sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

À atenção daqueles que dizem "fora os refugiados"...

Há dias um membro da comunidade portuguesa em França, entrevistado na Antena 1 nas vésperas das eleições regionais naquele país, mostrava-se muito preocupado com o que poderia acontecer. Dizia ele, cito de cor, que há muitos portugueses, sobretudo na zona norte de França, "... que, infelizmente, se deixaram iludir com a mensagem da FN e são apoiantes da Marie le Pen..."! Sabemos hoje que a FN, extrema-direita, racista e xenófoba, conseguiu a maioria na primeira volta, sendo o partido mais votado em seis das 13 regiões!
O conteúdo da mensagem contra os portugueses em França, na imagem abaixo, não é infelizmente muito diferente daquele que ouvimos por aqui, em Portugal - em Barrancos também!! -, contra os refugiados que estão a chegar à Europa provenientes de zonas de guerra, sobretudo da Síria. 
O "fora os refugiados"  ou "não queremos essa gente", que se diz por aqui, não é diferente do "morte aos portugueses" escritos nas paredes de França. O discurso da Front National também tem seguidores em Portugal e seduziu muitos compatriotas em França que nela votaram.
Vamos ver se na segunda volta, a 13 de dezembro, a união dos partidos democráticos - PS de Hollande, UMP, de Sarkozy e outros - conseguem reverter o problema criado na primeira eleição.
via Filipe S Henriques (pic.twitter.com/CLJ3xLQ2ei)

Sem comentários: