quinta-feira, 12 de agosto de 2021

As Festa de Barrancos em 1872...

A propósito das nossas tradicionais Festas, trago hoje aqui o que se lia num edital de Agosto de 1872, relativo à vila de Barrancos, onde a autoridade relembravam como devia decorrer o espetáculo, no caso as corridas de touros:


"As nossas leis não permitem que os bois sejam corridos, bandarilhados sem serem primeiramente embolados, nem consentem que esses pobres animais sejam martirizados e mortos nas praças (…) e menos ainda deitar-lhes cães de fila, cortarem-lhes os corrilhões e os rabos e lançarem-se sobre eles ferozmente com punhais e navalhas (…) julgo do meu dever ordenar que os bois que vão tourear -se na Praça desta vila nos dias 28 e 29 do corrente mês de Agosto, sejam, primeiro, convenientemente embolados e não mortos barbaramente na Praça, podendo ser abatidos sem escândalo e sem martírio fora dela.” (in J. Leite de Vasconcellos, Etnografia Portuguesa, Vol. IX. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1985, p. 548.)"


Excerto publicado em: Fernando Ampudia de Haro, O processo civilizacional da tourada: Guerreiros, cortesãos, profissionais e... bárbaros?, IHC, 2019, p. 126.


Sabemos hoje, 149 anos depois, que nunca foi assim, os touros continuaram a ser mortos na arena da praça, até hoje!


Sem comentários: