terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Arte chocalheira - Património Cultural Imaterial da Himanidade

Foi hoje deliberada pela X Sessão do Comité do Património Cultural Imaterial da UNESCO,  reunido em Windhoek,  na Namíbia, a inscrição da arte “Fabrico de Chocalhos” na Lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente. 
O Fabrico de Chocalhos” é, assim, o primeiro elemento inscrito por Portugal na Lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO que Necessita de Salvaguarda Urgente, que visa proteger manifestações culturais em risco de desaparecimento, nomeadamente devido à diminuição do número de artesãos que a praticam. 
A referida Lista distingue-se da Lista do Património Mundial, prevista noutra convenção da UNESCO, a Convenção para a proteção do Património Cultural e Natural, onde se encontram inscritos os 15 sítios portugueses considerados de valor universal excecional, bem como da Lista Representativa do Património Cultural Imaterial, que integra elementos culturais representativos de uma comunidade, de que são exemplos nacionais o fado, a dieta mediterrânica e o cante alentejano.
museu_do_chocalho_alcacocovas_viana1_2136663774565dbcea1887c.jpg
Imagem ETR Alentejo
Imagem "Público", 01-12-2015

1 comentário:

IANTT disse...

Excelente noticia. Espero que esta distinción sirva para que no se pierdan los viejos oficios como este de fabricar artenasalmente Cencerros