terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

ANACOM quer garantir qualidade e acesso ao serviço postal universal em todo o país

Segundo o documento da "consulta relativa à revisão dos objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços", é no ano de 2018 que se desencadeia o fenómeno de aumento significativo do número de concelhos sem estações de correios, constatando-se que:
a) no final do 1.º trimestre de 2018 o número de concelhos sem estações de correios duplicou, após o encerramento das estações de correios de Almodôvar e Alpiarça;; 
b) no final do 2.º trimestre de 2018 eram seis os concelhos sem estação de correios, decorrente de encerramentos na Vidigueira e em Barrancos
c) no final do 3.º trimestre de 2018 havia 10 concelhos sem estação de correios (aos anteriores seis, juntaram-se Alvito, Cuba, Marvão e Mondim de Basto); 
d) no final de 2018 o número de concelhos sem estação de correios passou para 337, representando 10,7% da totalidade de concelhos existentes a nível nacional e 2,9% da totalidade da população (303203 habitantes), situando-se, em grande maioria, no interior do país.
Tendo em conta a degradação do serviço público prestado pelos CTT, vários partidos políticos, entre os quais o PS, já reivindicaram a reversão do processo e o controlo público da empresa. Entretanto, o governo espera pela revisão do contrato de concessão, prevista para 2020, para avaliar a renacionalização,
Os comentários, à consulta pública, devem ser enviados por escrito e em língua portuguesa, até 07.02.2019 para estacoes-e-postos-de-correios@anacom.pt (máximo de 20 MiB por email), incluindo versão expurgada de elementos confidenciais para efeitos de publicação.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
então os ctt em Barrancos estão fechados? É que estive lá a semana passada para enviar uma carta e não dei por isso.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

O/a anónimo/a, sabe muito bem que os "ctt de Barrancos não estão fechados", porque foi lá "enviar uma carta"!
Contudo, conforme consta do relatório da ANACOM, citado no texto da notícia, a estação dos correios de Barrancos encerrou e, no mesmo dia, abriu um posto de correios, concessionado a privados. Parece a mesma coisa, mas não é.

Cpts

Anónimo disse...

Agradeço a informação! Não sei se é igual ou não, simplesmente fui lá e estavam abertos, só isso, daí a confusão, visto que no tal relatório consta como fechado.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 15h09: O relatório da Anacom está certo, como não podia seixar de ser, sendo este o regulador. Reafirmo o que diz o relatório: a estação de correios de Barrancos (e outras tantas), fechou. Em seu lugar, abriu um posto de correios, concessionado a privado.
Não é a mesma coisa, conforme consta no relatório da Anacom.
cpts