terça-feira, 8 de março de 2016

Conferência dos "150 anos da passagem de Prim por Barrancos"

A Câmara Municipal celebrou os “150 anos da passagem do General Juan Prim por Barrancos”, com uma conferência que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, no passado dia 19 de fevereiro, tendo como oradores o General (Refm), Adelino Matos Coelho e a Doutora Dulce Simões.
Na conferência, o Presidente da CMB, António Tereno, que moderou, referiu que o General Prim foi um revolucionário que mexeu com a história de Espanha do séc. XIX e do próprio Portugal. O Presidente da CMB, disse também, que o facto do General Prim ter vindo a Barrancos e de ter pedido a proteção ao Administrador do Concelho, Manuel Cláudio Pulido, que lha concede em nome de Sua Majestade Fidelíssima D. Luís I de Portugal, evidencia bem a autoridade e a forte autonomia moral de que se reveste o representante do Município Barranquenho. No fundo, o que Prim queria era uma Espanha nova, progressista, em que a convivência e o diálogo imperassem e foi a estas causas que dedicou a sua vida.
O General Matos Coelho, tendo como tema “General Juan Prim em Barrancos - Uma retirada estratégica“, apresentou pormenorizadamente a sua perspetiva histórica-militar dum general do séc. XIX (Espanha), desde a revolta abortada (falhada) dos dias 1 a 3 de janeiro, os arredores de Madrid, até à chegada a Barrancos e a “entrega” ao Administrador do Concelho, em 20 de janeiro de 1866. Para Matos Coelho, Juan Prim foi um general rebelde, progressista que, à sua maneira (era de Réus, Catalunha) lutou pela unidade da Espanha e quiçá por uma Ibéria unida, tendo marcado uma época, que agora começa a ser lembrada.
.
Sobre tema, “Passados recriados e usos políticos da memória - O caso do general Juan Prim em Barrancos”, a comunicação da doutora Dulce Simões, refletiu de que forma o passado pode ser utilizado no presente para legitimar relações de ordem política e social, a partir da seleção de fragmentos de um acontecimento que conduzem à sua recriação.
Para a autora, neste processo de recriação o passado torna-se num “artefacto do presente” e as suas particularidades estão sujeitas à preservação dos seus vestígios. Ao ser construído, negociado e glorificado como fonte de identidade, este passado autenticado, frequentemente imaginado, procura responder às inquietações do presente. Mas para que o presente possa usufruir dessa herança do passado é preciso que a memória seja articulada e retomada, com o objetivo de construirmos uma memória social e, dessa forma, fazermos uso do “tesouro perdido”.
Segundo Dulce Simões, “nesta comemoração recriamos um acontecimento do passado para consolidar uma identidade cultural raiana, baseada na solidariedade e na resistência, evocando simbolicamente as lutas pela liberdade e pela democracia travadas pelo general Prim, como inspiração para lutas futuras.”
.
No final da conferência foi descerrada no átrio dos Paços do Município, uma placa comemorativa da efeméride, recordando a apresentação do Gen. Juan Prim ao Administrador do Concelho de Barrancos, em 20-01-1866.
.
Entretanto, segundo foi anunciado pelo presidente da câmara municipal, António Tereno, brevemente será colocada no cerro do Calvário uma placa recordando o local onde decorreu a "devolução" ao representante do governo espanhol, de Sua Majestade Isabel II, do material de guerra e dos cavalos trazidos pelo contingente militar do Gen. Juan Prim, em poder do Administrador do Concelho de Barrancos, em 21-02-1866."
Mesa da Conferência: António Tereno, presidente da CMB, ladeado pelos oradores
Dulce Simões e Adelino Matos Coelho
António Tereno e A. Matos Coelho
Dulce Simões
Fotos: eB, 19-02-2016
Momentos do descerramento da placa comemorativa à entrada dos Paços Municipio
Fotos: eB, 19-02-2016
cópia de fotografia de Juan Prim, de 1869, existente em Barrancos
retrato oferecido por Juan Prim ao Administrador do Concelho, Manuel Cláudio Pulido, 1866
pormenor da dedicatória do retrato acima
Fotos: eB, 19-02-2016
Outra perspetiva sobre a conferência, em reportagem
do Diário do Alentejo, de 26-02-2016

1 comentário:

IANTT disse...

Gracias Jacinto por el resumen de lo que debió ser unas magnificas ponencias.