessante ver que os partidos de direita "ricos" gastam menos que os partidos do "povo ou pobres"...

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 7h45
Está completamente enganado e confundido, basta comparar os orçamentos (estimativa de despesa) com a despesa efetivamente gasta, e ai pode ver que o que menos gastou em 2017 foi o PSD/CDS, seguido da CDU. O PS foi aquele gastou mais do que tinha orçamentado.
cpts

Anónimo disse...

Boas,

não sei onde está o engano ou a confusão. Digo que os partidos de direita (PSD/CDS) gastam menos que os de esquerda (PS/CDU)...

que é o que o Sr. Jacinto indica e volta a reafirmar " e ai pode ver que o que menos gastou em 2017 foi o PSD/CDS"

^^

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo das 9h36
Tem razão, um lapso na publicação do comentário/resposta das 8h58, escrito em tmv, tirou sentido ao mesmo, que agora corrijo:

Como já referido, os partidos políticos são financiados pelo Estado, de acordo com a sua representatividade nacional (nº de votos).

No caso das eleições autárquicas, os partidos políticos e/ou coligações estabelecem, de acordo com as suas opções politicas, os orçamentos das campanhas eleitorais, que distribuem por município, fixando limites (ou bitola) nas despesas, podendo, ainda, haver receitas, que devem ser registadas.

Em Barrancos, o orçamento da campanha de 2021 dos três partidos ou coligações concorrentes, são quase cópias de 2017: o de montante mais modesto, 5 mil euros, pertence à coligação PSD/CDS; seguido do PS, com 19870 euros e, por fim a CDU com 26 mil euros.

Contudo, não esquecer que, tal como referido na noticia, as despesas da campanha podem ser inferior ao estimado nos orçamentos (vd 2017), como foi o da CDU, com menos 22 300 euros, em relação ao orçamentado, ou mais 11 230 euros, caso do PS; Já a coligação CDS/PSD, gastou menos 625 euros do que tinha previsto, para um total de 4275 euros.

Espero ter contribuído para esclarecer outros comentaristas.
cpts