sexta-feira, 27 de julho de 2018

Para continuar a receber abono de família - prova escolar termina a 31 de julho

Recordamos que deve efetuar a Prova Escolar até 31 de julho, através da Segurança Social Direta em www.seg-social.pt.
A realização da prova garante:
A continuidade do pagamento do Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade durante o ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);
A atribuição da Bolsa de Estudo ou a continuidade do seu pagamento, aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2018/2019 que estejam matriculados no 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1.º ou 2.º escalão.
Se não realizar a Prova Escolar, no prazo indicado, o pagamento do Abono de Família e da Bolsa de Estudo será suspenso a partir do início do ano escolar (setembro).
Os alunos que não possam matricular-se durante o mês de julho (por exemplo alunos do ensino superior) podem ainda fazê-lo até 31 de dezembro, sendo retomado o pagamento das prestações, incluindo as que foram suspensas.
Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) no ato da matrícula.
Para utilizar o serviço da Prova Escolar na Segurança Social Direta a pessoa a quem está a ser pago o Abono de Família tem de:
Estar inscrita na Segurança Social Direta e ter a palavra-chave que lhe foi atribuída.
Para mais informações:
Consulte o Guia Prático da Prova Escolar ou o Passo-a-passo para a realização da Prova Escolar através da Segurança Social Direta , disponíveis em www.seg-social.ptno menu "Documentos e Formulários" opção "Guias Práticos".
No Guia Prático fica a saber o que fazer se ainda não está inscrito na Segurança Social Direta, ou se já está registado mas perdeu a palavra-chave, e como realizar, consultar e solicitar a correção da Prova Escolar.
Ligue para a Linha Segurança Social através do número 300 502 502, dias úteis das 9h00 às 18h00 (Valor de uma chamada para a rede fixa, de acordo com o seu plano tarifário); se estiver fora de Portugal ligue para +351 300 502 502.


Sem comentários: