quinta-feira, 29 de maio de 2014

Festas de Barrancos – inovação, manutenção, melhoria?!

A Câmara Municipal de Barrancos (CMB) reuniu no início do ano com as associações locais, incluindo a Comissão de Festas e os empresários da restauração e bebidas.
.
A reunião, sugerida pela Comissão de Festas 2013/2014, tinha como objetivo auscultar estas entidades sobre a forma de garantir, melhorar e “elevar a qualidade” das Festas de Barrancos (agosto), sem colocar em causa o seu modelo tradicional de organização popular. Depois de um debate animado e participado, onde foram apresentadas muitas ideias e sugestões, mas também alguma apreensão e preocupação (!?) ficou acordado que a reflexão poderia ser alargada à população, sob a forma de inquérito apoiada numa plataforma digital, sem prejuízo do recurso aos meios habituais de divulgação das notícias locais (cafés, bares, montras de lojas, etc;)
.
Na reunião, para além dos representantes da CMB, e também da GNR, que foi convidada, estiveram presentes sete associações locais e apenas dois empresários de restauração/bebidas.
.
Consta que um dos principais problemas (preocupações) desta, e de outras tantas comissões que já passaram pela tarefa de organizar uma festa de Agosto, sobretudo a partir dos anos 2000, seja a alegada concorrência de bares e/ou cafés em datas e eventos importantes, incluindo os dias da fêra. No entanto, como foi dito, os contra-interessados, ou principais visados, optaram por não comparecer, deixando em aberto a questão que foi discutida mas sem o impato e a opinião destes.
.
Um debate semelhante ao que agora se pretendia promover, tem vindo a decorrer neste blogue ao longo dos anos, por ocasião de todos os post sobre as Festas (veja-se aqui o de 2013).
Réplica da praça de Barrancos da autoria do tio Celestino exposta no Posto de Turismo de Barrancos

2 comentários:

Anónimo disse...

Repito mais uma vez, os bares se aproveitam da fêra contribuindo com uns trocos para depois fazerem grandes gavetas, a CMB não devia de autorizar licenças depois das 2 da manhã. Franklin

Anónimo disse...

Discordo TOTALMENTE! A concorrência é de salutar em qualquer área... É ela que alavanca a quantidade e qualidade. Cabe aos clientes escolher...
Para além disso,o estado das coisas evoluem e o que interessa hoje não é estático, isto é, não é igual ao que se gostava há anos atrás e naõ será, certamente, igual ao que se procurará daqui a alguns anos...
Isto é incontornável!
É claro que em qualquer festa, onde participem pessoas há contributos financeiros, directos ou indirectos, para o comércio local.. Isto também é incontornável e ainda bem que o o é!!!!
Boa fêra....