sexta-feira, 3 de abril de 2020

Lar NS da Conceição de Barrancos – trabalhadores sociais isolam-se 7 dias com os utentes

As trabalhadoras sociais do Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, iniciaram ontem, quinta-feira, dia 2 de abril, um sistema de trabalho que implica o isolamento dentro das instalações de uma equipa constituída por técnicos, ajudantes familiares e auxiliares, que ai irão permanecer por um período de sete dias seguidos.
Esta medida de prevenção, que se pretende temporária e limitada no tempo, implicando a redução dos contactos sociais entre as equipas de trabalho e o exterior, visa impedir a propagação do vírus, protegendo assim os utentes,  os funcionários e familiares, e a própria comunidade barranquenha.
A equipa que ontem entrou ao serviço irá permanecer nas instalações até ao próximo dia 9 de abril, data em que será substituída pela segunda equipa, com a mesma composição.
Nota do autor
Este confinamento, voluntário, das equipas de trabalhadoras sociais do LNSCB, composta por pessoas jovens, algumas com filhos bebés, constitui um gesto de solidariedade e de generosidade para com os utentes em especial, e a comunidade local em geral. Com esta atitude de dedicação, demonstram também a sua preocupação e disponibilidade para proteger os mais vulneráveis que estão ao seu cuidado nesta instituição
Protegendo os utentes, protegem-nos a nós. O meu agradecimento e reconhecimento a todas.
Que voltemos ao normal, rapidamente.
Instalações do Lar e Creche de Barrancos, vista sul
(Foto: Arquivo eB, 21-11-2011)

6 comentários:

João Martins disse...

Se fosse um texto a criticar todos aqueles Barranquenhos que estão, por um motivo outro, fora da terra e que querem muito voltar para ver os seus, estava cheio de comentários a concordarem. Como é para enaltecer algumas pessoas que, arriscando a própria saúde, se ofereceram para cuidar dos outros... Nada. Bem haja a todos eles e elas....

Jacinto Saramago disse...

Caro João, acertas-te na "mouche"!
Se fosse sobre uma futilidade, teria dezenas de comentários locais. Contudo, a noticia tem tido um impacto enorme e, para além das 2 mil visualizações (aqui), tem sido partilhada dezenas de vezes a partir do facebook.
Estão de parabéns estas trabalhadoras sociais, Não é fácil "abandonar" a família e "encerrar-se" sete dias/24 h/dias, numa instituição a trabalhar e proteger os seus utentes (idosos, acamados, dependentes).
Quando esta pandemia passar, bem podia a instituição divulgar a lista das trabalhadoras "encerradas", para agradecimento pessoal, uma a uma!
Abç.

agostinha abade disse...

Toda a razão aos dois. Um aparte. Há quem não esteja encerrada mas não deixamos de trabalhar, neste caso 12 h seguidas para evitar entradas e saidas. Beijinhos aos dois .

Jacinto Saramago disse...

Agostinha
Eu sabia que outra equipa, a cozinha, também alterou e alargou o horário de trabalho, com o mesmo objetivo. Proteger os idosos.
Não deve ser fácil, para as duas equipas. Devem ambas ser felicitadas. E reconhecido publicamente este gesto. O eB já começou.
Bjs

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a cujo comentário começa por: "jacinto nao sejamos inocentes! (...)"

Permite-me que o mesmo fique reservado, não sem acrescentar que tem alguma razão no afirmado. Tem.
A metáfora das cerejas, sendo interessante, nem a todos se aplica.
cpts/abç.

João Martins disse...

Beijinhos a todos vocês